Dislipidemia: que “bicho” é esse? O que eu faço com isso?

fat-foods-1487599_1920
A dislipidemia é definida basicamente pelo aumento, anormal, dos lipídeos (gorduras) no sangue. Ou seja, quando o médico olha o exame de sangue e diz: “Éeee, seu colesterol e/ou triglicérides estão alterados, viu?”

Pelo nome, parece ser algo complicado e difícil de entender, mas é simples.

– Eu explico: A dislipidemia é definida basicamente pelo aumento, anormal, dos lipídeos (gorduras) no sangue. Ou seja, quando o médico olha o exame de sangue e diz: “Éeee, seu colesterol e/ou triglicérides estão alterados, viu?”

Mas antes de continuar falando sobre dislipidemia, preciso explicar que o colesterol não é o “vilão” que muitos pensam. Em níveis adequados o colesterol tem funções importantes no nosso corpo. Por exemplo: participar da produção de hormônios, da vitamina D, dos ácidos biliares, e ainda formar as estruturas das nossas células. Então, adiantando a boa e velha dica principal: ‘os grandes “vilões”, são, na realidade, os maus hábitos de vida!’

Dito isso, existem dois tipos de dislipidemia: ‘as de causas primárias’ ou ‘genéticas’. Exemplo: aquela pessoa que é magrinha e tem hábitos saudáveis, mas tem o colesterol alto, caracteriza causa primária. Já as de causas secundárias podem ser decorrentes de diabetes, obesidade, problemas na tireoide, problemas renais, o uso de certos medicamentos, sedentarismo e alimentação desbalanceada.

A dislipidemia representa sério risco à saúde, pois causa aterosclerose -outro nome esquisito. A aterosclerose é uma doença inflamatória, onde ocorre uma agressão frequente no interior das artérias e vasos sanguíneos levando à formação de placas que vão crescendo; e com o tempo essas placas reduzem a passagem do sangue, causando o aumento da pressão arterial; e quando essa passagem é bloqueada ocorrem doenças cardiovasculares como trombose, infarto e derrame cerebral. – As doenças cardiovasculares tem sido o maior problema de saúde pública dos últimos tempos. Foram mais de 368 mil vítimas no Brasil esse ano (2019).

E você deve estar se perguntando: “Tá nutri, mas como lidar com isso na prática?”

Bom, se você tem dislipidemia ou quer se prevenir deste mal, adote um estilo de vida saudável o quanto antes; começando por uma alimentação rica em frutas (em geral), frutas vermelhas (riquíssimas em antioxidantes como a acerola, uva, jabuticaba, amora, romã, açaí puro sem xarope e outras); verduras, legumes, grãos e cereais integrais (farelo de aveia), fitosteróis (tem no abacate), ômega 3 (encontrado na sardinha), gordura monoinsaturada (o azeite de oliva extravirgem possui), beterraba (produz óxido nítrico e melhora a circulação).

Evite produtos alimentícios processados e ultraprocessados, carboidratos simples, adoçantes, excesso de gordura animal, frituras, e reduza o consumo de sal. Mantenha o peso adequado, fuja do estresse praticando atividades físicas -que combinem com você- e preserve as horas necessárias de sono. Pare e respire lenta e profundamente. Medite. Parece bobagem, mas faz uma grande diferença! Faça controle regular da glicemia e da pressão arterial, além dos exames periódicos. E se você usa medicamentos, não deixe de tomá-los nos horários certos.

Cuide-se. Cuide do templo do Espírito Santo!


 

 

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


4 comentários

  • Avatar
    Tiago José

    21/01/2020 as 22:09

    ‘…Então, adiantando a boa e velha dica principal: ‘os grandes “vilões”, são, na realidade, os maus hábitos de vida!’
    Gostei disso!

    Comentar

  • Avatar
    Ir.Denilza

    23/01/2020 as 10:33

    “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32)
    “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32)
    🍎🍏🍉🍇🍒🍐🍌🍈🍑🍍🍄

    Comentar

  • Avatar
    Mariane Oliveira

    23/01/2020 as 20:43

    Como é bom poder seguir as orientações e ver bons resultados até na hora de selecionar os alimentos da nossa família. Realmente, se cuidamos da nossa saúde, estamos cuidando do templo do Senhor! Deus continue vos abençoando!!!

    Comentar

  • Avatar
    Marisa de oliveira costa Melo

    29/01/2020 as 14:37

    Muito importante!
    Gostei.
    Agora é praticar.
    Parabéns nutri..
    Deus continue te abençoando.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias


%d blogueiros gostam disto: