“[...] muitos lucros no presente irão significar o maior dos prejuízos no futuro.”.

Olá,
Deus te abençoe no precioso nome do Senhor Jesus Cristo.

Escolhas…

Um dia o povo de Israel decidiu que já era tempo de agir: “Já chega. Queremos mudar a situação!”

E estando diante dessa decisão procurou por Samuel, um homem no qual Deus depositava toda a Sua confiança, dando-lhe os maiores ofícios dentro do reino de Deus (rei, sacerdote e profeta).

Então o povo procurou por Samuel e comunicou a ele a conclusão das suas conversas baseadas em suas observações, pesquisas e comprovações. O povo chegou à conclusão de que não queria mais aquele velho (Samuel) o liderando. Concluiu que precisava de um rei, um novo governo. 

Samuel chorou diante dessa decisão e o advertiu, mas Deus aconselhou Samuel a dar ao povo o que ele queria.

Assim, o povo obteve Saul como seu rei. Saul era um grande homem da linhagem de Benjamim, notável, corajoso, ousado, hábil, e essa troca pareceu uma ótima aquisição. Essa troca pareceu ser um grande lucro na negociação com Deus, pois entregaram um velho já sem domínio de sua família, e receberam um jovem destemido.

É prudente observarmos os detalhes quando estamos fazendo escolhas, negócios, trocas. Porém, Israel não atentou para um detalhe: o rei não poderia vir da tribo de Benjamim. O rei teria que vir da tribo de Judá.

A ousadia de Saul logo se tornaria em presunção (presunção é avançar sem permissão) e toda sua coragem o levaria à loucura. Ele tinha muito potencial para a loucura, só que o povo não viu. E não vendo isso, não percebeu que mais tarde ele se tornaria um perseguidor voraz de um ungido do Senhor, pois ele também possuía abertura para espíritos maus.

Samuel era um velho, é verdade, mas ele era guiado por Deus. E hoje vemos que aquilo que pareceu um prejuízo (ter um velho como líder) era um grande lucro. De igual forma, muitos lucros no presente irão significar o maior dos prejuízos no futuro.

Saul foi um grande guerreiro. Porém a mesma arma que lhe trazia vitórias, foi o instrumento de sua morte: a espada.

Sua coragem foi seu maior fracasso. Teve coragem de sacrificar por si mesmo, pensando que estava sendo mais pontual que o profeta de Deus.

Sua habilidade de diplomacia foi a causa da ira de Deus sobre si, ao deixar um rei vivo, quando Deus havia mandado matá-lo. Interpretação errada da Palavra de Deus.
Assim, Saul tentou trazer animais para sacrifícios tentando comprar a Deus. Todavia, é sabido que Deus quer obediência e não sacrifício.

Nós temos a obrigação de fazer escolhas e decisões em todos os momentos das nossas vidas e, portanto, devemos nos pautar pela Palavra de Deus e contar com a presença do Espírito Santo, através do discernimento de espíritos, para acertarmos nas nossas escolhas. 

Ao tomar decisões não se deve olhar apenas para o presente. É preciso olhar para os potenciais do que muita coisa hoje, pode se tornar amanhã.

Para toda escolha do povo sempre haverá um Monte Gilboa (lugar onde se espera uma grande vitória e que pode significar o suicídio de um rei).

Para as escolhas de Deus sempre haverá algumas Cavernas de Adulão, o que para muitos pode representar a prisão de um renegado, mas para Deus é o laboratório para formar o maior dos reis. Ou seja, o esconderijo do Altíssimo.

Medite!

 

Pr. Wanderley Vilaça

Pr. Wanderley Vilaça

Aos 21 anos se tornou líder dos jovens e também começou a pregar em praças públicas o que lhe trouxe muita experiência e amor por almas; posteriormente começou a prestar assistência às nossas congregações; em 2002 foi chamado pelo pastor Wanderley Lemos para integrar o corpo de ministros; no ano de 2011 foi consagrado a pastor; logo em seguida assumiu a igreja de Ouro Branco e desde então a vice-presidência do Tabernáculo Belo Horizonte.


2 comentários

  • Avatar
    Alessandra Policarpo

    11/09/2020 as 16:16

    Verdade Pastor Villaça, sempre que o povo escolhe,na maioria das vezes escolhe errado. Não quero a minha escolha, mais sim aquele ministério do qual Deus escolheu me colocar.Louvado seja o senhor Jesus cristo. Deus Ti abençoe ricamente e ti fortaleça.

    Comentar

  • Avatar
    Mariane Oliveira

    18/09/2020 as 19:21

    É verdade, devemos sempre fazer nossas escolhas conforme a Palavra de Deus nos mostra. Deus o abençoe pastor Wanderley Vilaça e equipe do site!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias