Conhecimento Que Transforma

É preciso conhecer a Palavra de Deus escrita, pois nela estão Suas promessas. E da mesma forma é essencial ter a intimidade com Espírito, pois é Ele quem faz a promessa funcionar. É o Espírito quem cumpre as promessas em nossas vidas.

Olá,

Deus te abençoe no precioso nome do Senhor Jesus Cristo.

Existem dois tipos de conhecimento:

  1. Intelectual e Científico
  2. Espiritual e Prático.

E existe diferença entre os dois tipos. Tanto é, que a própria escritura diz que a letra mata e o Espírito vivifica.

O conhecimento intelectual é caracterizado pela capacidade gramatical, adquirida, sobre qualquer assunto, inclusive sobre a Palavra de Deus.

A escritura de II Coríntios 3:6, nos mostra que Deus nos tem chamado para uma nova aliança. Ou seja, fomos chamados para sermos feitos as próprias cartas de Deus, escritas com o Seu próprio Espírito.

A questão é:

Quando lemos, em Oséias 4:6, e vemos a Palavra nos mostrando que o povo de Deus foi destruído por lhe faltar conhecimento, em qual dos dois conhecimentos devemos pensar? Intelectual ou Espiritual?

O próprio capítulo (Oséias 4) nos responde isso, logo no verso 1°, quando diz que ‘não havia verdade na terra’ e ‘nem havia o conhecimento de Deus’.

E Jesus está dizendo, em São João 17:17, que a Palavra de Deus é a verdade. E nós sabemos que Ele próprio, Jesus, é a verdade; pois Ele é a Palavra de Deus. Ele é o verbo que se fez carne.

E ainda sobre isso, quero tomar as palavras do profeta irmão Branham, para nos mostrar o que é o conhecimento:

Mensagem – A Estatura De Um Varão Perfeito:

92. “Agora estamos obtendo ciência, isso é ciência suprema. Não se tem que ter quatro graus de universidade para ter esta ciência, porque todas estas coisas nos são dadas por Deus para colocá-las sobre o fundamento da fé, para que assim possamos chegar à estatura de um verdadeiro homem de Deus. Sim, senhor.

94. Abraão creu nisso. E quando tinha cem anos, não duvidou da promessa de Deus com desconfiança. Observem quão ridículo parecia ser a Palavra naquele dia. Aqui estava um homem de cem anos, esperando o dia quando em seu lar nascesse um filho por meio de sua esposa de noventa anos. Vê você?  Haviam passado sobre Sara quase cinquenta anos depois do tempo quando as mulheres deixam de dar à luz; ele havia vivido com ela desde jovem e agora aqui estava com sua força natural morta e a matriz de Sara também morta. E não havia nenhuma esperança (quanto a esperança) mas ele creu em esperança mesmo contra a esperança porque tinha ciência (conhecimento) que Deus era poderoso para cumprir tudo o que havia prometido.

Nós temos captado a visão de que a ciência/conhecimento que Deus requer, é mais amplo do que apenas a letra ou Espírito (sozinhos). Deus requer a junção dessas duas coisas; pois juntas elas formam o conhecimento celestial.

É preciso conhecer a Palavra de Deus escrita, pois nela estão Suas promessas. E da mesma forma é essencial ter a intimidade com Espírito, pois é Ele quem faz a promessa funcionar. É o Espírito quem cumpre as promessas em nossas vidas.

Quando juntamos os dois (letra e Espírito), podemos vencer todas as batalhas escondidos detrás da Palavra de Deus e usando-A como a grande Arma.

Na vida diária é preciso estabelecer a intimidade com o Senhor. E usando a palavra conhecimento, mas aplicando nela o significado Bíblico que dá a ela o sentido de intimidade, vemos que o “conhecer” sempre gera uma nova vida, “engravida”.

O nosso profeta, na mensagem ‘Casamento e Divórcio’, diz que as igrejas estão rejeitando ter intimidade com Deus para não gerarem filhos. Ou seja, não querem “engravidar-se da Palavra de Deus”. Acontece que se não houver gravidez, buscou-se ter intimidade apenas pelo prazer, e com isso perde-se o sentido proposto por Deus: o sentido de gerar nova vida, e não o sentido de obter-se prazer.

É preciso, nos momentos de batalha na vida, procurar o propósito de tudo. Como vemos em Romanos 8:28, todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados por seu decreto. E ter essa concepção é uma grande ciência. Este é o tipo de conhecimento que não nos permite precipitações ou murmurações nas dificuldades, e que portanto, nos traz vitórias interiores vencendo nossos complexos e pensamentos: “Deus não me ama.” ou “Deus não me atende” ou “Não sou eleito!” entre outros mais.

Lembremos-nos: Tudo contribui! Portanto, podemos aumentar a renúncia e ter a certeza da vitória, como no caso de Eliseu em II Reis 6, do verso 18 em diante; onde vemos que quando Eliseu estava sendo caçado por um exército, ele teve a condição de eliminá-lo completamente depois de feri-los com cegueira. Mas, agiu colocando-o no meio da cidade, cercando-o pelo exército de Israel, e assim os alimentou e saciou a sua sede.

E fazendo assim, tal foi a vitória da renúncia, que vemos no verso 23 dessa mesma escritura, que não entrou mais nenhuma tropa dos Sírios nas terras de Israel. Uma vitória sem sangue. Sem eliminar ninguém, sem gastar recursos. Vitória que não tinha por base o conhecimento intelectual. Venceu apenas usando o conhecimento Celestial e prático.

Vamos todos estabelecer a intimidade, entender o propósito e aumentar a renúncia, para conquistar sem guerra, sem sangue. Para conquistarmos através do poder da Palavra Falada, Vivida e Manifestada.

Pr. Wanderley Vilaça

Pr. Wanderley Vilaça

Aos 21 anos se tornou líder dos jovens e também começou a pregar em praças públicas o que lhe trouxe muita experiência e amor por almas; posteriormente começou a prestar assistência às nossas congregações; em 2002 foi chamado pelo pastor Wanderley Lemos para integrar o corpo de ministros; no ano de 2011 foi consagrado a pastor; logo em seguida assumiu a igreja de Ouro Branco e desde então a vice-presidência do Tabernáculo Belo Horizonte.


2 comentários

  • Avatar
    Isabel Freitas

    17/09/2020 as 13:07

    Amém!! Que Deus nos ajude a manter essa intimidade todos os dias com Ele!! Deus continue abençoando o senhor pastor Vilaça!

    Comentar

  • Avatar
    Tiago José

    20/09/2020 as 10:24

    ‘…estabelecer a intimidade, entender o propósito e aumentar a renúncia, para conquistar sem guerra, sem sangue.’ Sim, que princípios!!!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias