Fé E Ciência | Assim Está Escrito

Deus, em muitas de suas atribuições, onisciência e onipresença, viu antes de tudo o papel da Medicina, da Psicologia e de diferentes e importantes Ciências e saberes que ampliam o conhecimento sobre os homens, suas maneiras de viver, seus atos e principalmente as consequências.

Olá, preciosos.

Saudações, saúde!

Para melhor compreensão do ser humano sobre a face da terra, uma única visão não é suficiente. De complexos comportamentos e distintos pensamentos, os homens sempre se surpreendem e nos surpreendem.

O que era conhecido como Homo sapiens era de origem da História, Biologia, Filosófica e Antropológica e quanto mais tempo se passa, mais discutíveis são os assuntos relacionados à espécie humana, pois trata-se de um assunto multi e transdisciplinar.

Por mais que haja pessoas, ideias, partidos e questionamentos que querem de todas  as formas desvincular as partes que constituem o ser humano (a parte biológica, psicológica, social e espiritual), finalizam suas conclusões embasadas na necessidade da união de todas elas.

É o caso tradicional da medicina e psicologia, por exemplo. Enquanto a primeira é uma área de conhecimento que estuda a manutenção e restauração da vida, a segunda é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano, assim como sua saudável e necessária prevenção e preservação. E vale dizer que essas são figuras de exemplos de duas ciências que podem (e devem) auxiliar, elementarmente, na propagação do ministério da Palavra de Deus.

Garantidamente, ambas fomentam a compreensão da vida humana e a corroboração da Obra do Senhor ao longo da existência do homem. Quer sim, quer não, inegavelmente os métodos científicos acabam chegando em um ponto comum com a natureza dos homens, com uma assinatura conhecida, assim como na natureza ‘natural’.

Lembro de uma aula, ainda nos primeiros períodos na academia, que um professor da disciplina de Filosofia havia explanado o seguinte: em uma linha do tempo, onde se encontra a história da humanidade, há o antes e o depois deste. Assim, neste antes e depois está a fé; além de pesquisa, comprovações e experimentos, e no meio da história dos homens, está a Ciência com suas factíveis contribuições e amplas linhas de estudos (Física, Astronomia, Biologia, Medicina…). Veja abaixo:

A ciência, desta maneira, reconhecendo seu necessário espaço, sua importância em toda conjuntura humana, contribui categoricamente no cuidado pelo e com o homem. Embora vejamos o científico buscando estudar o antes e depois, nos deparamos com essas informações e conhecimentos, este resultado se aproxima bem de um trabalho argiloso e inacabado.

Vejamos agora o conceito de Ciência ofertado por uma enciclopédia: ‘conjunto organizado de conhecimentos relativo à determinada área do saber, caracterizado por metodologia; saber, conhecimento; conhecimento que se obtém através de leituras, de estudos, instrução, erudição e conhecimento usados para uma dada finalidade¹.’

Deus, em muitas de suas atribuições, onisciência e onipresença, viu antes de tudo o papel da Medicina, da Psicologia e de diferentes e importantes Ciências e saberes que ampliam o conhecimento sobre os homens, suas maneiras de viver, seus atos e principalmente as consequências.

É uma das diferentes formas que Deus utiliza para dialogar e alertar os homens, embora tenha outros recursos mais próximos de falar e mesmo se estreitar aos Seus filhos, como, por exemplo, a não adulterada e imutável Palavra, a saber, a Bíblia.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” (Romanos 8:28).

Convido a todos para fazermos deste tempinho aqui um ambiente de diálogo de forma breve. Entretanto, sólido e saudável, aos assuntos concernentes à área emocional do ser humano, suas diligências, os processos em desenvolvimentos, o amadurecimento e os mecanismos preventivos de uma vida com aspectos construtivos e procedentes. Ou seja, uma mente que favorece uma vida saudável. Vamos?

-> Interseção com a Palavra:

“Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor.”
Provérbios 21:30

Avante hoje e sempre!

Nota:

¹Larousse 1995, Nova Cultural 1998 – ISBN 85-13-00760-9, pág. 1402

Tiago José

Tiago José

Sou o irmão Tiago José, um estudante das Ciências Humanas, formado em Psicologia e em formação nas áreas correlacionadas do conhecimento, onde a prática e a teoria se tornam cotidianas, principalmente na convivência com as pessoas com quem passamos a maior parte do nosso dia, de nossas vidas. Por esse oportuno espaço se encontrará um ambiente para desenvolvermos juntos a virtude da sensibilidade que proporciona o conhecimento de que cada pessoa possui sua particular história, e a partir daí, seus impactos e resultados. A dinâmica psíquica também será abordada em nossas falas.


Um comentário

  • Avatar
    Adelson Santos

    25/03/2022 as 10:53

    Combinadissimos irmão Tiago, vamos nos inteirar nesta página dos muitos assuntos relacionados a ela !!
    Um grande Shalon a todos!!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias