Ansiedade E Suas Repercussões | Assim Está Escrito

Principalmente quando se refere ao ser humano, a saúde mental saudável credibiliza qualidades favoráveis ao progressivo desenvolvimento humano.

Olá, preciosos!

Saudações, saúde!

Fazendo um exercício de memória, consegue lembrar de momentos onde se viu um pouco agitado, impaciente, sentindo incômodos físicos ou mesmo ausência de concentração? Pois então, é ela, a ansiedade fazendo presença em nosso conviver. No pedido de namoro, no exame de rua para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ao ver uma pessoa amada (ou não), na apresentação de um trabalho acadêmico, na exposição de um discurso com grande quantidade, ou qualidade de pessoas. Ou seja, a ansiedade é normal.

O viver consiste em uma enorme dinâmica que pode ir além do esperado do ser humano. Demanda esforço, comprometimento e ação constante para não apenas sobreviver, mas, com intensidade, desfrutar do que a vida nos oferece a cada instante. Quando algo externo, ou interno começa a incomodar e inicia uma imagem distorcida, cuidadosamente falando, da realidade, ou do que aparenta não ser da maneira que esperamos, nos sentimos em alerta: outro aspecto da ansiedade.

Então, ansiedade ‘é caracterizada mais comumente como uma sensação difusa, desagradável e vaga de apreensão, muitas vezes acompanhada por sintomas autonômicos como cefaleia, perspiração (suor), palpitações, aperto no peito, leve desconforto estomacal e inquietação, indicada por uma incapacidade de ficar sentado ou em pé por muito tempo’ (Sadock, 2017, p.387).

Bom, expresso o conceito de ansiedade em sua natural manifestação, vamos falar do outro ponto quando essa sensação deixa de ser normal e ocasiona sofrimentos intensos e limitantes, o Transtorno de Ansiedade (TA), ou ansiedade patológica. O corpo humano é fantástico, e o tempo todo reage com o meio onde vivemos. Logo, por não conseguir identificar o que se passa consigo, sintomatiza visivelmente alterações em seu organismo.

Então, o transtorno de ansiedade constitui um dos grupos mais comuns de doenças psiquiátricas (Sadock, 2017, p. 388), podendo em muitos pacientes se manifestar sob a forma de crises intermitentes, com o aparecimento de vários sintomas ansiosos, em números e intensidade significativos (Dalgalarrondo, 2008, p. 304). Além dos sintomas aqui já indicados quando se instala o TA, de forma muito intensa, outras manifestações podem se destacar, como: diarréia, vertigem, reflexos aumentados, dilatação da pupila, inquietação, síncope (desmaio), tremores, entre outros. (Na presença constante desses sintomas, profissionais de saúde devem ser consultados).

Já podemos perceber o tanto que todo esse contexto repercute no emocional, e o tanto que o emocional influencia o físico. Um ciclo interminável e com sequelas alargadas. Efeitos como baixa autoestima, desmotivação, queda no rendimento profissional e pessoal, possibilidade de distorção da realidade e o favorecimento do medo podem se tornar mórbidos na vida da pessoa com históricos ansiosos.

Em um tempo como o atual, onde tem se invertido os valores naturais, comoção social, oscilação na vida financeira e ausências de referências no trajeto da vida podem pressionar o tempo todo o desequilíbrio de uma vida natural. Os desarranjos de convivência podem causar desestabilidade, que pode gerar incertezas, que pode variar com intensidade a busca por novos caminhos, e a escolha do futuro pode provocar ansiedade.

Geralmente nos focamos bastante nos sintomas do transtorno (aprendemos de alguma forma a se comportar assim…) e esquecemos de que podemos e devemos atuar tanto no estabelecimento do grande incômodo, como nas origens das desordens.

Um dos recursos mais práticos e rápidos é a terapia medicamentosa (necessário a consulta com profissionais habilitados para tal), que de fato auxilia, entretanto, não deve parar aí, mas, realizar o conhecimento de como tem sido o trajeto, a conduta, o comportamento, o pensamento e ação até ali, diante de um engessamento da vida, ou princípio disso.

Bom, vimos o que é a ansiedade, suas maneiras de atuação e repercussão na vida das pessoas, assim como identificar a diferença de quando uma e a outra (natural ou patológica) se apresenta no desenvolvimento humano. Então, munidos de tais conhecimentos, devemos cuidar de identificar o que seja transtorno de ansiedade e, de forma preventiva, retomar ciência deste presente entrave ao êxito.

Vamos juntos?



->
Interseção com a Palavra:

I São Pedro 5:7

‘Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós’.

Provérbios 12:25

‘A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.’


 

Bibliografia

Dalgalarrondo, Paulo.
Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2008.

Sadock, Benjamin J.
Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica [recurso eletrônico] / Benjamin J. Sadock, Virginia A. Sadock, Pedro Ruiz; tradução: Marcelo de Abreu Almeida … [et al.]; revisão técnica: Gustavo Schestatsky… [et al.] – 11. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2017.

Tiago José

Tiago José

Sou o irmão Tiago José, um estudante das Ciências Humanas, formado em Psicologia e em formação nas áreas correlacionadas do conhecimento, onde a prática e a teoria se tornam cotidianas, principalmente na convivência com as pessoas com quem passamos a maior parte do nosso dia, de nossas vidas. Por esse oportuno espaço se encontrará um ambiente para desenvolvermos juntos a virtude da sensibilidade que proporciona o conhecimento de que cada pessoa possui sua particular história, e a partir daí, seus impactos e resultados. A dinâmica psíquica também será abordada em nossas falas.


Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias