Não Seja Tão Sensível

shutterstock_376717549
Observemos bem o nível das ofensas, e não do ofensor. Na maioria das vezes as pessoas são preciosíssimas, mas, ainda assim estão sujeitas a usarem palavras e/ou terem ações baixas.

Olá,

Deus te abençoe no precioso nome do Senhor Jesus Cristo!

O nosso assunto hoje é: Não seja tão sensível.

Quantas guerras e/ou quantos rompimentos de convivência acontecem por causa de uma explicação rasa e barata: “Ele me ofendeu!”

Muitas pessoas morreram, muitos casamentos acabaram, amizades foram rompidas, empregos perdidos, pessoas saíram da igreja e o motivo foi: “Me ofenderam”.

Feridas doem demais. Orgulho ferido então, dói ainda mais! E a ferida moral, essa é insuportável! A alma ferida não consegue nem medir. É verdade. Mas, isso depende de quem somos.

Em certa ocasião o profeta William Branham comprou uma peruca para tapar sua calvície nos dias frios, pois o frio lhe fazia mal e causava-lhe rouquidão. E, percebendo que ele estava usando aquela peruca e iria sair junto com ele para almoçar, seu filho Billy Paul lhe perguntou:

– “Papai, o senhor vai com essa peruca?”

– “Sim Billy, respondeu ele.”

– “Não pai, comigo não.”

Isso fez com que o irmão Branham não fosse almoçar com ele. Porém, no almoço Billy sentiu que havia ferido seu pai, então decidiu voltar, ir até ele e pedir perdão dizendo:

– “Pai, eu te feri”.

A resposta do profeta de Deus nos dá uma base para nossa meditação aqui:

– “Não meu filho, você não conseguiria me ferir.”

Percebemos que o profeta estava em uma posição mais alta do que as ofensas, a tal ponto, que ainda disse ao filho que não havia ido almoçar junto com ele para evitar que ele ainda fizesse algo mais, e que o anjo do Senhor o matasse por causa da sua transgressão. Podemos observar, que além de não ser ferido o profeta ainda salvou o seu ofensor. Essa atitude não nos parece familiar?

Ao nos lembrarmos do Senhor Jesus na cruz iremos recordar que Ele ao ser ferido de todas as formas possíveis, rogou ao Pai que perdoasse aos seus algozes, pois eles não sabiam o que estavam fazendo. E em Filipenses capítulo 2, verso 5 nos é recomendado ter o mesmo sentimento que também houve em Cristo Jesus.

Vamos tomar um exemplo para acrescentarmos à nossa meditação:

Você já observou quão sensível é um balão/bexiga? Aqueles enfeites que encontramos em festa de criança. Eles são a decoração das festas para a alegria da criançada. Mas, frequentemente os vemos causando choro nas crianças que alegrou. Por que? Por causa da sua sensibilidade excessiva às feridas.

Se fizermos um paralelo entre o balão e o pneu, veremos que os dois são feitos da mesma matéria-prima, borracha. E que também são cheios com a mesma coisa, ar comprimido. Mas o pneu não se estoura com a mesma facilidade que o balão; e em muitos casos ainda que ferido (furado), o pneu continua carregando o peso do veículo sobre si, conduzindo pessoas aos seus destinos. E ainda existe uma substância que quando aplicada dentro do pneu fecha as feridas de dentro para fora, possibilitando que o pneu continue rodando ainda que furado. Porém, no momento em que é furado ele libera o que está lá dentro e aquilo fecha o furo instantaneamente.

E aplicando isso espiritualmente: quando o Espírito Santo ocupa o nosso interior nos tornamos menos sensíveis exteriormente. E isso faz com que ajamos da mesma forma do pneu preenchido pelo produto colante, não permitindo que feridas nos façam parar. Não perdendo amizades por causa de pequenas agressões. Não iniciando guerras por orgulhos feridos. Mas, compreendendo que essas coisas acontecem mesmo. Amigos ferem, sim. E cônjuges ferem também. Todavia, isso não deve nos fazer descer ao nível das ofensas. Observemos bem o nível das ofensas, e não do ofensor. Na maioria das vezes as pessoas são preciosíssimas, mas, ainda assim estão sujeitas a usarem palavras e/ou terem ações baixas.

Porém, precisamos ter ações e palavras para elevá-las. É necessário que tenhamos resistência suficiente para não sermos feridos, e se feridos continuarmos a caminhada até o posto de reparação do furo, para que a viagem continue com um bom remendo nos fazendo suportar e nunca cancelar a viagem. E essa viagem pode ser um casamento, uma amizade ou qualquer coisa que tenha muito valor para nós, e que por um pequeno furo corre o risco de acabar.

Compreendendo isso, o que significam as feridas?

Pr. Wanderley Vilaça

Pr. Wanderley Vilaça

Aos 21 anos se tornou líder dos jovens e também começou a pregar em praças públicas o que lhe trouxe muita experiência e amor por almas; posteriormente começou a prestar assistência às nossas congregações; em 2002 foi chamado pelo pastor Wanderley Lemos para integrar o corpo de ministros; no ano de 2011 foi consagrado a pastor; logo em seguida assumiu a igreja de Ouro Branco e desde então a vice-presidência do Tabernáculo Belo Horizonte.


5 comentários

  • Avatar
    Leonardo Paixao

    05/12/2019 as 18:35

    Quão edificante!!!

    Comentar

  • Avatar
    Isabela

    05/12/2019 as 22:20

    Como a Palavra trás equilíbrio para as nossas vidas 🙌🏽

    Comentar

  • Avatar
    Alessandra Policarpo Marques Zebral

    07/12/2019 as 09:18

    Pura verdade, Deus Ti abençoe.Nos ajude senhor Jesus cristo nesta caminhada do Amor perfeito.

    Comentar

  • Avatar
    Ylberty de souza oliveira

    07/12/2019 as 18:27

    Maravilhoso texto me ajudou muito e vem ajudando a cada dia mais estas pequenas pepitas ditas e expressada pelo dispenseiros de Deus.Deus abençoe o trabalho

    Comentar

  • Avatar
    Tiago José

    10/12/2019 as 08:36

    Sim! Oh, quão profunda meditação!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias