10 Dicas De Como Se Alimentar E Se Hidratar No Calor

smoothie-3611947_1920
A criação de Deus é perfeita, por isso o corpo sempre possui algum mecanismo natural para se proteger, por um breve tempo, de situações que o deixam em perigo. Em resposta ao calor excessivo, o organismo aumenta a perda de água através da transpiração, sendo essa a sua principal forma de resfriamento.

Dias com temperaturas cada vez mais altas têm feito parte das nossas vidas, especialmente nos fins de ano. Antes do verão começar oficialmente por aqui, já sentimos os efeitos que as ondas de calor causam no corpo, ou seja, um grande desconforto, lentidão, cansaço e até dificuldade na digestão!

Nesses períodos, as chances de desidratação e hipertermia (temperatura corporal elevada) aumentam consideravelmente, especialmente nos grupos mais vulneráveis como as crianças, idosos e praticantes de atividade física.

A criação de Deus é perfeita, por isso o corpo sempre possui algum mecanismo natural para se proteger, por um breve tempo, de situações que o deixam em perigo. Em resposta ao calor excessivo, o organismo aumenta a perda de água através da transpiração, sendo essa a sua principal forma de resfriamento. Ocorre também a vasodilatação para que o calor interno seja transferido para a pele.

Feito o resfriamento natural do corpo, se o indivíduo não começar logo a se hidratar, a situação pode ficar complicada. Um efeito “cascata” é desencadeado quando, além da perda de líquidos corporais, perde-se junto sais minerais (principalmente sódio e potássio). Os rins ficam com maior dificuldade de trabalhar e eliminar os resíduos do metabolismo, a pressão arterial aumenta e o coração fica sobrecarregado por ter que trabalhar mais, aumentando a frequência cardíaca. Além da digestão, o intestino também fica lento.

Os sinais e sintomas mais comuns de desidratação são: pele seca, sede, dores de cabeça, fraqueza, tonteiras, fadiga, sonolência, e em casos mais graves, boca seca, redução da urina, vômito, diarreia e febre.

Então, confira 10 dicas da nutricionista para driblar os efeitos do calor:

  • Beba água mesmo que não sinta sede. A água é “portátil”, então sempre carregue uma garrafa cheia.
  • Se você tem dificuldade para beber água pura, acrescente pedaços de frutas, pepino, hortelã, manjericão, alecrim, cravo ou canela.
  • Beba também sucos naturais, água de coco, chás leves e frios.
  • Evite bebidas açucaradas ou com cafeína, pois ao invés de hidratarem, contribuem para a perda de água.
  • Escolha alimentos ricos em água para compor as refeições: maiores quantidades de frutas, legumes e verduras cruas.
  • Tome sopas frias, por exemplo, gaspacho. Ao contrário do nome pomposo, gaspacho é um prato simples, barato, de fácil preparo e tem como principal ingrediente o tomate.
  • Faça refeições mais leves e mais vezes durante o dia. Evite comidas pesadas e com muitos condimentos.
  • Monitore a sua ingestão de água. A cor da urina é um bom marcador do estado de hidratação. A urina deve ser abundante, clara e sem cheiro.
  • Observe as pessoas ao seu redor. O mau humor, a irritabilidade e o baixo rendimento mental podem ser manifestações de desidratação geradas pelo calor do ambiente.
  • E, não menos importante, os cuidados com a refrigeração, a conservação e o transporte de alimentos nessa época devem ser redobrados, pois os micro-organismos se proliferam com maior facilidade aumentando o risco de intoxicação ou infecção alimentar.

O assunto desse post​ ​ foi sugerido por um de nossos irmãos. Faça como ele, e deixe seu comentário!

Que Deus continue abençoando a todos!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


Um comentário

  • Avatar
    Tiago José

    28/10/2020 as 21:09

    Bem útil e sempre atual! Belo!!!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias