Aprenda Sobre Os Benefícios Da Nutrição Para A Visão

eyes-5248678_1920
Estudos têm demonstrado benefícios oculares e prevenção da DMRI em pessoas que consomem pelo menos três porções de frutas variadas diariamente. A curcumina (composto antioxidante do açafrão), a vitamina E, a vitamina C e o mineral selênio também têm sido alvos de novos estudos sobre a saúde dos olhos.
A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo, sendo responsável por 75 a 85% da percepção do mundo ao nosso redor e pela orientação espacial.

Os olhos captam as informações luminosas/visuais e as transformam em impulsos elétricos a serem interpretados pelo cérebro como visão. Além de transmitir as imagens, a entrada de luz pelos olhos controla os ritmos biológicos do corpo, por exemplo, a liberação de alguns hormônios.

As doenças oculares são provocadas por inúmeras razões, desde a genética até os maus hábitos de vida. Em médio e longo prazo, essas doenças podem causar dificuldades na visão e, em casos mais graves, cegueira.

Catarata, glaucoma, conjuntivite, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada) são as principais doenças mais diagnosticadas pelos médicos oftalmologistas.

As estruturas que formam os olhos (por exemplo, a retina) são bastante susceptíveis ao estresse oxidativo, processo que leva à formação de radicais livres em excesso. Alguns fatores responsáveis por esse dano oxidativo incluem: o envelhecimento; a constante irradiação solar sem a proteção de óculos de sol adequados; a contínua exposição à luz de dispositivos eletrônicos (celular, tablet, computador, TV); a alimentação pobre em nutrientes; a inflamação (por exemplo, contaminação por bactérias) e a poluição (-Sim! Os olhos captam oxigênio do ambiente para funcionarem corretamente).

Além da importância de passar por avaliação médica regularmente e seguir suas recomendações, o que mais é possível fazer para cuidar da visão? “Ficar de olho” na comida, literalmente!

Algumas das maiores pesquisas mundiais já realizadas, AREDS I e II (Age-Related Eye Disease Study), POLA (Pathologies Oculaires Liées a l’Age) e LAST (Lutein and Antioxidant Supplementation Study), consideraram determinados nutrientes capazes de prevenir ou desacelerar as doenças degenerativas dos olhos:

  • A luteína e a zeaxantina são pigmentos amarelos protetores presentes na mácula, região da retina ocular. Esses pigmentos são antioxidantes e atuam como uma espécie de filtro contra os efeitos tóxicos da luz azul proveniente do sol ou de equipamentos eletrônicos. A exposição frequente à luz azul pode causar DMRI e catarata, por exemplo.

Os pigmentos maculares fazem parte do grupo dos carotenoides. Embora os carotenoides incluam os alimentos que variam de tons desde amarelos aos vermelhos, a luteína e a zeaxantina são encontradas principalmente em: gema de ovo de galinha, milho, cenoura, abobrinha, abóbora moranga, couve, espinafre, ervilha, kiwi, uvas verdes, laranja, pimentas verde e laranja.

Dica de ouro: por serem lipossolúveis, os carotenoides devem ser ingeridos junto a uma fonte de gorduras boas como azeite de oliva extra-virgem na salada e nos legumes ou sementes oleaginosas associadas às frutas.

  • O Retinol (vitamina A pré-formada) desempenha um papel protetor muito importante na função visual. Ele é responsável pela regeneração da rodopsina, composto químico responsável por converter as imagens em impulsos elétricos para o cérebro interpretar. Além disso, a vitamina A previne uma condição chamada “cegueira noturna” ou dificuldade de se adaptar a ambientes escuros.

Alimentos ricos em pré-vitamina A e vitamina A pré-formada são: vísceras, principalmente fígado; gemas; leite integral e derivados; todas as frutas e legumes amarelos e alaranjados; vegetais verde-escuros. Aqui vale também a dica de ouro dos carotenoides.

  • O zinco é um mineral altamente protetor e está presente na mácula ocular. Ele possui atividade enzimática, sendo o principal componente da Superóxido dismutase (SOD), uma das maiores enzimas antioxidantes do corpo. A carne de boi e as sementes oleaginosas, principalmente as sementes de abóbora, são boas fontes desse nutriente.
  • O ômega 3 é essencial para a saúde dos olhos. Para se ter uma ideia, o coração, o cérebro e os olhos são as partes do corpo com as maiores quantidades de ômega 3 concentrada nas membranas de suas células.

Esse ácido graxo poli-insaturado é um grande antioxidante, pode ajudar a aliviar a pressão intraocular, prevenir a DMRI, estimular a secreção de lágrimas, prevenir a doença do olho seco e melhorar irritações e coceiras.

Peixes de águas geladas e profundas como salmão, atum, arenque e sardinha são as principais fontes de ômega 3. É possível encontrar certa quantidade também nas sementes de chia e linhaça (óleo de linhaça prensado à frio ou extra-virgem). Quanto à suplementação, deve ser feita com a prescrição de um nutricionista.

Outros estudos têm demonstrado benefícios oculares e prevenção da DMRI em pessoas que consomem pelo menos três porções de frutas variadas diariamente. A curcumina (composto antioxidante do açafrão), a vitamina E, a vitamina C e o mineral selênio também têm sido alvos de novos estudos sobre a saúde dos olhos.

Que esse artigo lhe ajude a fazer o que está ao seu alcance para cuidar da sua visão: foco na alimentação!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


4 comentários

  • Avatar
    Raquel Aline

    13/02/2021 as 09:17

    Gostei demais.

    Comentar

  • Avatar
    Daniel Pereira Cesarono

    17/02/2021 as 19:57

    Muitíssimo bom. Essas dicas serão importantíssimas para o mim.

    Comentar

    • Avatar
      Daniel Vitor

      17/02/2021 as 20:00

      Saúde sempre necessário para viver bem.

      Comentar

  • Avatar
    Daniel Vitor

    17/02/2021 as 20:01

    Saúde sempre necessário para vivermos bem. Obrigado irmã Mariana

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias