Redes Sociais : Usando Ou Sendo Usado ?

Menu

Culto Online Web Rádio

Redes Sociais : Usando Ou Sendo Usado ?

redessociaisok“Pois cada pessoa é escrava daquilo que a domina.”  

II Pedro 2:19

Lendo esta escritura, não precisamos de muito esforço para entende-la e ver que tudo aquilo que nos domina nos escraviza. Mas o objetivo principal não é somente ler e entender esta escritura, mas sim a lermos, a entendermos e fazer em nós mesmos uma sondagem que nos permita ver se nos enquadramos nesta escritura ou não.  Se existe algo que toma conta de nossas vidas a ponto de não conseguirmos mais viver sem o mesmo, então estamos escravizados por ela. E tudo o que nos domina é um vício, e o vício escraviza.

Um dos maiores erros que cometemos na maioria das vezes, é considerar o termo “vício” como um substantivo que conceitue somente aqueles que são dependentes químicos. Mas a realidade é outra, já que “vicio” significa; “ Hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.” Ou seja, devemos abrir um pouco mais o nosso conceito de “vício”, pois, sem perceber podemos estar sendo dominados, escravizados, por algo que não temos conhecimento como um vício. Tomemos como exemplo as famosas “Redes Sociais”, estas tem sido uma das maiores armas que Satanás tem usado para nos dominar. Estudos atuais mostram que é mais difícil resistir à tentação de acessar sites como Facebook e Twitter do que dizer não ao álcool e ao cigarro. As redes sociais, sendo elas Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp entre outras tem de certa forma sido um grande vício irreconhecível por muitos de nós.

Hoje em dia as redes sociais tem sido um grande aliado no desenvolvimento da comunicação à distância , trabalhos, estudos, emergências e entre outros fatores. Sem sombra de dúvidas, atualmente elas tem sido uma das ferramentas que mais facilitam o nosso dia a dia e por este motivo elas tem criado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Entretanto, a  necessidade em usá-las podem ocasionar em uma dependência incontrolável e irreconhecível, gerando o vício. Ora, basta pararmos por apenas alguns minutos e podemos rapidamente perceber o quanto interagimos mais em nossas redes sociais do que com as pessoas ao nosso redor.

E além do isolamento social e dos problemas psicológicos de vício, não podemos negligenciar outros itens no quesito saúde, devido à radiação e ao contato direto com os aparelhos, que trazem problemas como diminuição da visão, tendinite, dor nas costas, má postura, ansiedade, até mesmo o temido câncer e  entre outros …

Mas, nós que estamos selados com o Sangue do Cordeiro não somos deste mundo, e não seremos dominados pelas paixões dele, lembremo-nos de 1 Coríntios 6:12: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

Pois, não podemos aqui descartar àqueles cristãos que sabem usar desse recurso de forma moderada e como um meio de edificação espiritual. Pois esta ferramenta sendo usada corretamente, traz muitos benefícios não apenas para o próprio usuário, mas edifica a outros, demonstrando A Verdadeira Palavra De Deus e pregando uma verdadeira vida cristã .

O fato de estar conectado nas redes sociais em muitas das vezes sozinho, transmite ao usuário a falsa impressão de privacidade. Então, a pessoa acaba expondo e deixando por vezes escapar sua intimidade, sem se dar conta disso. E este é um fator que devemos tomar extremo cuidado.

Em Lucas 6:45 diz : “Porque a boca fala do que está cheio o coração”. Então não podemos negar que tudo aquilo que digitamos e expomos nas redes sociais são uma forma de diálogo, de fala. E se estamos demonstrando coisas que edificam espiritualmente é disso que o nosso coração se encontra cheio, mas e quando demonstramos coisas que não condizem com uma vida cristã, não estaríamos nós dando aos outros um mal testemunho a cerca de nós mesmos e até mesmo do restante do Corpo ao qual dizemos fazer parte ?!

Pois, A Palavra de Deus diz em 2 Coríntios 5:10 : “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.”  Cada um de nós será responsável por nossas atitudes.

A Palavra de Deus também nos diz : “ Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.” (Provérbios 10:19)

Lembremos também das sábias palavras do nosso Profeta no sermão  Hebreus, capítulo 2 – 1ª parte, no Parágrafo 76 : “ Sua vida testifica. Eu não sei qual é o seu testemunho, mas sua vida fala tão alto que sua voz não pode ser ouvida. O que você…  Sua vida, sua vida cotidiana, testificará o que você é. Deus testificará. Sim, o Espírito Santo é um selo, e o selo toma os dois lados do papel. Ele te vê aqui de pé e te vê  quando você vai embora. Não somente na igreja, mas no trabalho de cada dia. Você está selado dos dois lados, por dentro e por fora. Pela alegria que você tem e pela vida que você vive, você é selado por dentro e por fora. Mas você sabe que está salvo e o mundo sabe que você está salvo através da vida que você vive, pois Deus testemunha. Bendito seja o Santo Nome! Oh, eu me sinto religioso!”

Comecemos a testificar Da Palavra De Deus, sejamos verdadeiras epístolas vivas lidas por todos os homens, não um aparente cristão na igreja e um descrente nas redes sociais. Nossas vidas mostram o que somos, então tomemos o cuidado de sempre zelar por um testemunho de um pio cristão selado com O Espírito Santo.

Nunca foi tão fácil adquirir e transmitir conhecimento, assim como obter informações sobre os mais variados assuntos de forma rápida, prática, fácil e simples. Podemos nos conectar praticamente com qualquer pessoa em todo o planeta e interagir em tempo presente.      

Sendo assim, porque não usar desta ferramenta como uma forma de glorificar ao Nosso Deus?! Em 1 Coríntios 10:31 diz : “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”                           

É válido lembrarmo-nos de sempre antes de postarmos qualquer coisa nas redes sociais perguntarmo-nos : “ Esta é a coisa correta a ser postado por um cristão que carrega em si A Revelação da Palavra manifestada para esta hora ? ”

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16

Redação Assim Está Escrito