Fé de Redenção

Porque Ele não poderia nos perder, e queria que fôssemos reconciliados com Ele. E isso é mais uma prova de Seu grande amor. Assim, somos salvos pelo sangue do Próprio Deus...

FÉ DE REDENÇÃO 

 

33“Desejo intitular esta pequena palestra nesta manhã, enquanto ensino-a, tentando trazer a vocês uma fé de redenção, e o que é, e como recebê-la. Desejo intitular de: “O Parente Redentor”. 

34 Agora, redimir algo, é trazê-lo de volta. Algo que foi perdido, como que posto numa casa de penhores. Você vai até lá e redime, aquilo é redimido por um preço. Então aquilo é sua propriedade particular, após você ter redimido-o”. 

Mensagem ‘O Parente Redentor’ 

Existe uma dimensão sobrenatural que nos envolve quando meditamos em nossa redenção. Houve um alto preço que teve de ser pago para que, hoje, pudéssemos estar assentados em lugares celestiais em Cristo Jesus; e sem dúvida, essa dimensão celestial nos mostra dentro do quadro. Por isso, o profeta mencionou a necessidade de que recebêssemos fé (revelação) de redenção.  

Sendo que tal revelação estaria dentro dos Sete Selos, por quem o Cordeiro pagou o preço? Como Ele pagou o preço?  

O que era o título de propriedade que Adão perdeu?  

O que continha no Livro de Redenção?  

Quais são as etapas do plano de redenção que Ele executa?  

O que Adão e Eva perderam após o pecado?  

Qual era a herança que eles possuíam?  

Quando Ele devolveria a herança perdida?  

Por que a Abertura da Palavra é um momento tão sublime para nós? 

136Agora, a revelação de como Ele fez isto estará nestes sete selos. Agora, observamos no. . . Como quando o Livro da obra de mediação Dele havia sido feita, a obra estava consumada, agora nos primeiros três capítulos da igreja, consumada, mas agora redençãoa redenção é para ser revelada. O que é isto? Agora, quando Ele tomou este Livro. . . Agora, tente meditar profundamente, porque quando chegarmos a estas sete noites, você vai – você obterá isto agora. 

137 Se você não entende isto, apenas levante sua mão, diga: “Eu não – eu não compreendo isto.” Vêem? Olhe, porque eu quero que você tenha certeza agora. 

138 Agora, observe. Redenção… Depois, imediatamente depois que Sua intercessão foi feita pela igreja, então Ele revela a Si mesmo como Parente Redentor. Você compreende isso agora? E agora Ele vai revelar à igreja como Ele o fez. E então se esta revelação já começou, então isso prova que estamos no fim do caminho. Amém. Agora, você apenas veja se isto é — se isto está correto ou não, enquanto seguimos através da Escritura aqui. 

Mensagem ‘Apocalipse, Capítulo 5, 2ª Parte’ 

É importante observar, que o profeta usou o termo ‘fé de redenção’ justamente quando ele pregou sobre “O Parente Redentor”, tomando como base o Livro de Rute. Vemos que em Levítico 25:25, Deus estabeleceu a figura do parente redentor: “Quando teu irmão empobrecer e vender alguma parte da sua possessão, então virá o seu resgatador, seu parente, e resgatará o que vendeu seu irmão.” Assim, nossa redenção exigia um preço que somente um parente poderia pagar. Ou seja, deveria ser alguém digno, sem pecado, mas que necessariamente também fosse parente. Se por um homem veio o pecado, também pelo Homem deveria vir o caminho de volta! Por isso, o profeta nos diz que Miguel era digno, Gabriel era digno e os anjos eram dignos, pois não tinham pecado, mas não eram parentes, não haviam se tornado carne (homem) para que pudessem pagar o preço requerido. Portanto, quando Deus mudou Sua forma, condescendendo, tornando-se Homem e fazendo-Se carne, isso deveria causar impacto sobre nós; pois Ele mesmo Se apresentou para pagar a pena do pecado! Ele mesmo fez a Lei que diz que um inocente deveria pagar o preço pelo pecador, então Ele mesmo se apresentou para pagar o preço, mostrando Seu amor e Sua justiça; pois, fazia parte de Seu plano sofrer as angústias que sofremos (ficar enfermo, ser humilhado, ser rejeitado, morrer).  

E sabendo disso fica a pergunta: Por que Ele se sujeitaria a isso?  

A resposta é: porque Ele não poderia nos perder, e queria que fôssemos reconciliados com Ele. E isso é mais uma prova de Seu grande amor. Assim, somos salvos pelo sangue do Próprio Deus! 

118“O que é este Livro da Redenção, este título de propriedade, título registrado de propriedade? “O irmão diz: ‘registrado?’” O que significa registrado?Significa que foi feita uma análise até sua origem. Como aquela pequena—como aquela pequena gota de tinta, esta manhã, quando ela caiu naquele cloro, ela voltou às origens. E quando o pecado é confessado e cai no Sangue de Jesus Cristo, oh, que coisa, produz um registro, voltando direto ao Criador. Você se torna um filho de Deus. O título registrado de propriedade é mantido nas mãos do Todo-Poderoso. Oh, que coisa! 

119A redenção dela significa posse legal e absoluta de tudo o que foi perdido por Adão e Eva. Oh, que coisa! [O irmão Branham bate palmas uma vez—Ed.] O que isto deveria causar em um cristão que nasceu de novo! Sua posse legal desse título registrado, título de propriedade da Vida Eterna, significa que você possui tudo o que Adão e Eva perderam. Ufa! Que me diz disto, irmão? A posse desse título! 

120 Adão não podia preencher os requisitos da redenção. Depois que ele descobriu que a perdeu, ele tinha pecado e se separado de Deus, estava deste lado do abismo, de modo que não podia redimi-la. Ele simplesmente não podia fazê-lo, porque ele—ele próprio necessitava de redenção, assim ele não podia fazê-lo. 

123 Mas a lei de Deus aceitou um substituto. Agora, e se Deus não tivesse oferecido aceitar um substituto? Mas o amor O constrangeu a fazê-lo. Pois, o homem estava sem caminho de volta, e não havia nenhuma maneira de ele voltar. Ele estava acabado.Mas a graça de Deus encontrou este Parente Redentor na Pessoa de Jesus Cristo. A lei o exigia. A graça preencheu seus requisitos. Oh, sublime graça, quão doce o som! A lei de Deus exigia um substituto inocente.” 

Mensagem ‘A Brecha Entre As Sete Eras e Os Sete Selos’ 

Ao falar sobre o livro de Rute, o profeta irmão Branham nos explica acerca da figura de “goel” (remidor), que era uma pessoa que podia preencher os requisitos, ou seja, tinha de ser apto a fazê-lo (ser parente), mas ainda assim tinha que estar disposto a fazê-lo. Isso nos mostra que mesmo sendo parente ele tinha que querer pagar o preço. E o profeta nos diz que isso ocorreu em Apocalipse 5, quando o Anjo Forte apareceu bramando com grande voz, dizendo: “Quem é digno de abrir o Livro e desatar seus selos?” Ali era o chamado para o Parente Redentor se apresentar. Ou seja: “há algum parente digno que possa pagar o preço e tomar o Título de Propriedade?” Assim, quando o Cordeiro Parente (Cristo) se apresentou, Seu ato estava mostrando que Seu amor o constrangeu a pagar o preço e a redimir aqueles cujos nomes estavam escritos em Seu Livro, o Livro da Vida do Cordeiro, desde antes da fundação do mundo. 

Esta é a fé de redenção que tem sido dada a nós neste tempo! Somos redimíveis! E o próprio Cordeiro tem revelado a nós o quanto Ele nos ama, devolvendo-nos os direitos que Ele conquistou por nós. 


– QUATRO JUNÇÕES NA VIDA DE RUTE  

Sabemos que a Escritura é perfeita e que os tipos não falham. O irmão Branham mesmo dizia ser um tipologista, pois as sombras sempre apontam para o real. Vemos que, toda a Bíblia fala de redenção, sendo este o tempo em que o plano de redenção é revelado aos redimidos pela Abertura da Palavra; já que em Apocalipse 10, o Livro desce aberto à terra, sendo entregue das mãos do Anjo Forte às mãos do anjo terreno (sétimo anjo) – o profeta vindicado para anunciar os mistérios de Deus. 

 

Ao examinarmos o Livro de Rute, veremos, a nossa própria história de redenção sendo revelada. O irmão Branham indica, em cada personagem, uma aplicação para o nosso dia. E resumidamente, podemos chamar a atenção para: Noemi (Israel – igreja ortodoxa), Orfa (igreja fronteiriça, denominacional), Rute (igreja-noiva, redimíveis, eleitos) e Boaz (Cristo, goelRemidor). Portanto, cada etapa da vida de Rute diz respeito a uma etapa (junção) de nossas vidas, tanto no sentido individual quanto à igreja-noiva. Existem 4 capítulos no Livro de Rute e, cada um, diz respeito a uma etapa. Uma junção. 

 

103 “Agora, existem quatro posições e quatro junções em Rute e Boaz. A primeira é Rute decidindo. Quantos já ouviram a — eu pregar a mensagem? Vejamos suas mãos. Eu sei que todos vocês, eu acho. Eu a preguei aqui, a temos em fitas e assim por diante. Rute, primeiro, ela teve que decidir se ela ia para aquela terra ou não, com Noemi. Ela teve que fazer uma decisão. Então depois que ela chegou ali, a coisa seguinte que ela teve que fazer foi servir no campo de Boaz; ali fora, descalça, respigando atrás dos ceifeiros, servindo. E então, depois que ela encontrou graça no conceito de Boaz, então ela teve que esperar até que Boaz fizesse a redenção de parente, para levar de volta tudo que Noemi perdeu a fim de trazer Rute, a moabita. E então o próximo estágio, é – é Rute recompensada.” 

Mensagem ‘Apocalipse, Capítulo 5, 2ª Parte’ 

 

– DECIDINDO: Quando Noemi resolveu voltar a Belém, disse para suas noras permanecerem em Moabe, pois ela estava velha para ter outro filho que pudesse suscitar semente por meio de suas noras. Mas, tanto Orfa quanto Rute disseram que não iriam deixar sua sogra partir sozinha. Porém, num segundo momento, Orfa beija sua sogra e resolve permanecer naquela terra (mundo), num tipo da igreja fronteiriça. Mas, Rute, por eleição, tomou a decisão correta de ir com sua sogra para Belém (Casa do Pão de Deus), deixando sua velha vida, seus velhos costumes e atravessando a fronteira para outra terra. 

Na Mensagem ‘Apocalipse, Capítulo 5, 2ª Parte’, parágrafo 105, o irmão Branham diz, que Rute foi um tipo verdadeiro de crente ao sair do mundo e deixar seus velhos hábitos mundanos, dando início a uma nova vida, num tipo da justificação. Contudo, este foi apenas o início da jornada, sendo necessário prosseguimento à próxima etapa. 

108“Agora, Rute teve a mesma coisa. O que os moabitas diriam para ela quando ela atravessasse para Israel, para um grupo de fanáticos? Vêem, ela teve que tomar uma decisão. Ela teve que decidir. E você tem que decidir. E, finalmente, quando ela fez a sua decisão, ela foi para a — a nova terra. 

109 Agora, isto é justificação. É isto correto? Agora, observe isto, igreja. Oh, é perfeito. 

111 Rute, fazendo sua decisão, um tipo da igreja, a igreja gentílica, ela decidiu e atravessou para a terra. Agora, muitas vezes, nós metodistas e batistas, nós pensamos que isto é tudo o que a gente tem que fazer. Ela apenas começou. Ela não chegou a lugar algum ainda; ela apenas atravessou para o outro lado.” 

Mensagem ‘Apocalipse, Capítulo 5, 2ª Parte’ 

– SERVINDO: A Palavra nos ensina que “os passos do justo são ordenados pelo Senhor.” Após ter tomado a correta decisão, Rute teve que trabalhar para conseguir sustento para si e sua sogra. Mas, Deus a dirigiu ao campo certo onde havia o remidor. Mesmo trabalhando, servindo, Rute encontrou o Senhor da Ceifa que já começou a mostrar graça a ela, ordenando aos moços que deixassem cair porções generosas àquela donzela. E além disso, Boaz deu ordens para que ninguém molestasse-a. Mas, mesmo enquanto Boaz demonstrava sua graça à Rute, ainda assim ela teve que continuar trabalhando de sol a sol, operando sua salvação com temor e tremor, num tipo da santificação. 

112“Agora, a coisa seguinte que ela teve que fazer; ela teve que trabalhar. Ela se tornou uma legalista. Ela teve que praticar sua própria salvação com temor e tremor como você fez. Ela saiu para o campo, e colocou suas roupas sobre si, e saiu para os campos, e respigou atrás das servas a fim de obter o sustento para o dia. É isto correto? O que ela estava fazendo? Ela estava tentando encontrar graça com Boaz. E ela fez seu caminho através do estágio do legalismo. 

113 E isto é exatamente o que a igreja fez. Os luteranos creram nisto pela fé e entraram na terra. Mas os metodistas ensinaram a santificação, que era o ponto de vista legalista disto (vêem?), “Você tem que fazer algo. Eu tenho que parar. Eu tenho que deixar meu cabelo crescer,” dizia a mulher. Naturalmente elas não fazem isto mais; mas elas — elas faziam isto, deixavam seus cabelos crescerem. Elas tinham que parar de usar pinturas em suas faces. Elas não usavam suas — suas saias erradamente e — e, ou, short como as outras faziam. Elas tinham que fazer algo. Vêem? Isto foi o que ela fez, o estado da justificação, o estado da santificação.” 

Mensagem ‘Apocalipse, Capítulo 5, 2ª Parte’ 

 

– DESCANSANDO: Depois de Rute ter decidido e trabalhado finalmente chegou o momento em que sua sogra, aquela que conhecia as Leis da Redenção, teve que dizer (orientar) para Rute deitar-se aos pés de Boaz, que estaria na eira padejando cevada. Quando Rute deitou-se aos pés de Boaz, ele lhe deu descanso; pois prometeu que lhe redimiria, caso o remidor mais próximo não o fizesse. Além disso, Boaz lhe deu seis medidas de cevada para que ela não voltasse vazia a sua sogra. Logo, Noemi compreendeu que Boaz não iria descansar até que concluísse a redenção. Assim, e a partir de então, Rute pôde descansar na promessa de que Boaz operaria sua redenção. 

O parente mais próximo de Noemi, o fulano de tal (o diabo), não tinha nome forte para redimir Noemi e suscitar semente em Rute. Mas, Boaz tinha. Assim como Cristo que pôde nos redimir e colocar Seu nome em nós! 

O irmão Branham aplica esse descanso ao recebimento de nossa garantia, do penhor da nossa herança, sendo necessário, contudo, chegar até ao fim do caminho e receber a recompensa pelo casamento, a Palavra Aberta, o próprio Cristo! 

114“Agora, quando finalmente ela encontrou graça com Boaz, o que aconteceu? Então Noemi lhe disse: “Você espere aqui enquanto Boaz faz o trabalho de um parente redentor, porque ele é o único que pode fazer isto. Ele é nosso parente redentor mais próximo, e você apenas espere aqui. Não vá para os campos mais. Não faça isto, aquilo, ou aquilo outro. Você apenas espere até que a remissão do parente esteja cumprida.” E ela descansou. Amém. 

115 Isto é exatamente ao que a igreja tem chegado neste último estágio do Pentecostes. Vêem? No princípio do Pentecostes todos eles avançaram, e eles tinham que fazer isto, e eles vibraram e tudo mais. Agora, o que a igreja está fazendo, a verdadeira igreja? Está apenas descansando. O que é o descanso? Aqui está. Descanso é o Espírito Santo, o dia do sábado. (Os Adventistas do Sétimo dia nos diriam, vocês sabem, a respeito do sábado ser o sétimo dia ou algo assim.) Em Hebreus capítulo 4, diz: “Nós, que temos entrado em Seu Repouso, temos cessado nossas obras como Deus cessou as Suas.” Então o sábado é o Espírito Santo.” 

Mensagem ‘Apocalipse, Capítulo 5, 2ª Parte’ 

– RECOMPENSADA: Finalmente, Rute foi recompensada quando Boaz testemunhou diante dos anciãos e de todo povo que a tomaria por mulher. Ou seja, quando redimiu Noemi ele obteve esse direito. 

Rute 4 

9 Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi, 

10 E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas. 

11 E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém. 

12 E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar deu à luz a Judá), pela descendência que o Senhor te der desta moça. 

13 Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho. 

14 Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. 

15 Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. 

16 E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. 

17 E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. 

Por isso, o profeta dizia que, ‘a Bíblia é uma história de amor!’ Boaz sabia que tinha que redimir Noemi para tomar Rute como esposa; o mesmo que Cristo sabia ao dar ordem aos discípulos para irem primeiro às ovelhas perdidas da Casa de Israel, seguindo a ordem da redenção, sabendo a todo tempo que Ele tomaria uma noiva dentre os gentios para o Seu nome. A recompensa que Rute recebeu é um tipo da igreja-noiva sendo recompensada neste dia, ao receber o Redentor como Esposo, pois a sétima medida de Boaz era ele mesmo. 

Não teria como sermos recompensados neste tempo se não tivéssemos recebido a Mensagem que nos mostraria a sublime graça revelada a nós. A Abertura da Palavra tem nos mostrado todo o amor de Deus em ter feito todo Seu plano de redenção pensando nesta esposa do Cordeiro que somos nós. Ao recebermos a revelação de como Ele operou Seu plano por nós, não tem como não amarmos o nosso Redentor! E isso produz em nós fé de redenção, pois já estamos casados com Cristo. Estamos confiados que nosso Boaz já tem preparado lugar para nos levar ao Lar. 

118“E então? Rute foi recompensada. Isso é quando todos nós seremos recompensados. É isto que este Livro selado com sete selos vai abrir para nós. O que são estas coisas? Elas são mistérios. Elas não estão escritas na Palavra; têm que ser reveladas através do Espírito Santo; mas se você observar, realmente, elas estão reveladas através de todas as Escrituras, mas elas foram escondidas do povo. Quando chegarmos nos pergaminhos daqui a pouco, você verá como isto foi preparado; então você saberá exatamente como estas coisas se abrem. 

128 Veja como viemos através da justificação, santificação, agora do batismo com o Espírito Santo: descansando, esperando. O que é isto agora? Agora, quando chegarmos a estas revelações vocês verão o que é isto agora. Vêem? Como aquilo apenas. . . Estas coisas não podiam ser ensinadas até este dia. Elas não. . . Elas não podiam ser ensinadas. Elas não foram abertas para os filhos dos homens. Assim disse a Bíblia. Eu posso lhe mostrar aqui na Escritura que ela diz que isto não seria aberto para os filhos dos homens até este dia 

193 Então você observa que estas coisas revelam a si mesmas, e correm exatamente de volta ao redor e abrem o Livro. Então agora, isto realmente mostra o quadro de toda a Bíblia, e os selos que estão na Bíblia escondidos dos olhos dos sábios e entendidos. Deus, através do Espírito Santo, os está abrindo assim e revelando-os bem através da Bíblia. Glória a Deus.” 

Mensagem ‘Apocalipse, Capítulo 5, 2ª Parte’ 

 

Min. Fernando Alves

Min. Fernando Alves

Criado nesta Mensagem por seus pais desde a infância, sob os cuidados do Pastor Wanderley Lemos, o irmão Fernando Alves, desde a juventude, participou de trabalhos evangelísticos e cooperou junto à mocidade do Tabernáculo em Belo Horizonte ao lado do pastor Wanderley Vilaça que na época era o líder. Em 2012, foi chamado a ajudar na pregação da Palavra, inicialmente em assistência às congregações do Ministério Assim Está Escrito na região metropolitana de Belo Horizonte, até que, em maio de 2017, durante uma pregação de escola dominical, foi convocado a auxiliar diretamente no Ministério.


Um comentário

  • Avatar
    Ylberty de souza oliveira

    23/03/2020 as 19:30

    Graças à Deus pela graça
    Maravilhosa pela nossas vidas muito bom.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias