Surpreenda-se Com Os 7 Benefícios Desta Fruta

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Em suma, a melhor forma de consumir a maçã é comendo pelo menos uma por dia, com casca e se possível, orgânica. Melhor ainda é incluí-la em uma alimentação saudável para aproveitar melhor todos os seus benefícios.

Um pouco diferente dos posts usuais, hoje vou falar sobre um alimento específico: a maçã.

Devido à sua boa disponibilidade durante o ano, a maçã é uma das frutas mais apreciadas no mundo e a terceira mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da banana e da laranja.

Típica de clima frio, a macieira trazida pelos colonizadores europeus, começou a ser cultivada nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, localidades responsáveis pela maior produção hoje.

As principais variedades no país são a maçã gala e maçã fuji ou seus clones coloridos (“truques” do agronegócio).

Cerca de 80% da maçã produzida por aqui é destinada para o consumo in natura e o restante é utilizado na fabricação de suco, sidra, vinagre, geléia, compota, purê, chá, doce, iogurte e alimentos infantis.

Confira o bem que essa fruta de sabor e textura muito agradáveis pode trazer para sua saúde:

  • Ajuda a manter o peso saudável

Uma maçã de tamanho médio contém cerca de 90 calorias, 4,5 gramas de fibras e 85% de água, ou seja, é uma fruta com baixas calorias e rica em fibras.

A fibra mais encontrada na maçã é a pectina, responsável por lhe deixar saciado sem precisar ingerir muitas calorias. Isso ocorre porque seu organismo leva mais tempo para digerir as fibras do que os alimentos refinados como açúcares e farinhas.

A maioria das pessoas deve ingerir no mínimo 25 gramas de fibras diariamente para ter uma boa saúde intestinal, e assim, absorver melhor todos os nutrientes para a manutenção do peso adequado. Então, comer uma maçã média todos os dias já ajuda a alcançar pelo menos 20% dessa necessidade de fibras.

Outro aspecto significativo da maçã é a presença de antioxidantes flavonóides em sua composição como o ácido clorogênico, a quercetina e a epicatequina.

No sangue, o ácido clorogênico inibe uma enzima que libera a glicose dos alimentos para o corpo. Isso induz o organismo a “gastar” a gordura armazenada ao invés da glicose, levando a redução do peso.

Por outro lado, algumas pessoas sentem que a maçã lhes causam fome. Isso ocorre por causa do ácido málico, um composto com importantes efeitos no organismo como melhora da pele, da fadiga, das dores no corpo, da imunidade e do funcionamento dos rins, mas também um composto que aumenta a digestibilidade e pode gerar a falsa sensação de fome. Uma boa alternativa é comer a maçã como sobremesa ou acompanhada por outros alimentos nos lanches.

  • Controla o colesterol

Estudos em animais mostraram que a atividade anti-inflamatória dos flavonóides contribuiu para a saúde cardiovascular.

Outro estudo indicou que o consumo diário de 2 maçãs pode ajudar a reduzir o colesterol total e a LDL oxidada (colesterol “ruim”), causadora de danos nas artérias (aterosclerose).

Além disso, a pectina faz com que o intestino absorva menos colesterol exógeno (colesterol vindo de alguns alimentos).

  • Controla a glicemia

A pectina é uma fibra turva possível de ser vista no suco de maçã. Essa fibra ajuda a aumentar a viscosidade dos líquidos digestivos e reduzir a absorção da “glicose” dos alimentos.

A quercetina, ajuda a reduzir a absorção da glicose no intestino ao mesmo tempo que aumenta a captação da glicose sanguínea pelos órgãos, melhorando a resistência à insulina. E a epicatequina ajuda a proteger as células pancreáticas produtoras de insulina contra o estresse oxidativo. O estresse oxidativo crônico leva à perda de algumas funções do pâncreas e à diabetes.

  • Combate alguns tipos de câncer

Há alguns anos, um estudo francês e outro americano, indicou que o extrato concentrado de maçã inibe e mata células cancerosas em culturas de laboratório.

Outros compostos encontrados na casca da maçã, os triterpenóides, parecem lutar contra o câncer de cólon, de fígado e de mama. Os triterpenóides atuam no metabolismo das células afetadas, interferindo na comunicação entre as células doentes e as saudáveis e induzindo a apoptose (morte programada de células suspeitas).

A pectina não poderia ficar de fora na prevenção ao câncer. Ela se liga aos microrganismos causadores de doenças e aos metais pesados no intestino, impedindo a absorção de toxinas que poderiam se acumular no organismo e causar câncer a médio e/ou longo prazo.

  • Melhora as funções cerebrais

Estudos também realizados em animais mostraram que os polifenóis da maçã ajudam a reduzir a incidência de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, melhoram a comunicação entre os neurônios, impedem o acúmulo de radicais livres (compostos tóxicos) no cérebro e reduzem a ansiedade.

  • Previne problemas respiratórios

Uma maçã média possui cerca de 8,5 mg de vitamina C. Embora não seja a melhor fonte de vitamina C, juntamente com a quercetina, a fruta parece ajudar a combater resfriados, bronquite e asma, segundo pesquisas.

  • Melhora a saúde da boca

Popularmente, a maçã é conhecida como “escova de dentes natural”. Mas na realidade, o sabor e as outras propriedades da maçã, fazem aumentar a produção de saliva, o que reduz a ocorrência de cáries e bactérias ruins na boca. Além disso, ao morder a maçã, acontece a estimulação e fortalecimento das gengivas.

Em suma, a melhor forma de consumir a maçã é comendo pelo menos uma por dia, com casca e se possível, orgânica. Melhor ainda é incluí-la em uma alimentação saudável para aproveitar melhor todos os seus benefícios.

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário ou sua dúvida, ela pode ser o tema das próximas postagens!

Que Deus abençoe os irmãos!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


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