Você Acredita Que Nutricionista É Só Para Emagrecer?

2
O surgimento da Nutrição como ciência é relativamente recente. Aconteceu no início do século XX, a partir do momento em que se descobriu que a carência de nutrientes causava doenças. Essa ciência vem crescendo em importância política, social e econômica no país. Uma curiosidade relacionada a isso é a criação da lei do salário mínimo, em 1º de maio de 1940, baseada no saber da Nutrição. De acordo com essa lei, o trabalho assalariado deveria garantir 50% do seu valor para a compra de uma alimentação essencial mínima para se evitar doenças como a desnutrição.

Para que serve um nutricionista?

Nutricionista só passa dieta para perder peso?

O primeiro post deste ano vai esclarecer, resumidamente, dúvidas que são muito comuns sobre a atuação desse profissional.

Depois da respiração e da ingestão de água, a alimentação é a necessidade biológica mais básica do ser humano. Logo, esse assunto foi estudado através dos tempos por diversas ciências como: Botânica, Zoologia, Medicina, Arqueologia, Economia, Geografia, História, Agronomia, Antropologia e Sociologia.

O surgimento da Nutrição como ciência é relativamente recente. Aconteceu no início do século XX, a partir do momento em que se descobriu que a carência de nutrientes causava doenças, como por exemplo: escorbuto (falta de vitamina C), beribéri (baixa vitamina B1), pelagra (deficiência de vitamina B3 ou do aminoácido triptofano) e o raquitismo (insuficiência de vitamina D). Essas doenças eram bem comuns desde a época da Revolução Industrial (século XVIII) até pouco depois da Primeira Guerra Mundial.

O primeiro curso de graduação para formar nutricionistas no Brasil foi criado em 1939 pela USP (Universidade de São Paulo) e, desde então, essa ciência vem crescendo em importância política, social e econômica no país. Uma curiosidade relacionada a isso é a criação da lei do salário mínimo, em 1º de maio de 1940, baseada no saber da Nutrição. De acordo com essa lei, o trabalho assalariado deveria garantir 50% do seu valor para a compra de uma alimentação essencial mínima para se evitar doenças como a desnutrição.

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida. Quem apoia esse processo é o nutricionista, o profissional da saúde que estuda profundamente os nutrientes e seus efeitos no organismo. Sendo assim, apesar dos desafios da profissão, o nutricionista é habilitado para atuar em qualquer setor que envolva alimentação, seja público ou privado. Os principais segmentos são:

Nutrição Clínica (consultório/domicílio), Nutrição Hospitalar e Ambulatorial:

O nutricionista atua em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), spas clínicos, clínicas de hemodiálise, lares de idosos, Bancos de Leite Humano (BLH) e similares.

A consulta clínica individual é necessária para: investigar o estado geral de saúde, os hábitos alimentares e o estilo de vida do paciente; executar avaliação física geral e análise de sinais e sintomas; realizar o diagnóstico nutricional; elaborar o plano alimentar para suprir as deficiências nutricionais que, na maioria das vezes, a pessoa desconhece.

A alimentação tem o poder de ajudar a prevenir e tratar qualquer problema de saúde, portanto, o nutricionista atende pessoas com objetivos que vão desde a perda ou o ganho de peso até o tratamento auxiliar de uma doença complexa como o câncer.

Nutrição Esportiva:

O nutricionista presta assistência dietoterápica para atletas e desportistas, pois a alimentação pode ser um fator determinante para o desempenho, rendimento e o resultado de um atleta em uma competição esportiva, por exemplo.

Nutrição em Saúde Coletiva:

Nessa área legislativa, o nutricionista gerencia diversas políticas públicas e programas do governo como: Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), Programa de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Ele atua também na Vigilância Sanitária (ANVISA) e na Vigilância Epidemiológica (sistema de registro e observação de casos de doenças nutricionais na população).

Nutrição em Alimentação Coletiva:

O nutricionista gerencia as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), administrando e fiscalizando a produção de refeições em restaurantes comerciais e empresariais, escolas, hotéis, hotelarias marítima e aeronáutica, empresas de cestas básicas, bufês de eventos e todas as instituições citadas no início (Nutrição Clínica), com o objetivo de garantir a segurança alimentar às pessoas.

Nutrição em Produção, Indústria e Comércio de Alimentos:

O desenvolvimento de produtos e suplementos, o controle de qualidade da produção e da comercialização de alimentos também podem ser funções do nutricionista.

Nutrição no Ensino e na Pesquisa:

O nutricionista pode atuar na direção e coordenação de cursos de graduação, pós-graduação e cursos afins do ramo da saúde. Pode atuar também na docência (ensino) e nas pesquisas científicas.

Bom, finalizando, existem outras áreas em que o nutricionista aplica suas habilidades. Nutrição Animal, no setor agropecuário, por exemplo, é um setor que cresce cada vez mais. Por isso, o objetivo desse artigo é mostrar o quanto é ampla a atuação desse profissional, não se limitando apenas à área clínica ou ao emagrecimento.

Que Deus continue abençoando a cada um!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


Um comentário

  • Avatar
    Mariane Oliveira

    20/01/2021 as 15:36

    Excelente artigo. E ótima atuação Drª. Mariana.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657