Campanha para fazer você beber mais água

bottle-2032980_1920
O cérebro é um dos principais órgãos afetados pela baixa ingestão hídrica. Estudos apontaram redução do tamanho cerebral após 16 horas de baixo consumo de água, causando alterações neurológicas e cognitivas como dor de cabeça, enxaqueca, déficit de atenção, problemas de memória e fadiga.

Estamos no auge do verão e a alta temperatura nos inspira a ingerir mais alimentos frescos como saladas e frutas. Mesmo comendo esses alimentos em maior quantidade, ainda é necessária a ingestão de líquidos para manter o organismo bem hidratado.

Você vai se surpreender como um simples hábito pode ajudar a prevenir tantas doenças!

A água é fundamental para a manutenção da vida e sem ela, sobrevive-se por poucos dias. Cerca de 60% do peso de um adulto é composto por água, que está distribuída dentro e fora das células participando de vários processos metabólicos, como regulação da temperatura corporal, transporte de nutrientes e outras substâncias pelo corpo.

Como qualquer alimento, a quantidade de água necessária por dia é variável e dependente dos seguintes fatores: idade, gênero, peso, atividade física e temperatura do ambiente onde se vive. Existem pessoas que necessitam de 2 litros por dia, enquanto outras precisam de 3 a 4 litros diários.

É bem interessante como o organismo regula com eficiência o balanço diário de água, de forma que o volume ingerido corresponda à quantidade utilizada e eliminada pelo corpo. Essa proporção de água é controlada por sensores no cérebro e em partes do corpo, que provocam a sede. Uma atenção especial deve ser dada às pessoas que perdem o estímulo da sede, como por exemplo os idosos.

O cérebro é um dos principais órgãos afetados pela baixa ingestão hídrica. Estudos apontaram redução do tamanho cerebral após 16 horas de baixo consumo de água, causando alterações neurológicas e cognitivas como dor de cabeça, enxaqueca, déficit de atenção, problemas de memória e fadiga. Outro problema comum na restrição de água é o intestino preso, isso acontece porque quando você não toma água suficiente, seu intestino “suga” o líquido das fezes e manda para o corpo, deixando-as ressecadas. Sim, isso mesmo!

A litíase renal, popularmente conhecida como pedra nos rins é mais uma complicação da desidratação, onde os sais minerais acumulam-se, tornando-se cristais e cálculos renais. Por fim, disfunções na pele também são alterações provocadas por baixa hidratação. A melhor forma de ingerir líquidos é bebendo água pura, ou se preferir, “água temperada” com fatias de limão ou folhas de hortelã. Ademais, carregar uma garrafa com água fresca é uma iniciativa importante quando se está fora de casa. Faz parte da cultura do brasileiro ingerir outros líquidos como café, chás e sucos. Lembrando que não convém adicionar açúcar, ou pelo menos a quantidade deve ser bem reduzida.

Podemos obter parte da nossa necessidade diária de água dos seguintes alimentos: verduras, legumes e frutas (constituídos por mais de 90% de água); tubérculos e raízes cozidos como: batata, mandioca, inhame; arroz e feijão (constituídos cerca de 70% de água). Alerta para os produtos alimentícios ultraprocessados, que são pobres em água (menos de 5%), exatamente para que durem mais nas prateleiras. Produtos como refrigerantes e bebidas industrializadas possuem água, mas contêm açúcares, adoçantes artificiais e aditivos, portanto não são adequados para hidratação.

Se você foi ajudado por essa postagem ou ainda possui alguma dúvida, deixe um comentário, para que as informações sejam cada vez mais adaptadas à sua necessidade!

 

Que Deus continue lhe abençoando!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


Um comentário

  • Avatar
    Ylberty de souza oliveira

    15/03/2020 as 21:04

    Fui muito ajudado obrigado pelas dicas de mais beber águas Deus abençoe.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias