Mãe Cristã: O Maior Seminário Que Há – I Parte

É necessário que haja ensinamento vindo de uma mãe cristã para a formação de um caráter cristão...

 

 A FORMAÇÃO DE UM CARÁTER CRISTÃO

Existe um provérbio português que diz: “ninguém nasce sabendo”.

Partindo dessa premissa seguiremos algumas personagens das escrituras, e da história cristã que nos dão uma grande demonstração de como formar o caráter cristão (em nossos filhos e filhas).

Segunda carta de Paulo a Timóteo 1:5

1- Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2- A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso.

3- Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;

4- Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo;

5- Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

6- Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.

7- Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

8- Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus.

Vemos aqui que Paulo exalta características que Timóteo houvera adquirido, herdado de sua avó Lóide e de sua mãe Eunice. Através da instrução dessas duas grandes cristãs referidas no capítulo lido, vemos a formação de um dos maiores exemplos de ‘ministérios’ das escrituras. Timóteo tornou-se versado nas escrituras tal como era, também, um homem a quem Paulo tinha como filho. E a grande responsável por esta formação é a mãe; como vemos em primeira carta a I Timóteo 2:9­ ao 15.

9- Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,

10- Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

11- A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.

12- Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

13- Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

14- E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

15- Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

Diante desta escritura poder-se-ia perguntar: a mulher se salvará tendo filhos?

Resposta: Não.

Veja o que diz o profeta William Branham na mensagem intitulada ‘Perguntas e Respostas Sobre o Espírito Santo’, pregada em 19 de dezembro 1959:

“[…] 3- Agora, a próxima pergunta é uma que penso que talvez alguém estava – o que eu disse outra noite. Explique sobre a esposa ser salva dando à luz filhos.

110- A esposa não é salva dando à luz filhos. Mas vamos ver agora em I Timóteo 2:8 só por um momento. E vamos simplesmente descobrir o que a Bíblia diz a respeito dos filhos. Agora, eu imagino que esta seja uma doutrina Católica, que os católicos dizem que a mulher é salva dando à luz filhos. Mas não vamos…Eu não creio nisto. I Timóteo capítulo 2, e vamos começar no verso 8, e lermos por um momento agora. Está bem, ouçam.

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto… (não deveríamos ter perguntando isto, deveríamos? Ouçam isto) …Com pudor… (Oh!) …e modéstia; não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, (Irmãos, eu estou vos ajudando aqui, espero. Todos estes chapéus novos cada dia ou três dias. Vê você? Isto não está se tornando cristão).

Mas como convém às mulheres que fazem profissão de servir a Deus com boas obras.

Que vossas mulheres possam aprender em silêncio com toda a sujeição.

Não permito porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.

E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se… (Agora, Ele não está falando com as mulheres do mundo, ter bebês)… se permanecer na fé… (Vêem? Se ela permanecer. Ela já… Esta é a mulher da qual ele está falando, da mulher que já está salva. Vêem?) …e modéstia, na caridade e na santificação.

111- Não é ter um nenê que a salva, mas é porque ela está criando filhos, fazendo a sua obrigação, não criando gatos, cachorros, ou seja o que for para ocupar o lugar de um filho, como elas fazem hoje, dando a eles amor de mãe para que então elas possa sair e ficarem por aí a noite toda. Algumas pessoas fazem isto. Desculpem, mas elas fazem isto. Isto é muito duro para eu dizer, mas a verdade é a verdade. Vêem? Elas não querem um nenê para ficarem presas com eles. Porém dando à luz filho, se permanecer com modéstia na fé, na caridade e na santidade, ela será salva. Porém o se é, você será salva também, se você é nascida de novo. Você… você pode ser curado se você crê. Você pode receber o Espírito Santo se você crê Nele, apronta-te para Ele, se você está pronto para Ele. E ela será salva se ela continuar fazendo estas coisas (Vêem?), mas não porque ela é uma mulher. Então isto é certo, irmão, irmã. Não é um ensinamento Católico de modo nenhum. […]”

‘É necessário que haja ensinamento vindo de uma mãe cristã para a formação de um caráter cristão’; assim diz Provérbios 22:6.

Min. Adelson Santos

Min. Adelson Santos

No ano de 2003 foi chamado para integrar o corpo de diáconos o qual serviu com uma dedicação digna de ser mencionada, cumprindo com responsabilidade, disponibilidade e sempre com muita determinação para com o ministério que a ele foi outorgado até o dia 3 de janeiro de 2016; Quando foi convidado pelo pastor Wanderley Lemos, a fazer parte do corpo ministerial no qual de igual forma tem empenhado-se para contribuir com o crescimento da igreja; passando então a ministrar no Tabernáculo, nas congregações, auxiliando em visitas hospitalares e residenciais, realizando os batismos dos novos convertidos que o Senhor tem acrescentado a esta casa e recentemente passou a cuidar da congregação que está situada em São Sebastião da Barra, a 340 km de Belo Horizonte.


4 comentários

  • Avatar
    Ylberty

    02/11/2019 as 15:18

    Muito edificante o artigo que Deus continue está ferramenta pra nos crescemos espiritualmente.Deus abençoe.

    Comentar

  • Avatar
    Lucilene

    04/11/2019 as 16:44

    Amem 🙌🙌

    Comentar

  • Avatar
    Isabel Almeida

    07/11/2019 as 18:35

    Que tenhamos muitas mamães “Ana” neste tempo sombrio.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias