Crescimento Repentino É Bom?

Vamos parar um pouco e analisar o cedro, que inclusive é citado nos Salmos 92:12: “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.” Você já parou para pensar no porquê a Palavra de Deus usa esta árvore para nos representar? O que há de tão importante nela?

Olá irmãos, que Deus abençoe a cada um de vocês!

Nos próximos dois textos iremos meditar sobre o desejo de se alcançar um objetivo, porém, de forma abrupta (repentina), sem planejamento e o prejuízo que isso pode trazer.

Se analisarmos com bastante cuidado veremos que tudo o que Deus criou tem um tempo certo de crescimento. Podemos tomar Eclesiastes, capítulo 3 e ver isso:

“1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

4. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5. Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

6. Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

7. Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8. Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

Pois bem, se tudo tem o seu tempo determinado, isso nos leva a pensar que cada coisa deve seguir um processo que não pode ser atropelado, pois poderá estar sob a pena de consequências que podem ser catastróficas.

Vamos parar um pouco e analisar o cedro, que inclusive é citado nos Salmos 92:12: “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.” Você já parou para pensar no porquê a Palavra de Deus usa esta árvore para nos representar? O que há de tão importante nela?

O cedro tem uma característica maravilhosa que nos faz lembrar de no mínimo uma das sete virtudes de um Varão Perfeito: a Paciência.

No seu processo de crescimento, em seus anos iniciais de vida (entre três e quatro), o cedro cresce apenas cerca de 5 centímetros na superfície. E neste mesmo período, suas raízes crescem de um metro e trinta a um metro e meio de profundidade, e a medida que cresce, suas raízes podem alcançar os lençóis freáticos, onde há água em abundância, o que irá servir de auxílio para o seu processo de crescimento. E continuam crescendo até encontrar as rochas e abraçá-las, pois isso dará sustentabilidade a esta árvore que poderá alcançar até quarenta metros de altura e 90 centímetros de diâmetro.

Incrível, não é? Mas observe que para chegar a toda esta gloriosa aparência, ele leva cerca de 40 anos. Enquanto isso, a maior parte do processo acontece às escondidas.

Veja o que diz o profeta no parágrafo 23 da mensagem ‘Porque É Tão Difícil Viver Uma Vida Cristã?’

23. Então você vê, irmão, o Espírito Santo não foi enviado para formais, inflexíveis, mortos intelectuais; Ele foi enviado para dar liberdade para que homens e mulheres nasçam de novo no Reino de Deus. O Espírito Santo não foi enviado para os intelectuais. Foi enviado para aqueles que são humildes de coração, de espírito contrito, não importa se eles são estudados ou não, se eles são arbustos, ou o que quer que sejam. São flexíveis ao Espírito Santo. E posso fazer uma pergunta a mim mesmo. Eu pensei: “Oh, o que faz com que o vento comece a soprar? É apenas porque o vento quer soprar?” E Algo pareceu dizer: “Não, não é porque ele quer soprar, mas cada vez que ele sopra, sacode as pequenas árvores e elas cedem, afrouxam suas raízes então elas podem crescer mais profundamente e conseguir um melhor suporte.”

Nossa meditação começa a fluir e nos levar ao entendimento de que não importa quanto tempo levemos para alcançar determinado objetivo, o importante é que nos estruturemos primeiro, ainda que as pessoas, ou até nós mesmos, não vejamos externamente algum crescimento. Todavia, sabemos que este crescimento está acontecendo internamente.

Podemos tomar também como exemplo nós mesmos, em fase de formação. Até que cheguemos a ser trazidos a vista das pessoas, passamos um longo período no ventre de nossa mãe (normalmente 9 meses). Logo após isso, passamos por um longo processo (cerca de 18 a 20 anos) até chegarmos à fase adulta. É um processo que não pode ser atropelado. Não tem como ser adulto ainda criança. Não tem como nascer sem passar pelo processo de formação e não ter algum tipo de problema.

Enfim, é necessário que sigamos o caminho projetado por Deus até o fim, para sermos bem-sucedidos.

Min. Adelson Santos

Min. Adelson Santos

No ano de 2003 foi chamado para integrar o corpo de diáconos o qual serviu com uma dedicação digna de ser mencionada, cumprindo com responsabilidade, disponibilidade e sempre com muita determinação para com o ministério que a ele foi outorgado até o dia 3 de janeiro de 2016; Quando foi convidado pelo pastor Wanderley Lemos, a fazer parte do corpo ministerial no qual de igual forma tem empenhado-se para contribuir com o crescimento da igreja; passando então a ministrar no Tabernáculo, nas congregações, auxiliando em visitas hospitalares e residenciais, realizando os batismos dos novos convertidos que o Senhor tem acrescentado a esta casa e recentemente passou a cuidar da congregação que está situada em São Sebastião da Barra, a 340 km de Belo Horizonte.


2 comentários

  • Avatar
    Luciano Vieira Silva

    04/08/2020 as 13:13

    Parabéns meu irmão que Deus continue te dando mais inspirações maravilhosas como está. Deus te abençoe sempre.

    Comentar

  • Avatar
    Ylberty souza oliveira

    16/08/2020 as 23:22

    Obrigado mais uma vezes pelas palavras de Conselho direto de Deus.Que Deus nos ajude a não atropela as fases das nossas vidas seja ela qual for.Deus abençoe.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias