Depressão: o mal da geração

Tenha como maior incentivo o exemplo do nosso Senhor Jesus Cristo que sentiu tamanha tristeza no Getsêmani, ao ponto de suar sangue, mas não deixou de cumprir com seu chamado.

Nesse texto vou falar com você sobre um assunto diferente e complexo, a depressão.

A depressão é definida pela ciência como sendo uma doença que é “alimentada”, sustentada por sentimento de tristeza-profunda, incapacidade, complexos, revoltas e vários outros ‘sentimentos maus’. Conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS esta doença tem sido um dos maiores males da juventude deste século; sendo a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no mundo. Atrás, apenas, dos acidentes de trânsito.

Em João 10:10 encontramos a advertência de que o Diabo veio para matar, roubar e destruir. Diante dessa afirmação é possível constatar que a doença da qual estamos falando é inegavelmente uma das formas usadas por Satanás para matar; tirar a alegria da vida; o prazer do companheirismo e a vontade de realizar atividade que são prazerosas -no todo. E que essa tem como sequela a ausência da motivação, da disposição e do prazer. Uma das reações a este estado de angústia é o isolamento; situação da qual o que sofre deste mal, muitas vezes, busca se esconder do mundo em casa -no próprio quarto- não tendo forças para enfrentar a doença. E este é um ato que pode intensificar os “sintomas”; pois quanto menos falamos, quanto menos ‘expomos’ o que estamos passando, mais em problema ficamos e menos soluções encontramos. Está escrito: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis” Tiago 5:16.

Uma das causas da depressão é ‘dar voz ao complexo de inferioridade’, que sempre leva a pessoa a comparar-se com o outro e, consequentemente, desvalorizar a si mesmo; não percebendo que com atitudes como estas, que por sinal são praticadas constantemente, está matando seus sonhos, seus objetivos e sua esperança.

A depressão é uma doença silenciosa, e pode invadir a vida de uma pessoa gradativamente, sem que ela perceba. E quanto mais tempo passar, mais imerso em uma doença que, às vezes não foi diagnosticada ainda, a pessoa se encontrará. Devemos estar atentos à essas situações.

Não alimente sentimentos de mágoas referente ao passado; esse é um grande vilão. Sei que não é fácil exercer atitudes que lhe tire de situações e sentimentos depressivos, mas lembre-se que na vida que nos é proposta nada é fácil. Tudo requer de nós lutas e esforços diários.

Jamais se entregue a estes sentimentos maus; pois, alimentá-los ou simplesmente não combatê-los pode lhe trazer resultados irreversíveis. Tenha como maior incentivo o exemplo do nosso Senhor Jesus Cristo que sentiu tamanha tristeza no Getsêmani, ao ponto de suar sangue, mas não deixou de cumprir com seu chamado, saindo vitorioso após ter passado por todas as etapas, deixando escrito:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

João 16:33.

Efraim Moreira

Efraim Moreira


Um comentário

  • Avatar
    Tiago José

    03/12/2019 as 10:40

    Graças a Deus, temos um Absoluto que nos deu exemplo de vencer a depressão!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias


%d blogueiros gostam disto: