Lisonja ou Correção

Quem de nós não gosta de um elogio, seja quando fazemos algo bem feito ou quando uma característica nossa está sendo exaltada? Creio que todos nós gostamos. Mas, devemos observar e ser cuidadosos com os exageros.

Antes de refletirmos sobre o tema da publicação de hoje, quero expressar meu desejo de que o Senhor Jesus vos abençoe!

Muitas vezes presenciamos pessoas fazendo elogios que não condizem com a verdade. Pessoas que enquanto elogiam, gostariam de, na verdade, estar criticando. Ou, pessoas que ao elogiar o fazem com intenção de beneficiarem-se de alguma forma. E isso é algo que aprendemos bem cedo em nossas vidas, quando ainda somos crianças.

É comum vermos pais elogiarem seus filhos em momentos que deveriam corrigi-los, e corrigindo quando deveriam elogiá-los; e essas atitudes, no futuro, se tornarão um grande problema; pois corrigir e/ou elogiar no momento errado pode prejudicar a formação tanto da personalidade quanto do caráter da criança.

Vejamos o que diz em Salmos 78:36-37:

36. Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam.

37. Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança.

Agora, para uma melhor compreensão do texto, entendamos o que significa lisonjear:

Elogiar demasiadamente e com afetação

Afetação: falsidade fingimento

Ser adulador com fim interesseiro

Em Provérbios 1:10, diz:

10. Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.

É claro que nós não devemos ser pessoas desconfiadas de tudo a nossa volta, pois ser desconfiado a este nível também é um problema. O que a escritura está mostrando e nos instruindo é que devemos ser atentos, já que muitas vezes uma determinada “aproximação elogiosa” tem por detrás um objetivo-interesseiro; e em casos mais graves até perverso.

28. A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.

Provérbios: 26:28

Quem de nós não gosta de um elogio, seja quando fazemos algo bem feito ou quando uma característica nossa está sendo exaltada? Creio que todos nós gostamos. Mas, devemos observar e ser cuidadosos com os exageros.

-“Ao observarmos uma pessoa que está sempre elogiando com exagero, poderemos perceber, por trás daquela ação, a existência de um interesse.”

Dito isso, o meu desejo é: ‘saibamos entender que em várias oportunidades podemos sim, e até devemos elogiar alguém, mas, isso deve sempre acontecer com equilíbrio e verdade.’

Shalon!

Min. Adelson Santos

Min. Adelson Santos

No ano de 2003 foi chamado para integrar o corpo de diáconos o qual serviu com uma dedicação digna de ser mencionada, cumprindo com responsabilidade, disponibilidade e sempre com muita determinação para com o ministério que a ele foi outorgado até o dia 3 de janeiro de 2016; Quando foi convidado pelo pastor Wanderley Lemos, a fazer parte do corpo ministerial no qual de igual forma tem empenhado-se para contribuir com o crescimento da igreja; passando então a ministrar no Tabernáculo, nas congregações, auxiliando em visitas hospitalares e residenciais, realizando os batismos dos novos convertidos que o Senhor tem acrescentado a esta casa e recentemente passou a cuidar da congregação que está situada em São Sebastião da Barra, a 340 km de Belo Horizonte.


3 comentários

  • Avatar
    Dalva de Oliveira Pereira

    20/03/2020 as 09:05

    Tudo o que dissermos tem que haver temperança, que faz parte da vida cristã.

    Comentar

  • Avatar
    Tiago José

    22/03/2020 as 07:58

    O equilíbrio é sempre uma companhia inestimável!
    Belo escrito!

    Comentar

  • Avatar
    William Branham Martins de Barros.

    24/03/2020 as 15:44

    Amém irmão Adelcio. Que Deus nos dê humildade e equilíbrio.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias