
“e não vos conformeis com este mundo, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.“
Romanos 12:2
Uma das palavras mais salientes e que nunca perde seu valor é ‘Shalom’, que quer dizer que um novo dia chegou! Quando? Desde que chegou à nossa mente a compreensão de um pacto realizado pela vida. Aliás, a ‘própria vida’, Jesus), testemunhou o nascer de um novo dia com a presença resplandecente de dois sóis, um novo tempo.
Não é prudente afirmar que o feito da Páscoa não possuía valor por si só, em relação ao objetivo a ser alcançado, para as pessoas que o realizavam. Contudo, havendo conhecimento, aceitação e comprometimento, isso é: fé no pacto proporcionado, podia-se, ainda mais, provar do quanto é boa, agradável e perfeita a vontade de Deus.
Acompanhando os passos dos israelitas em suas trajetórias ao longo de toda
Bíblia, lemos com determinada frequência, sobre ciclos avantajados de quedas, tropeços, inconstâncias, iniquidades e desorganização de alguns que haviam visto grandes obras do Altíssimo, mas, se esquecido delas ao ponto de fazer o que era mal aos olhos do Senhor. Estas foram pessoas que tiveram condições de não se conformar com o mundo, mas que não se permitiram ser transformadas pela renovação.
E talvez ao ler isso nos perguntemos: não havia alí o cordeiro pascoal? Não havia ali o sacerdote pronto e disponível para o sacrifício? Não havia a oferta e ofertante? Sim, sabemos que havia tudo isto. Mas a perfeita vontade de Deus só alcançava corações verdadeiramente ansiosos por uma real
transformação, dispostos a mudanças.
Observemos por um instante o efeito deste eterno ato (transformação/renovo) em um povo escolhido, lá atrás, quando ainda se manifestava por ‘sombra’…
Agora imaginemos o que hoje, não mais por sombra, mas diante do real e verdadeiro… O que isso pode provocar em nossas vidas, vidas essas de uma esposa resgatada?
Irmão, consegue dimensionar o que é essa transformação de mente, com a possibilidade de provar a perfeita vontade de Deus? Tens conhecimento de que isso é a páscoa? Ou será que pensas que a Páscoa é algo
comemorativo e comum no meio do povo do Senhor?
Sabemos o real significado da páscoa! Ela é um divisor entre o antes e o depois; entre uma vontade permissiva e uma vontade perfeita; entre um comportamento robotizado e uma atitude de vida espontânea que se assemelha ao cordeiro, sem conjectura. Ela é renovação! Transformação!
A ausência da páscoa (renovação) foi capaz de limitar uma caminhada no deserto, pelo simples fato de não ter havido transformação, por desejarem os mesmos víveres de um passado pregresso, agitado e escravo em rituais e costumes tradicionais.
A páscoa para nós significa: de uma prisão construída de rótulos e imagens aparentes, a lei da Liberdade (*), uma mente coerente com o real e sacrifício oferecido de uma vez por todas. Ela está muito, muito além dos conhecimentos e da ciência engessada por ações comerciais. É muito mais que um feriado popularizado por uma data de frases lindas que costumam durar um par de semanas apenas. Vai além da perspectiva humana, trata-se de uma completa renovação para provar a real e perfeita vontade de Deus.
Essa é uma semana de celebração da morte (lembrando daquele dia no calvário), celebração do sepultamento (quando o Senhor foi de encontro às almas dos nossos irmãos e santos no Velho Testamento, assim como àquelas almas sem condições de salvação) e celebração da ressurreição do Senhor Jesus Cristo ( que possibilitou para nossos irmãos do passado uma ressurreição e para nós hoje a transformação).
Essa é uma semana de grande significado para aqueles que foram verdadeiramente renovados pela perfeita vontade de Deus.
‘… é feriado! Este deveria ser o feriado que a igreja não deveria ir para canto
nenhum a não ser para o altar, porque é a Páscoa, o maior feriado cristão que
existe!’ _ Pastor Vilaça, culto de oração, 12/04/2022
Nota:
(*) São Tiago relaciona o Evangelho, as palavras do Senhor Jesus Cristo à lei da liberdade (1:25 e 2:12 – Tradução João Ferreira de Almeida)