Conheça Os Nutrientes Que Deixam A Sua Pele Saudável E Bonita

Design sem nome (11)
Em primeiro lugar, para hidratar e nutrir a pele de dentro para fora, é necessário consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. Em segundo lugar, é necessário ter uma alimentação geral equilibrada, priorizando os nutrientes e alimentos mais anti-inflamatórios, que impeçam a perda de água transepidérmica e que aumentem a resistência da pele.
Muitas pessoas, principalmente as mulheres, se preocupam com o aspecto da pele e buscam informações sobre o que fazer para se cuidar. Se você é uma delas, acompanhe esse post.

A pele faz parte do sistema tegumentar, que forma também unhas, cabelos e glândulas. A pele é considerada o maior órgão humano, funcionando como uma barreira que protege o corpo contra danos externos. É formada, basicamente, pelas camadas: epiderme, derme e hipoderme.

O envelhecimento cutâneo natural é bastante diferente do envelhecimento provocado por: raios UV; predisposição genética; hábito alimentar ocidental (rico em ultraprocessados), alterações imunes e hormonais; estresse.

Esses fatores causam encurtamento dos telômeros (pedaços do DNA responsáveis pela juventude), estresse oxidativo (formação de radicais livres); mutação genética (câncer) e inflamação.

Então, em primeiro lugar, para hidratar e nutrir a pele de dentro para fora, é necessário consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Em segundo lugar, é necessário ter uma alimentação geral equilibrada, priorizando os nutrientes e alimentos mais anti-inflamatórios, que impeçam a perda de água transepidérmica e que aumentem a resistência da pele, como:

  • Ômegas 3, 6 e 9 (salmão, atum, sardinha, linhaça, azeite, abacate, açaí);
  • Vitamina A (fígado, ovos, vegetais verde-escuros, frutas e vegetais amarelo-alaranjados);
  • Zinco (sementes de abóbora inteiras e assadas, acém cozido, oleaginosas);
  • Vitamina B3 (cereais, levedo de cerveja, frutas, batata doce);
  • Óleo de prímula;
  • Colágeno hidrolisado ou peptídeos bioativos de colágeno.

Então, tomar colágeno é bom para a pele?

Existem muitos produtos sendo vendidos como colágeno no mercado, mas são feitos de gelatina. O problema é que a gelatina contém somente alguns dos componentes do colágeno, não surtindo os mesmos efeitos.

Além disso, somente tomar colágeno não é suficiente, visto que para funcionar, precisa ser associado à vitamina A, zinco e aos demais nutrientes:

  • Aminoácidos lisina, prolina, glicina (aves, peixes, ovos, laticínios, grãos, oleaginosas, centeio, legumes, cogumelos);
  • Vitamina C (acerola, laranja, limão, goiaba, tomate, couve, brócolis cozido no vapor);
  • Vitamina B5 (vísceras, gema, cereais integrais);
  • Vitamina B6 (germe de trigo, banana, aveia);
  • Manganês (aveia, oleaginosas, abacaxi, espinafre, agrião);
  • Cobre (oleaginosas, fígado, chocolates ricos em cacau);
  • Magnésio (vegetais folhosos, coentro desidratado e suas sementes, oleaginosas, aveia);
  • Silício (agrião, espinafre, beterraba, cenoura, avelãs, farelo de trigo, suplementação de silício orgânico).

A Coenzima Q10 (sardinha) e os compostos fenólicos (frutas vermelhas e roxas, alho, cebola, gengibre, açafrão, aloe vera, ginseng) também são protetores cutâneos.

É importante citar que o consumo excessivo de carboidratos refinados, interfere na fluidez e troca de nutrientes nos tecidos dérmicos e o consumo de AGES (produtos de glicação avançada dos alimentos industrializados, açucarados, crocantes, dourados e fritos) causam muita oxidação na pele e envelhecimento precoce. Portanto, consumir romã, alho poró, salsinha e orégano ajudam a reduzir esse tipo de dano.

A absorção de todos os nutrientes citados requer um corpo preparado para recebê-los. O funcionamento intestinal e o sistema de desintoxicação corporal comprometidos e as sensibilidades alimentares são problemas a serem resolvidos antes de qualquer intervenção para a melhora da pele.

Esse é um assunto extenso e complexo. Temas que geram muitas dúvidas como: acne, flacidez, melasma e alterações de pele pós menopausa poderão ser abordados nos próximos artigos.

Se esse post lhe ajudou, compartilhe com alguém e deixe o seu comentário!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


2 comentários

  • Avatar
    Alessandra Policarpo

    29/09/2021 as 09:18

    Muito boa a matéria, Deus abençoe. Abraços

    Comentar

  • Avatar
    Tiago José

    30/09/2021 as 09:36

    Gostei da expressão ‘de dentro para fora’: ‘…para hidratar e nutrir a pele de dentro para fora, é necessário….’
    Bem explicativo o post!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias