Águas Da Separação | Assim Está Escrito

A Palavra é a Água da Separação. E onde a Palavra está hoje? No coração limpo do homem. A igreja precisa ser limpa todos os dias pela Palavra. E todos nós devemos nos preocupar quanto a ter uma purificação pela Água da Separação.

Leitura Bíblica: Efésios 5:25-27; Números 19
Mensagem Citada: Águas Da Separação

O Senhor Jesus Cristo toma a Igreja em um determinado momento como uma virgem pura para um marido, a saber Cristo. E olhando para uma moça virgem e pura, vemos que nela não há traços de rugas e máculas; porém é santa e irrepreensível.

Na Bíblia vemos que o rei Davi teve várias esposas, tanto virgens como também mulheres que haviam tido marido. Um exemplo de uma mulher casada que Davi teve foi Abigail, que impediu que Davi matasse Nabal, por não dar alimento a ele e seus soldados (I Samuel 25). Diante dessa situação, Abigail parou na brecha, acalmou e confortou o rei, e isso ficou bem registrado em sua mente. E com o passar do tempo, Nabal morre e Davi manda buscar Abigail para si. E chegando à casa de Davi, a viúva Abigail comporta-se de maneira diferente do seu modo de vida anterior, pois iniciou uma nova convivência; esqueceu-se da sua vida passada.

Em Romanos nos fala que uma mulher só pode ter outro esposo quando seu marido morrer. E de igual forma acontece com Jesus Cristo e a Igreja. Ou seja, o velho mundo e costumes antigos têm que ter morrido para a Igreja.

Sabemos que dentro da igreja há pessoas que não tiveram envolvimento com o mundo, mas são tão necessitadas do Senhor Jesus quanto aquelas que já estiveram lá fora. Assim, não nos esqueçamos que Deus não tem netos, por isso a experiência própria deve ser inevitável. E é de Deus que provém a condição para que sejamos limpos, pois Ele não nos aceitará com máculas e nem rugas.

No Antigo Testamento (Números 19), vemos que mesmo habitando em tendas, o povo de Israel era muito organizado e asseado. A limpeza era algo natural para o povo e havia maneiras para que o ambiente ficasse sempre limpo, sem sujeiras. Deus passeava no meio do arraial com Sua Santidade. Dessa forma, o povo era alertado por Deus acerca de sua relação com algo sujo ou morto (coisas imundas, situações e comportamentos desnecessários e impuros).

Quando Deus exigia um sacrifício, o sacerdote queimava a ovelha para preparar a água da separação, o que tornava-o imundo até à tarde. O ofício do ministério (pastores e ministros) da igreja, que sempre lida com as escórias do povo, se correlaciona da mesma maneira, requerendo a oração a Deus para uma purificação para apresentar-se novamente a Ele.

Compreendamos que estamos em meio a uma sociedade recheada de insanidade e contágio, portanto, se não for para algo necessário, não paremos para dar ouvidos e saber acerca dos acidentes (naturais e espirituais) que acontecem na vida das pessoas. Pois, onde há um acidente fatalmente pode haver outro, espiritualmente falando. E isso contamina, e a contaminação nos leva a ser extirpados do arraial. E não queremos ficar impuros ou fora do arraial, ou queremos?

É importante lembrarmos que o tempo não limpa a impureza, o pecado ou o mal testemunho, e sim, o processo e o arrependimento. Um exemplo é o filho pródigo: ‘Pai, pequei contra o senhor e contra Deus, vim buscar misericórdia e dignidade’. Ele agiu dessa forma mesmo não sabendo o que seria dali para frente. Portanto, o tempo não conserta vidas, apenas cauteriza a consciência. E com o passar do tempo a ferida pode até parar de doer, mas estará ali.

Quando estivermos sujos, lembremos de que temos a Água da Separação da Palavra para nos limpar. E não existe outro escape fora da Palavra. Quando olhamos para o Sangue do Senhor Jesus Cristo e vemos que este Sangue nos limpa e representa, somos motivados a saltar de alegria e gratidão pela Palavra de Vida Eterna! Deus está sempre apresentando um caminho de escape para nós!

Podemos nos perguntar: Deus enganou-Se a Si mesmo ao nos escolher? Não. Deus sabia que nós tínhamos defeitos e uma vida pecaminosa. No entanto, Ele fez um filtro com o Sangue de Jesus Cristo, para que ao olhar para nós Ele pudesse nos ver limpos e santos.

A Palavra é a Água da Separação. E onde a Palavra está hoje? No coração limpo do homem. A igreja precisa ser limpa todos os dias pela Palavra. E todos nós devemos nos preocupar quanto a ter uma purificação pela Água da Separação.

Não podemos aceitar maldição em nossas vidas, nunca mais! Mesmo que tenhamos errado, Deus nos perdoa. Porém, as enfermidades causadas pelo pecado necessitam ser consertadas. Não podemos lidar com a enfermidade sem tratar do pecado. Assim sendo, observemos e consertemos nossas vidas! O arraial precisa estar limpo! E se nossas vidas estão boas e vai tudo bem, ajudemos nossos irmãos para que possamos vencer juntos. Isso deve prevalecer recorrentemente em nossas vidas. A vida cristã é algo sério! E ao mesmo tempo que Deus é incrivelmente maravilhoso, Ele é intensamente justo.

No livro de Rute, vemos que Rute, sob o conselho de Noemi, deitou-se debaixo do manto de Boaz, mostrando que estava ao seu dispor. Mas sendo Boaz um homem correto, despediu Rute e lhe disse que havia um parente mais próximo e se ele não a redimisse, ele iria redimi-la. Então Boaz foi ao parente mais próximo e questionou sobre a remissão de Rute, mas ele não a redimiu e desistiu dela por achar que tal ação mancharia o seu nome. E da mesma forma, o Senhor Jesus Cristo nos redimiu. Ele faz Satanás desistir de nós. Portanto, se possuímos algo que nos prende, isso foi redimido pelo Manto e Deus tem nos libertado de antigos espíritos perante um testemunho público; tirando o terrível posseiro anterior com sua marca e placa do passado. E agora há um Boaz (Jesus Cristo) que tem tomado conta de tudo!

Pr. Wanderley Vilaça

Pr. Wanderley Vilaça

Aos 21 anos se tornou líder dos jovens e também começou a pregar em praças públicas o que lhe trouxe muita experiência e amor por almas; posteriormente começou a prestar assistência às nossas congregações; em 2002 foi chamado pelo pastor Wanderley Lemos para integrar o corpo de ministros; no ano de 2011 foi consagrado a pastor; logo em seguida assumiu a igreja de Ouro Branco e desde então a vice-presidência do Tabernáculo Belo Horizonte.


Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias