Queres Um Filho Tolo? Basta Não Corrigi-lo!

Quando a Palavra diz que deve-se corrigir o filho, não é para tomar isso como uma autorização para fazer espancamentos físicos nem psicológicos. A Palavra está nos dando uma instrução para que verdadeiramente eduquemos nossos filhos; pois a falta de correção (instrução) fará com que eles cresçam sujeitos a muitos tropeços desnecessários.

Deus vos abençoe!

15. A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.

Provérbios 22:15

Corrigir uma criança é extremamente necessário; sobretudo porque a criança está em uma fase da vida em que absorve tudo que vê, ouve, sente…

A infância é o período no qual a personalidade e o caráter estão sendo formados. E isso faz dos pais os agentes formadores tanto da personalidade quanto do caráter dessa criança.

Analisemos a primeira parte da escritura lida: “a estultícia está ligada ao coração da criança”

Observe o significado da palavra ‘estultícia’:

Estultícia: Característica daquele que é estulto; insensatez, imbecilidade, parvoíce ou tolice. A estultícia, estultice, define aquele indivíduo que não tem discernimento ou bom senso.

Agora que sabendo desses significados podemos ver o quão óbvio é a afirmação da escritura “a estultícia está ligada ao coração da criança”; pois a criança está em período de formação. Logo, se ela for criada sem disciplina, ela permanecerá sendo um ser sem discernimento do que é correto ou incorreto.

Na segunda parte do versículo lemos: “mas a vara da correção a afugentará dela”.

Muito pouca análise se faz acerca dessa “vara da correção” e da sua aplicação.

A vara aqui citada é aplicada tanto no literal no sentido de vara de correção mesmo, como de forma metafórica referindo-se a instrução verbal. E essas duas podem ser aplicadas de formas separadas, ou podem ser aplicadas juntas; isso vai depender da necessidade da ocasião.

É muito comum vermos pais usando de argumentos para a não correção dos filhos, afirmações do tipo:

Não vou fazer com meu filho o mesmo que meus pais fizeram comigo!

E é exatamente nisso que mora o perigo; pois o exagero de um lado, gera exagero do outro lado.

Quando a Palavra diz que deve-se corrigir o filho, não é para tomar isso como uma autorização para fazer espancamentos físicos nem psicológicos. A Palavra está nos dando uma instrução para que verdadeiramente eduquemos nossos filhos; pois a falta de correção (instrução) fará com que eles cresçam sujeitos a muitos tropeços desnecessários. Diante disso, a não correção demonstra a falta de amor pelo filho, conforme diz Provérbios 13:24 (24.O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina).

A verdade é que a disciplina é um socorro para o filho. Ela mostra que o pai e/ou mãe ama(m) o filho. E quanto mais cedo a disciplina é aplicada, mais cedo o amadurecimento chega.

Leiamos alguns parágrafos da mensagem: ‘A Igreja e sua Condição’ (a partir do número 54)

54. Eu entrei em uma casa aqui há não muito tempo atrás, para visitar um homem enfermo, e uma senhora que estava acamada, sentada ali. E um pequeno velho Osvaldo entrou, o chapéu assentado ao lado de sua cabeça, disse: “Mamãe, está pronto o jantar?”

55. Ela disse: “Querido, nós não temos tido tempo” disse “nesta manhã para preparar algo para o jantar.” Disse: “Eu estou lhe preparando um sanduíche”, disse: “há algumas laranjas.”

56. Ele não fez caso e tendo apanhado a laranja, a olhou, e tendo-a mordido, jogou-a contra a parede tão forte o quanto ele podia, o suco se espalhou, disse: “Se isso é tudo o que vocês têm aqui neste lugar, então eu sairei”, dessa maneira.

57. Eu pensei, “Ó Deus, ele deveria ser meu por alguns cinco minutos!” Rapaz, eu lhe arrancaria o couro sem que ele nunca houvesse sabido que lhe fora arrancado! Porém os colocam ali, mimados e bebês. O que ele necessita é uma bem antiquada surra de vara. Isso é o que nós necessitamos, alguns antiquados lares novamente, e alguns pregadores que permaneçam em pé detrás do púlpito e preguem a Verdade, e coloquem isto ali aonde isto deve estar. Amém. Isso é verdade. Oh, que coisa!

58. A pequena Maria sapateou os seus pezinhos, e esticou aquele narizinho para cima e virou aqueles pequenos labiozinhos pintados de rosa (pela sujeira da Max Factor) para cima no ar, e esticou a sua cabecinha para cima e saiu de casa. Que desgraça! Que filhos desobedientes estão sendo! A Bíblia disse que eles seriam. A Escritura disse que eles seriam. Como eles atuariam, como eles fariam, e as coisas que estão sucedendo no mundo hoje, é porque eles têm entristecido para longe o Espírito Santo.

Neste tempo em que estamos vivendo tem sido cada vez mais comum vermos rapazinhos e mocinhas agindo com pirraças, desrespeito e grosserias com os pais; algo terrível de ver, e é por falta de correção.

Queridos irmãos e irmãs, que cada um de nós paremos para analisarmos a maneira como estamos ensinando os nossos filhos, ou, se estamos deixando de lado essa tão importante tarefa. Essa análise é fundamental para que os nossos filhos não cresçam sob a tutela da tolice.

Shalom!

Min. Adelson Santos

Min. Adelson Santos

No ano de 2003 foi chamado para integrar o corpo de diáconos o qual serviu com uma dedicação digna de ser mencionada, cumprindo com responsabilidade, disponibilidade e sempre com muita determinação para com o ministério que a ele foi outorgado até o dia 3 de janeiro de 2016; Quando foi convidado pelo pastor Wanderley Lemos, a fazer parte do corpo ministerial no qual de igual forma tem empenhado-se para contribuir com o crescimento da igreja; passando então a ministrar no Tabernáculo, nas congregações, auxiliando em visitas hospitalares e residenciais, realizando os batismos dos novos convertidos que o Senhor tem acrescentado a esta casa e recentemente passou a cuidar da congregação que está situada em São Sebastião da Barra, a 340 km de Belo Horizonte.


4 comentários

  • Avatar
    Isabel Freitas

    23/06/2020 as 11:07

    👏🏽👏🏽👏🏽 Deus continue o abençoando, ministro Adelson, para nos trazer mais palavras como essas que nos edifica tanto na vida natural como na espiritual!

    Comentar

  • Avatar
    Ione Lopes

    24/06/2020 as 00:14

    Oh, Deus, me ajude nesse momento tão difícil, porque Tua Palavra é A Verdade, guia me Nesta Verdade!

    Comentar

  • Avatar
    Tiago José

    24/06/2020 as 13:37

    Correção, uma maneira preventiva de cuidar dos filhos! Graças a Deus por palavras esclarecedoras!!!

    Comentar

  • Avatar
    Ylberty souza Oliveira

    02/07/2020 as 00:14

    Sem explicação certa para definir este otimo Conselho para nossas vidas é força espiritual.obrigado Deus abençoe.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias