Necessário Vos É Nascer De Novo

E a não ser que nasçamos de novo, não poderemos entender o plano de Deus. E ele só se torna real em nossas vidas quando o entendemos. É como um mestre de obras se preparando para fazer uma estrutura, se ele não entender o plano ele não pode nem mesmo começar a construir. De igual forma também é com o Reino de Deus. Se não entendermos o plano de Deus não poderemos nem mesmo começar a edificar a estatura de um varão perfeito.

Leitura Bíblica: Filipenses 1:21-25 e 3:11-16

Mensagens Citadas: Provando Sua Palavra; Sabedoria Versus Fé; A Posição De Um Crente Em Cristo; Necessário Vos é Nascer De Novo

Na Escritura de São João 3, vemos que Nicodemos, um grande estudioso da Palavra, procurava entender porque a Palavra de Deus funcionava tão bem na vida de Jesus. E por conhecer quais eram os sinais que o Messias haveria de manifestar naquele dia, Nicodemos viu que Deus estava em Jesus.

E sendo interrogado por Nicodemos, Jesus disse: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” As palavras de Jesus foram incompreensíveis para Nicodemos de tal maneira, que, o levou a perguntar para Jesus, como um homem sendo velho poderia voltar para o ventre de sua mãe, e nascer novamente; sem saber que para entender a grandeza do que foi dito por Jesus, era necessário que quem O ouvisse, não fosse um estudioso da Palavra apenas. Teria que ser um verdadeiro conhecedor da Palavra. Conhecedor no sentido de entender/compreender. Só é possível crer na Palavra depois de entendê-La com a mentalidade espiritual. Mas como é possível entender a Palavra? A maneira de fazer isso é, olhando para si mesmo, tirando a essência da letra e aplicando-A em nossa própria vida.

Nicodemos desejava avidamente saber porque a Palavra de Deus funcionava na vida de Jesus, pois por meios intelectuais ele também conhecia a Palavra, porém, Ela não funcionava em sua vida. A Palavra surtia efeito na vida de Jesus porque Ele A conhecia através da fé na revelação, crendo em, e que Sua própria vida foi predestinada. Jesus sabia que Ele era predestinado para manifestar as obras de Deus. E é isso que é nascer de novo, encontrar sua própria vida na predestinação de Deus. Não é citar a Palavra, mas é vê-La Se cumprir em nossas próprias vidas. E quando entendemos isso, passamos a realmente reconhecer que nossa carne é apenas uma “vestimenta”; o que somos, é na verdade, o que está dentro de nós. Por isso Paulo disse em Filipenses 3:1-16, que, preferiria morar em outra vestimenta (corpo), ou seja, partir para estar com Cristo. Mas por saber que a Palavra se manifestava em sua vida, ele entendeu que ainda havia muitas obras de Deus para serem manifestas em sua carne humana.

Na mensagem ‘A Posição De Um Crente Em Cristo’, o profeta diz: “A coisa principal é, se pudermos descobrir a que porção de tempo de nossa vida pertence à Palavra de Deus”. Ou seja, precisamos fazer com que nossas vidas se encaixem perfeitamente com a Palavra, e não o contrário. Pois entender essa vontade de Deus é, entender o mistério do plano completo de Deus.

Quando o Senhor apareceu para Moisés no monte Sinai, onde ele viu a sarça ardente, através da voz do sinal, Deus revelou todo o Seu plano para Moisés, dizendo: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó”. E disse também: “(…) e Eu desci para livrar o meu povo das mãos do Egito”. A expressão ‘descer’ não significa que Deus estava no céu e desceu à terra, mas, que Deus trocou Sua “máscara/forma”. Assim, Moisés entendeu que ele mesmo era a manifestação da nova “máscara” de Deus que libertaria o povo.

E a não ser que nasçamos de novo, não poderemos entender o plano de Deus. E ele só se torna real em nossas vidas quando o entendemos. É como um mestre de obras se preparando para fazer uma estrutura, se ele não entender o plano ele não pode nem mesmo começar a construir. De igual forma também é com o Reino de Deus. Se não entendermos o plano de Deus não poderemos nem mesmo começar a edificar a estatura de um varão perfeito.

Também vemos que Davi era um homem segundo o coração de Deus. Vemos isso porque quando o seu pecado lhe foi apresentado, ele examinou-se, comparando a si mesmo com a Palavra, assim viu que estava errado e se arrependeu. Então, qual é a verdadeira marca de um cristão? O que é necessário para o cristão estar enquadrado no plano? Ele precisa comparar-se com a Palavra dia após dia, e ver se a construção da sua estatura está evoluindo de acordo com a Palavra. No entanto, isso só é possível se nascer de novo.

 

 

 

 

Pr. Maurício Nize

Pr. Maurício Nize


Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias