Janeiro Branco... Um Cuidado Constante! | Assim Está Escrito

Um dos maiores investimentos, ou como gosto de pensar, um dos maiores ativos dos homens em sua jornada pela vida é preservação de suas saúdes (física, emocional, espiritual, financeira, relacional).

Olá preciosos!

Saudações e saúde!

Aproveitando os bons resultados da campanha comemorativa e de sensibilização quanto aos cuidados da saúde mental, o prestígio de complementar ainda mais com as reflexões aqui, sobre as nossas emoções é uma dádiva!

Saúde emocional só há uma, não existe refil que possa alterar com uma psique adoecida, o que urge por um cuidado contínuo. E por falar em cuidado constante, o que vem em nossas mentes, neste contexto, é o conceito de prevenção.

Fatalmente vemos que melhor do que remediar, é evitar traumas que possam ser evitados, dentro do possível; o que auxilia bastante no enfrentamento aos desafios encontrados ao longo de nossos percursos.

Ao fazer uma rápida pesquisa pela palavra ‘prevenir’ podemos encontrar sinônimos como nascer, acudir, proceder. Verbos de ação, movimento! Assim, recorrentemente vemos a necessidade de movimentos diários relacionados ao nosso corpo físico, o que ajuda muito no combate ao sedentarismo.

Em um corpo em ação se destaca a disposição para acordar, se desenvolver ao longo do dia, e, ao retornar para casa, o sono resultará em um descanso restaurador. Não falo apenas dos exercícios físicos, mas também deles, para dizer que da mesma maneira é a dinâmica psíquica (exercitar a manutenção dos sentimentos).

Cada pessoa possui sua forma natural de lidar com o ambiente ao seu redor, o que deve ser respeitado e é legítimo.

Neste aspecto, e com o desejo de apontar reflexões afáveis, viáveis e procedentes, o que podemos apontar como fatores comuns e prevalentes aqui, dizem respeito a prevenção de riscos adoecedores sequelares, onde ao mesmo tempo, favorece consequentemente a gestão de uma saúde emocional mais satisfatória:

  • Qualidade dos pensamentos, capacidade de análise contextuais das observações do cotidiano (prudência),
  • A postura ativa nas ações pessoais e coletivas (papel ativo de responsabilidade),
  • A prática de exercícios físicos que nunca é demais – busque auxílio com um profissional da área, é mais seguro;
  • As atividades da boa alimentação diária – corra lá na coluna Nutrição em Prática e aprecie sem moderação os conteúdos ali postados.

A disciplina rumo ao altruísmo, o desenvolvimento da gratidão (ação contínua), a presença do sono restabelecedor (isso ajuda muito na qualidade antes, durante e depois de um longo dia de trabalho), a ponderação das intenções (tudo nos é lícito… Tudo nos convém?) assim como o aproveitamento do hoje (agora) com essas pequeninas sugestões, afinal, é chamado de presente por algum propósito, óbvio.

Ah, uma boa dose das Boas Novas vai ser um diferencial e tanto, não esqueça desse detalhe. Pois, com isso, nossa subjetividade não será atingida com as adversidades do dia a dia? Nem mesmo este é o objetivo, mas, de exercitar um pouco da previdência em relação a nossa integridade emocional!

Outro dia estava lendo uma revista e me deparei com a seguinte frase: ‘um grama de prevenção vale um quilo de tratamento.’

Um dos maiores investimentos, ou como gosto de pensar, um dos maiores ativos dos homens em sua jornada pela vida é preservação de suas saúdes (física, emocional, espiritual, financeira, relacional). É garantido o retorno e de forma abundante. A partir daí começamos a enxergar o que de fato nos fazem satisfeitos, expansivos e avante!

Não deixe de cultivar sua vida cuidando daquilo que você ganhou de graça: sua história! Embora exige bastante esforço para o cuidado pessoal. Preserve-se, previna-se, movimente-se, sinta-se!

Tanto o ganhar (a saúde) como preservar possui o mesmo ímpeto de responsabilidade! Não é fácil, como não é impossível! Então, vamos juntos fazer este compromisso?

Nos vemos em breve, Shalom!

Tiago José

Tiago José

Sou o irmão Tiago José, um estudante das Ciências Humanas, formado em Psicologia e em formação nas áreas correlacionadas do conhecimento, onde a prática e a teoria se tornam cotidianas, principalmente na convivência com as pessoas com quem passamos a maior parte do nosso dia, de nossas vidas. Por esse oportuno espaço se encontrará um ambiente para desenvolvermos juntos a virtude da sensibilidade que proporciona o conhecimento de que cada pessoa possui sua particular história, e a partir daí, seus impactos e resultados. A dinâmica psíquica também será abordada em nossas falas.


3 comentários

  • Avatar
    Gerada Guimarães Rodrigues

    28/01/2022 as 08:09

    Culto maravilhoso ajudando nos a ter conciencia de quem somos e. Como devemos comportar diante dos araques do inimigo ;; para mim o melhor lugar para estarmos e a nai igrejai reunidos ouvindo. a palavra de nosso Senhor Jesus. Cristo

    Comentar

  • Avatar
    CLARY

    28/01/2022 as 17:31

    Maravilha, aprendizado nunca é demais. 🙌🙌🙌. ” Uma grama de prevenção vale um quilo de tratamento”.

    Comentar

  • Avatar
    Elias Faleiro Silvério

    03/02/2022 as 11:37

    Que grandes conselhos, estes sim, são grandes investimentos que valem a pena. Deus o abençoe irmão Tiago.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias