Um Pai Um Amigo – Dos Conselhos Aos Exemplos

Como sementes de Abraão que somos devemos instruir nossos filhos para que pratiquem o que é reto aos olhos do Senhor...

Conselhos:

No tempo em que estamos vivendo percebemos que a grande maioria das pessoas não aceitam conselhos e preferem tomar sua própria opinião acerca de suas decisões. Mas, isso é algo que está afeito às pessoas do mundo. Como diz a escritura na segunda carta de Paulo à Timóteo no Capítulo 3:1 e 2:

  • 1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
  • 2 Porque haverá homens amantes de si mesmos (pessoa que toma sua própria opinião) avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, ‘desobedientes a pais e mães’, ingratos, profanos,
  • Esta escritura reflete o comportamento do mundo. Porém, por maior que seja a incidência destas ações no mundo elas não devem nos afetar como filhos, e principalmente, como pais.
  • ‘O que dizem as Escrituras como conselhos a nós pais acerca dessas coisas?’

Deuteronômio 6:1-7

  • 1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;
  • 2 Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
  • 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
  • 4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
  • 5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
  • 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
  • 7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te’

Provérbios 22:6

  • 6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Na tradução da King James, é usado no verso 7 de Deuteronômio as palavras ‘Diligência e Perseverança’ as quais são extremamente importantes para o nosso assunto. Vejamos:

‘Diligência significa: zelo, dedicação, esforço, cuidado’.

Ou seja, sem que haja estas características no ensino dos filhos não se alcança êxito; pois ensinar não é apenas dar formação acadêmica aos filhos, todavia é: ‘formar neles um caráter cristão’. E para tanto é necessário muito ‘esforço, cuidado, zelo e dedicação’.

E aí, onde entra a palavra perseverança?

‘Perseverança é: determinação, persistência’

Muitos pais são zelosos até um certo tempo, depois desistem, como que dizendo: “Ah! Eu me cansei de tanto falar”. E é aí que tudo pode ser perdido. O ensinar muitas vezes é desgastante mesmo. No entanto, todo o esforço trará grande gozo ao ver-se o resultado; e mantermos a Palavra trará nossos filhos.

Devemos tomar tempo na correção, pois a Escritura nos diz em Provérbios 22:15: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela”.

Na mensagem ‘Coríntios, o Livro de Correção’, no final do parágrafo 77, o profeta diz: “Eu sei que isto é duro. Mas, irmão, qualquer pai que não corrige seus filhos não é um bom pai. Isto é correto”.

Na mensagem ‘Pródigo’ o profeta, no parágrafo 41 diz: “Vá aos lares hoje… Eu tenho ido a lares cristãos; quando eles abrem a geladeira, está cheia de latas de cerveja e, supostamente, é um lar cristão. Cristãos, não brinquem com esta coisa… Temos negociado o altar de oração à moda antiga do lar e feito dele uma mesa de cartas. Isto é o que leva seus filhos a virarem jovens delinquentes. Não é delinquência juvenil; é delinquência paternal. Se os pais ensinassem os filhos e vissem onde estão, cuidassem deles, não estariam… naquilo… Isto é correto.”

O profeta fala aqui sobre cerveja e cartas, mas observe ‘quantas coisas más podem adentrar nossas casas e trazerem prejuízo aos nossos filhos e a nós mesmos’.

E para terminarmos esta primeira parte veja o que Deus disse a Abraão em Gênesis 18:19: “Porquanto Eu o escolhi, para que instrua seus filhos e todos os seus descendentes acerca de conservarem-se no Caminho do SENHOR, praticando o que é justo e direito, a fim de que o SENHOR faça vir sobre Abraão tudo quanto lhe tem prometido!”

‘Como sementes de Abraão que somos devemos instruir nossos filhos para que pratiquem o que é reto aos olhos do Senhor’.

Min. Adelson Santos

Min. Adelson Santos

No ano de 2003 foi chamado para integrar o corpo de diáconos o qual serviu com uma dedicação digna de ser mencionada, cumprindo com responsabilidade, disponibilidade e sempre com muita determinação para com o ministério que a ele foi outorgado até o dia 3 de janeiro de 2016; Quando foi convidado pelo pastor Wanderley Lemos, a fazer parte do corpo ministerial no qual de igual forma tem empenhado-se para contribuir com o crescimento da igreja; passando então a ministrar no Tabernáculo, nas congregações, auxiliando em visitas hospitalares e residenciais, realizando os batismos dos novos convertidos que o Senhor tem acrescentado a esta casa e recentemente passou a cuidar da congregação que está situada em São Sebastião da Barra, a 340 km de Belo Horizonte.


3 comentários

  • Avatar
    Tonyanna Rose

    16/10/2019 as 10:59

    Misericordia Senhor! É a pura verdade! Que saibamos usar essas palavras com sabedoria em nossos lares.

    Comentar

  • Avatar
    Ylberty de souza oliveira

    20/10/2019 as 00:32

    Obrigado mais uma vez ,Deus usa seus dispenseiros pra nos ajudar cada dia mais Deus vós abençoes.

    Comentar

  • Avatar
    Isabel Almeida

    11/11/2019 as 02:39

    Infelizmente as pessoas estão preguiçosas no quesito educar, seja para uma vida cristã ou comum. Pais deixando seus filhos entregues aos valores de outrem. O pior é fingir que não estão vendo determinada situação para não ter de se esforçar para corrigí-la e vão embasados no “não tem problema” quando crescerem entenderão melhor!…. Tem problema sim! Tem problema desenhos animados, tem problema colocar na escolinha fora de hora se você tem condição de ficar com seu filho, tem problema você não orar com ele e não ler a bíblia por julgar que ele é muito novo pra captar, tem problema certos tipos de roupas, brinquedos…. Então , resumindo, se tudo se tornasse um problema, daríamos mais atenção ao que nos cerca e seríamos mais críticos na criação dos nossos filhos para fazermos o possível de encontrarmos todos na Glória.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias