Responsabilidades | Assim Está Escrito

"As pessoas que não estão “nem aí” para nada, que não se importam com nada, têm uma forte indicação de estarem perdidas. Têm forte indicação de não eleitos, pois os eleitos têm responsabilidades. "

Olá,

Deus te abençoe no precioso nome do Senhor Jesus Cristo.

Hoje, eu gostaria de chamar a sua atenção para o tema: Responsabilidades

A nossa vida deve ser pautada, em todos os momentos, nas responsabilidades que temos que assumir. 

Ao casarmos estaremos firmando um ‘contrato de casamento’ com a pessoa amada e a partir deste ‘contrato’, o ‘cuidado’ passará a ser nossa responsabilidade

O profeta William Branham nos mostra, falando a respeito da chave de Davi, que o principado está sobre seus ombros e que esse (os ombros) é o lugar onde a chave se encontra. Podemos ver um exemplo disso fazendo uma analogia ao casamento oriental antigo, no qual a noiva carregava o véu sobre seu rosto, e, então, quando o véu era retirado, era colocado no ombro do seu marido, significando que a partir daquele momento, ele, o marido, seria o responsável por ela em todas as situações, e que ele, também, teria direitos sobre ela.

Porém, hoje não vamos falar sobre os direitos do noivo. Hoje falaremos sobre as responsabilidades que o noivo deverá assumir ao se tornar o marido. E falar de responsabilidades é falar de cuidados.

No entanto, é importante dizer que, nesse texto, quando falamos de cuidados, não estamos falando apenas dos cuidados com as coisas físicas e/ou materiais, apesar dessas serem importantíssimas. 

Aqui nesse texto estamos nos referindo aos cuidados emocionais, os quais têm uma significância muito grande e, às vezes, até maior do que a dos cuidados físicos e naturais.

Mas, voltando a falar sobre as responsabilidades do noivo ao se tornar marido:

O casamento acontece, e deste matrimônio virá uma criança que precisará ser cuidada desde o primeiro dia em que se inicia a sua gestação. A criança precisará de aceitação, ambiente, cuidados médicos, cuidados psicológicos (existem crianças que nascem de uma gravidez indesejada e isso faz com que elas sejam crianças atormentadas psicologicamente por toda a sua vida).

E enquanto ainda estiver dentro do ventre, a criança precisará de cuidados espirituais, pois como sabemos, existem relatos bíblicos que mostram que João Batista foi batizado com Espírito Santo ainda dentro do ventre de sua mãe, ao ouvir pela primeira vez o nome que é dado acima de todo nome: JESUS.

  • João foi batizado com Espírito Santo quando ouviu o nome de Jesus Cristo ser proferido. 

Daí a criança nasce, e é dos pais a responsabilidade de cuidar, tratar, alimentar… E também é responsabilidade dos pais, corrigir e ensinar. Corrigir e ensinar com palavras e também com posicionamentos e, às vezes, ter a grande responsabilidade de fustigar com vara.

  • Achando a correção interessante ou não, achando a correção bonita ou não, ela é uma responsabilidade também.

E será responsabilidade dessa criança, quando crescer e tornar-se jovem, assumir a sua vida. 

  • Mesmo que muitos jovens digam que não pediram para nascer, eles nasceram, e têm a responsabilidade de assumirem as suas vidas.

Então, ao se tornar jovem e começar assumir a sua vida, o jovem precisará começar a assumir as responsabilidades por seu quarto, e por fazer pequenas tarefas que vão desenvolver esse senso de responsabilidade para com a sua vida; cuidando das suas roupas, das suas tarefas escolares, do horário de se levantar, de comer, de se arrumar; todas essas coisas fazem parte de uma vida correta.

E então, chegará a hora desse jovem assumir a responsabilidade por seus sentimentos. Ele vai olhar para uma pessoa, a qual pensa amar, e, às vezes, será tímido com aquilo.

Mas, também chegará a hora em que ele deverá assumir a responsabilidade de manifestar-se para a pessoa, e depois de ter dito para aquela pessoa sobre como se sente, ele vai precisar assumir um compromisso com ela e levar adiante com fidelidade e lealdade; pois terá desenvolvido na pessoa amada um sentimento recíproco.

E ao assumir a responsabilidade de um compromisso com a pessoa amada, a responsabilidade de começar uma família, a mesma que nos referimos no começo do nosso texto de quando o noivo se torna marido, voltará para esse jovem já crescido e agora marido.

E um dia esse jovem marido terá que a assumir responsabilidades para com seus pais, pois quando esses pais envelhecem, são os filhos que têm que assumir a responsabilidade de cuidar destes (pais) que um dia cuidaram deles.

Então, as mesmas responsabilidades que os pais tiveram que assumir para com ele (filho), físicas, psicológicas e espirituais, um dia ele precisará assumir para com seus velhos pais, para que assim possa cumprir com a palavra de Deus.

  • Aquele que não cuida dos da sua casa negou a fé e é pior que os infiéis.

É assim que é para todos nós. Todos nós temos responsabilidade de filhos e de pais para cumprir, fora a nossa responsabilidade para com a nação, nossa responsabilidade para com a igreja…

Ezequiel, capítulo 9, mostra de uma forma sutil a responsabilidade de todas as pessoas para com a igreja. Deus manda os homens das armas destruidoras entrarem na cidade, mas ao homem do tinteiro, vestido de linho fino, dá a responsabilidade de marcar as pessoas que gemem e choram pelas abominações que se cometem no meio da cidade. 

Portanto, vemos que isso (gemer e chorar pelas abominações) é uma responsabilidade e que essa responsabilidade, salva. 

As pessoas que não estão “nem aí” para nada, que não se importam com nada, têm uma forte indicação de estarem perdidas. Têm forte indicação de não eleitos, pois os eleitos têm responsabilidades. 

O eleito se importa! O eleito cuida e trabalha! O eleito se preocupa em colocar em ação as palavras que ouve, e isto faz com que o reino esteja sempre em movimento. 

Baseando-se nessas considerações que fizemos aqui, medite sobre a sua vida.

Se preocupe! Se importe e assuma as suas responsabilidades.

Pr. Wanderley Vilaça

Pr. Wanderley Vilaça

Aos 21 anos se tornou líder dos jovens e também começou a pregar em praças públicas o que lhe trouxe muita experiência e amor por almas; posteriormente começou a prestar assistência às nossas congregações; em 2002 foi chamado pelo pastor Wanderley Lemos para integrar o corpo de ministros; no ano de 2011 foi consagrado a pastor; logo em seguida assumiu a igreja de Ouro Branco e desde então a vice-presidência do Tabernáculo Belo Horizonte.


2 comentários

  • Avatar
    Alessandra Policarpo

    13/11/2020 as 12:57

    Verdade, que o senhor Jesus nos ajude a tomar o nosso posto de dever. Deus Ti abençoe ricamente Pastor Villaça

    Comentar

  • Avatar
    Rosilene

    16/11/2020 as 13:42

    Que texto admirável. Temos que refletir sobre esse assunto, pois a maioria dos nossos problemas acontece quando não assumimos o nosso posto de dever. Que Deus nos ajude a ter responsabilidade na vida natural e espiritual. Que Deus continue usando esse ministério, gratidão….

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias