Como evitar a hipoglicemia durante o culto?

shutterstock_1135214372
Tremores, fome, fadiga, fraqueza, suor excessivo, tontura, sensação de desmaio, visão embaçada... Quantas pessoas já sentiram isso durante um culto e, ou em algum outro momento?

Tremores, fome, fadiga, fraqueza, suor excessivo, tontura, sensação de desmaio, visão embaçada… Quantas pessoas já sentiram isso durante um culto e, ou em algum outro momento?

Pois bem, esses podem ser sintomas de hipoglicemia (queda repentina da glicose ou “energia” no sangue). É um quadro preocupante. E se for muito intenso pode levar á desmaios, ao coma e até a morte.

Sabemos o quanto nos é prejudicial (espiritualmente) sair no momento do culto, ainda mais se for por estarmos nos sentido mal, não é verdade?

Mas, fato é que isso, a hipoglicemia, pode ocorrer por diversas razões e uma delas é passar longos períodos sem se alimentar.

Geralmente ficamos em jejum durante todo o período da noite, e para muitos de nós a primeira refeição é a mais importante do dia, uma vez que precisamos de energia para executar nossas atividades, inclusive, para acordar. Para exemplificar como o nosso organismo atua, posso dizer que é como se fôssemos um avião que precisa de combustível e de força para decolar. É exatamente como diz a sabedoria comum: “saco vazio não para de pé”.  E uma recomendação para evitar essa desagradável situação é: aos domingos de Escola Dominical faça o café da manhã em casa.

E aqui vai uma dica do que deve ter em um café da manhã simples e saudável:

  • Uma fonte de carboidrato de boa qualidade, por exemplo: farelo de aveia; batata doce, inhame, mandioca ou milho cozido; cuscuz; tapioca; pão integral; bolo caseiro (feito com frutas), sementes e farinhas integrais.
  • Uma fruta ou suco natural.
  • Uma fonte de proteína e gordura boa, por exemplo: ovos, queijo branco (comum), “patês” caseiros feitos com frango, legumes e azeite de oliva extravirgem, iogurte ou leite integral (não tendo intolerância ou alergia a leite e derivados).

Já a recomendação para os domingos de Santa Ceia, é fazer o lanche da tarde em casa e/ou levá-lo para comer no caminho. Pois em muitos casos, apenas o almoço não é suficiente para manter a glicose em níveis adequados até o fim do culto.

A dica para o lanche da tarde é:

  • Um lanche da tarde simples e saudável deve conter, por exemplo, frutas, sucos naturais ou vitaminas, sementes oleaginosas (chia, linhaça, castanhas, amêndoas, nozes), iogurte integral, ovos.

Atenção: é muito importante que gestantes e pessoas com diabetes não fique mais que 3 horas sem alimentar-se.

E agora, antes de terminar o texto e as dicas de hoje, preciso deixar uma observação: ajustes alimentares individuais são necessários, já que cada organismo tem características próprias, e essas são únicas. Dito isso a dica final é:

Previna-se ao máximo. Tenha hábitos saudáveis!

 

Ps: Na presença desses sintomas procure o atendimento de enfermagem na igreja para as ações necessárias.

 

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


2 comentários

  • Avatar
    Norberto Martins

    27/11/2019 as 06:39

    Boas informações! Parabéns pela preocupação !

    Comentar

  • Avatar
    Rosilene d carmo c. Ferreira

    28/11/2019 as 14:08

    Obrigada pelas dicas. Deus te abençoe muito🙌🙌🙌

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias


%d blogueiros gostam disto: