Conheça 5 Causas Para A Obesidade

Design sem nome (3) (2)
A obesidade é diagnosticada através da avaliação do conjunto IMC (índice de massa corporal) acima de 30 kg/m², medida do abdômen e percentual de gordura corporal. Em suma, a obesidade é silenciosa, não apresenta sintomas, leva anos para se instalar e as características da doença são variáveis para cada indivíduo. Diante das 5 causas citadas é possível concluir que nem sempre se trata de “comer demais”. Em alguns casos, come-se até “de menos”, no entanto, continua-se obeso. Por isso, nenhum profissional deve tentar tratar sozinho a doença.
Antes de imaginar que alguém “está obeso porque quer”, é importante entender que a obesidade é uma DOENÇA.

Uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de calorias excessivas em forma de tecido adiposo (gordura) no corpo. É resultante da interação entre fatores genéticos, ambientais, emocionais, de estilo de vida e altamente associada aos distúrbios cardiometabólicos como diabetes e hipertensão arterial.

A obesidade é diagnosticada através da avaliação do conjunto IMC (índice de massa corporal) acima de 30 kg/m², medida do abdômen e percentual de gordura corporal.

Esse assunto é tão preocupante, que o Vigitel (pesquisa brasileira sobre doenças crônicas) mostrou em seu relatório mais recente que a obesidade populacional aumentou absurdos 72% nos últimos 13 anos!

Por isso, conhecer alguns dos motivos que estão levando as pessoas a engordarem cada vez mais serve de alerta para se prevenir e cuidar da própria saúde.

São eles:

Causas: gestações tardias; alimentação pobre em nutrientes na gravidez; diabetes e síndrome hipertensiva gestacional; parto não natural; ausência de amamentação; hiperalimentação infantil.

  • Ambiente obesogênico moderno que leva ao mau funcionamento dos hormônios corporais e dos mecanismos cerebrais de apetite/saciedade.

Causas: sedentarismo e ingestão excessiva de calorias (come-se muito e gasta-se pouco); maior acesso aos ultraprocessados (baratos e práticos); alta exposição aos poluentes e disruptores endócrinos (pesticidas, plásticos, cosméticos, conservantes, aromatizantes).

  • Alteração do ciclo circadiano que leva à redução das horas de sono e da produção de melatonina (hormônio relacionado ao sono).

Essa alteração prejudica a função dos hormônios leptina, grelina e TSH, diminuindo o gasto energético, aumentando a fome por alimentos calóricos e a resistência insulínica.

Provoca: inflamação crônica de baixo grau, alteração da fome/saciedade, resistência insulínica.

  • Ansiedade e estresse crônicos que aumentam o hormônio cortisol.

Excesso de cortisol: aumenta a liberação de citocinas (moléculas de inflamação) pelo tecido adiposo, resistência insulínica, estímulo para o corpo estocar mais gordura.

Em suma, a obesidade é silenciosa, não apresenta sintomas, leva anos para se instalar e as características da doença são variáveis para cada indivíduo.

Diante das 5 causas citadas é possível concluir que nem sempre se trata de “comer demais”. Em alguns casos, come-se até “de menos”, no entanto, continua-se obeso. Por isso, nenhum profissional deve tentar tratar sozinho a doença.

O tratamento deve ser multiprofissional, incluindo, no mínimo, nutricionista, endocrinologista, psicólogo e educador físico. Juntos, eles aplicarão estratégias, com resultados a longo prazo.

Acompanhe mais detalhes sobre esse assunto nos posts futuros.

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias