Diabetes: Uma das 10 doenças que mais mata no mundo

insulin-syringe-1972843_1920
A ‘Diabetes’ é definida como uma doença crônica, em que o corpo não produz insulina ou não consegue utilizá-la de forma adequada, resultando no aumento da glicose no sangue, levando a hiperglicemia.

Você sabe o que é insulina?

‘A insulina é o hormônio que controla a quantidade de glicose no corpo’.

A ‘Diabetes’ é definida como uma doença crônica, em que o corpo não produz insulina ou não consegue utilizá-la de forma adequada, resultando no aumento da glicose no sangue, levando a hiperglicemia; e a hiperglicemia constante pode causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Algumas das complicações derivadas da Diabetes são: doença renal, má circulação, dificuldade de cicatrização, pele mais sensível e ressecada, risco de amputação de membros, glaucoma e catarata.

Dados: Atualmente, no Brasil, há mais de ‘13 milhões’ de pessoas com diabetes. Talvez você tenha ou conheça alguém que tenha diabetes. E este post é justamente para que você conheça um pouco mais sobre a doença e saiba como (se) cuidar.

Existem pelo menos 4 tipos de diabetes. Sendo que os mais frequentes são: o tipo 2 (cerca de 90% dos casos), seguido pela diabetes gestacional.

É importante fazer, regularmente, exames de sangue e/ou o simples teste de glicemia – aquele do furo no dedo, sabe? Pois assim é/será possível prevenir-se. E até mesmo controlar melhor a doença, mantendo a glicose no nível indicado para você.

Um fato: O carboidrato é o principal nutriente (combustível) convertido em glicose no corpo. E este é classificado como simples e complexos:

  • Simples: açúcares, mel, açúcar do leite, açúcar das frutas, balas, doces em geral, refrigerantes.
  • Complexos: alimentos integrais, arroz, milho, aveia, trigo, farinhas integrais, tapioca, cuscuz, batatas, inhame, mandioca, feijões, ervilha, lentilha, grão de bico.

Os carboidratos simples chegam até o sangue elevando a glicose rapidamente. Já os complexos são digeridos e absorvidos por mais tempo. Logo, é aconselhado ingerir mais complexos que simples. Mas, embora as frutas estejam no primeiro grupo, contém também água, fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, o que as tornam alimentos saudáveis.

Um estilo de vida saudável, seja para quem tem diabetes ou não, inclui 5 pontos:

  1. Variedade: comer alimentos de todos os grupos e cores diferentes;
  2. Moderação nas quantidades;
  3. Atividade física regular;
  4. Individualidade: o que serve para os outros pode não servir para você;
  5. Progresso gradativo: melhorar a alimentação e o estilo de vida com pequenos passos a cada dia.

Para começar, faça de 5 a 6 refeições ao dia: café da manhã, pequeno lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.

Dica: Reduza o consumo de alimentos industrializados. Dê preferência para alimentos com menos gorduras e carboidratos complexos.

Atenção: Quem tem diabetes deve usar corretamente as medicações prescritas pelo médico.


 

 

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


4 comentários

  • Avatar
    Raquel Aline

    10/12/2019 as 10:56

    Informações muito ricas! Grata por compartilhar, acho extremamente importante O IG dos alimento! Deus continue abençoando.

    Comentar

  • Avatar
    Mariane

    12/12/2019 as 17:04

    Deus abençoe, ir.Mariana! Excelentes informações. Graças dou ao nosso Senhor Jesus por um ministério tão zeloso!

    Comentar

  • Avatar
    Doralice Reis

    16/12/2019 as 12:32

    Conteúdo muito importante o qual nos mostra como a comida pode ser aliada na busca de uma saúde melhor e evitarmos tantas doenças. Deus abençoe a todos que contribuem para podermos receber tantas coisas boas neste site!

    Comentar

  • Pingback: Dislipidemia: que “bicho” é esse? O que eu faço com isso? – Assim Está Escrito

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias


%d blogueiros gostam disto: