O Lado Doce do Limão

lemon-1203562_1920
Lembrando que, assim como todos os alimentos, ajustes individuais são necessários, pois o que pode ser “remédio” para um, pode ser “veneno” para o outro. Portanto equilíbrio no consumo é fundamental!

O limão faz parte do grupo das frutas cítricas. Há relatos de que elas vieram principalmente das regiões subtropicais e tropicais do sudeste da Ásia e de áreas da Austrália e da África. As frutas cítricas foram levadas para a Europa na época das Cruzadas e chegaram ao Brasil por meio dos portugueses. O limão foi utilizado pela Marinha Britânica para combater o escorbuto (sangramento das gengivas) em 1742, mas somente em 1928 descobriu-se de fato o que curava tal doença: a substância chamada de ácido ascórbico ou vitamina C.

Na realidade, os populares limões Tahiti e Galego são variedades de limas ácidas. O tipo Siciliano é o verdadeiro limão, segundo os agrônomos. De toda forma, o “nosso limãozinho” Tahiti encontrado facilmente na feira, possui interessantes benefícios, quando associado à uma alimentação saudável. É importante salientar que ainda não existem estudos que relacionem o limão ao emagrecimento, mas outras propriedades são comprovadas.

Um de seus principais nutrientes é a vitamina C. Para se ter uma ideia, as necessidades diárias de um indivíduo adulto variam de 75 a 90 mg desta vitamina (diferentemente de crianças, adolescentes, gestantes e lactantes). O suco de 1 limão Tahiti grande possui quase 40 mg de vitamina C. Assim, associado a outros alimentos fontes dessa vitamina, consegue-se atingir a recomendação diária.

A vitamina C é um potente antioxidante que ajuda a proteger nosso DNA, células e órgãos contra danos causados pelos radicais livres. Por isso, fortalece nosso sistema imunológico contra infecções e inflamações. Ajuda a prevenir e tratar certos tipos de anemia, atuando na absorção do ferro não-heme (ferro proveniente dos vegetais e cereais que comemos). Contribui para a fabricação de colágeno da pele, articulações e manutenção da integridade dos nossos tecidos. Além disso, atua no metabolismo da vitamina B9, carboidratos, proteínas, lipídeos e até na fertilidade!

O limão apresenta também alguns minerais como: cobre, cálcio, magnésio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo e devem ser consumidos em quantidades adequadas diariamente pela população. Dentre as inúmeras funções do cálcio, destacam-se: a formação de ossos e dentes, regulação da contração de músculos importantes como músculo cardíaco, coagulação sanguínea e funções neuromusculares. Já o magnésio, é responsável por cerca de 300 reações químicas no corpo, atua na nossa produção de energia, formação de proteínas e renovação de nossas células.

E como se não bastasse, a fruta apresenta ainda substâncias chamadas bioflavonóides, as quais junto com a vitamina C, exercem papel importante na prevenção da oxidação celular, relacionada, por exemplo, à doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e câncer.

Lembrando que, assim como todos os alimentos, ajustes individuais são necessários, pois o que pode ser “remédio” para um, pode ser “veneno” para o outro. Portanto equilíbrio no consumo é fundamental!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


2 comentários

  • Avatar
    Alessandra Policarpo Marques Zebral

    12/11/2019 as 14:15

    Graças a Deus por esse fruto tão maravilhoso pra nossa vida e saúde. Deus Ti abençoe

    Comentar

    • Avatar
      Alessandra Policarpo Marques Zebral

      12/11/2019 as 14:17

      Graças a Deus por esse fruto tão maravilhoso pra nossa vida e saúde. Deus Ti abençoe

      Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias


%d blogueiros gostam disto: