Gratidão

A pessoa grata doa porque possui, se disponibiliza e contribui de bom grado. De graça recebemos o fôlego de vida, a possibilidade de existir! Isso nos ensina a agir da mesma forma: doar, ofertar, suportar, compreender, auxiliar, ouvir, se permitir ousar.

Gratidão é a qualidade daquele que é grato, de quem se sente satisfeito e feliz até mesmo com os pequenos detalhes que a vida proporciona. Nos chama a atenção que para ser grato não se faz necessário instrução alguma. É recomendado tão somente sermos gratos por natureza, uma espécie de lei natural; algo espontâneo, de dentro para fora, sem forçar, nada compulsório ou obrigatório.

A gratidão favorece a observação do belo. Uma pessoa grata possui capacidade de enxergar, ver com olhar mais receptivo, respeitador; consegue ver as qualidades de uma imagem, de uma pessoa, de uma situação. Encontra os pontos a serem melhorados ou alternados, ao passo que também vislumbra os adjetivos a serem cultivados, significados e exaltados.

Gratidão possibilita a compreensão de uma vida mais saudável. Uma pessoa grata consegue, com mais resiliência, lidar com os contextos apresentados ao longo da vida. Os gratos pela vida não estão imunes aos desafios em suas existências, não têm o privilégio de se ausentarem de barreiras em seus cotidianos. A diferença está na maneira como lidam com situações adversas: não se permitem serem controlados por eventos, valores monetários ou serem aprisionados por ditames de uma sociedade.

A gratidão permite usufruir do melhor que o ser humano pode oferecer: sua capacidade de escolha, o desejo por ser autêntico, próspero e autor da própria história de vida. Pois, aquele que é grato não desperdiça seu precioso tempo com agitações e reclamações. A gratidão não exige das pessoas que aprendam com os seus tropeços pelo caminho, na verdade, a gratidão precisa apenas de um coração aberto e disponibilidade de reconhecer aonde já chegou. O ‘aonde chegará’ encontra-se no caminho. A gratidão não isenta alguém de passar por questões corriqueiras e conflituosas, mas, oferece sentido para tais situações. O fato de passar ou não por adversidades não é um fator decisivo para uma vida mais saudável, claro que os desafios podem interferir, mas o que realmente define essa questão é a maneira como cada um reage a esses momentos.

O exercício da gratidão auxilia na elevada posição para reconhecer o valor que a vida recorrentemente nos apresenta. Não é de hoje que pessoas nos dizem que “temos apenas uma vida”, então aproveitemos ao máximo o que ela nos proporciona. Na corrida do início da vida, cada um de nós chegou em primeiro lugar, deixando para trás cerca de 135 a 300 milhões de concorrentes: motivo mais do que suficiente para permitir a gratidão inundar nossa maneira de ser no mundo. Valores que são expressos no estilo de vida, na convivência com as pessoas, nos pensamentos pessoais e velados. Pessoas gratas conhecem e reconhecem o valor que a vida dispõe; ela é única, intransferível.

Ser grato faz surgir a reciprocidade. Reciprocidade espontânea, desejada e compreendida. A pessoa grata doa porque possui, se disponibiliza e contribui de bom grado. De graça recebemos o fôlego de vida, a possibilidade de existir! Isso nos ensina a agir da mesma forma: doar, ofertar, suportar, compreender, auxiliar, ouvir, se permitir ousar. Uma infinidade de verbos, muitas ações!

Não se finda aqui o que seria gratidão, você pode conhecer mais sobre essa qualidade nas escrituras, ali pelos Salmos 103, 104, 105, 106, 107 e 150. Sempre existirão ricas motivações para um grato coração louvar ao Senhor!

5 comentários

  • Avatar
    Alessandra Policarpo

    11/09/2020 as 16:24

    Amém, que sempre possamos agradecer a Deus por tudo que nos fez e faz.Deus ti abençoe ricamente e ti fortaleça.

    Comentar

  • Avatar
    Alessandra Policarpo

    11/09/2020 as 16:25

    Amém, Amém e amém. 👐👐👐

    Comentar

  • Avatar
    Elenice Ap. Azevedo

    13/09/2020 as 15:30

    Amém. Palavra maravilhosa.

    Comentar

  • Avatar
    Rosemary seraphim

    14/09/2020 as 09:42

    Muito bom!!!segredo de vitoriasss

    Comentar

  • Avatar
    Mariane Oliveira

    18/09/2020 as 19:14

    Com toda certeza, sempre existirão inúmeros motivos para um coração grato louvar ao Senhor!
    Muito bom este texto! Deus vos abençoe!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias