Uma Dose De Motivação | Assim Está Escrito

(...) não precisa deixar a motivação chegar para se posicionar... Posicione e será naturalmente surpreendido por este importante estímulo pela vida! (...)

Olá, preciosos!

Saudações, saúde!

(Na semana de transição do mês de maio para junho de 2022 foi possível ver os esforços dos ministros exortando a igreja ao verdadeiro estímulo espiritual para a contínua jornada nestes últimos dias. Embora não abordaram categoricamente tal assunto de forma direta, acredito que o que iremos ver aqui não se distancia deste adendo.)

O ser humano possui certa necessidade de força para seguir adiante nos seus propósitos e alcançar êxitos. Conforme a visão da ciência do comportamento e intenções dos homens, a motivação é uma categoria de determinantes internos, das atividades psíquicas e dos estados subjetivos. É uma ação ou efeito de motivar, aquilo que explica ou justifica algo. É um estímulo, interesse. Motivação vem do latim movere, que quer dizer mover, orientação para um objetivo (comportamento). Impulso que leva a ação.

Baseamo-nos em necessidades conscientes e inconscientes, assim como há necessidades primárias (água, ar, alimento, sono e abrigo) e secundárias (autoestima, status, afeto e autorrealização). A motivação envolve conceitos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança, entre outros. Nesse âmbito, também conhecemos os lugares em que ocupam as motivações internas e externas. De uma maneira sucinta, há uma certa insistência de apoiar com maior frequência nas motivações externas, e esquecendo das internas, o que pode acabar exaurindo o fôlego para uma vida mais conhecível, saudável e proveitosa.

A aplicação da motivação pode divergir de acordo com situações que a pessoa vivencia, o ambiente. No trabalho, por exemplo, constata que as necessidades psicológicas são as que realmente incentivam os trabalhadores a atingirem maiores desempenhos e de forma duradoura. Outro exemplo explícito de aplicação da motivação vemos na indústria publicitária, onde o trabalho desenvolvido ali, o fruto é a estimulação (motivação) a: consumo de alimentação, conforto, liberação de ameaça e perigo, necessidade de ser superior e possuir status, atração do sexo oposto, bem-estar da família, consideração social e vida longa e saúde.

Como possibilidades de mudança, a motivação de uma pessoa depende diretamente da força dos seus motivos para lidar com as adversidades. Desta forma, quanto mais motivado, maior será o empenho do ser humano. Pessoas motivadas são fundamentais onde quer que estejam, pois, são responsáveis pela produtividade. Ao passo que uma pessoa que não possua objetivos e que não se preocupe em melhorar seu próprio processo pessoal acaba por estagnar.

De maneira etimológica, cuidadosamente falando, a motivação pode-se compreender assim, também: ‘motivo’, a razão de ser, causa; e ‘ação’ a evidência de uma força, atividade, movimento.

Ah! É super importante destacar que, embora a motivação compreende por um movimento, ela não é tudo! É parte de um desenvolvimento a ser alcançado, efetivado. Não é recomendado sobrecarregar a motivação para impulsionar, forçar e desenvolver um plano, um sonho, um desejo. A cautela sempre vai bem em nossos desempenhos pelo caminho! Não adianta ler apenas bons livros, cuidar das pessoas ao nosso redor e ser um cidadão coeso com sua responsabilidade. Precisa se alimentar bem, não fugir dos desafios apresentados, prática de atividades físicas, saúde espiritual em dia e todas as pequenas engrenagens em movimentos dinâmicos e harmônicos, no possível.

Outro detalhe interessante é evitar encontrar motivações construtivas e reflexivas em grandes acontecimentos e eventos glamourosos. Há uma tendência do ânimo, do estímulo não residir ali… A motivação passa por ali… Mas não mora ali. Até porque a motivação não é fixa, é móvel, atuante, de impacto.

Então, não precisa deixar a motivação chegar para se posicionar… Posicione e será naturalmente surpreendido por este importante estímulo pela vida!

Claro, não podemos descartar eventos contingenciais pelo percurso, tais como abalo na saúde física, descontrole financeiro, comoção social, crises em comunidade, finitude e tantos outros que possuem condições de tirar o chão debaixo de nossos pés. É viver tais momentos, não se esquivar e, no possível, retomar a posição de forma resiliente e processual. Dentro do seu próprio tempo!

Vamos juntos?


-> Interseção com a Palavra:

Hebreus 12:1 ao 3

“Portanto, também nós, visto que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.”


 

Referência bibliográfica:

São Paulo: Larousse e Nova Cultural Ltda. GRANDE ENCICLOPÉDIA LAROUSSE CULTURAL, vol. 17 (1995 e 1998). São Paulo: Larousse e Nova Cultural Ltda.

 

 

Tiago José

Tiago José

Sou o irmão Tiago José, um estudante das Ciências Humanas, formado em Psicologia e em formação nas áreas correlacionadas do conhecimento, onde a prática e a teoria se tornam cotidianas, principalmente na convivência com as pessoas com quem passamos a maior parte do nosso dia, de nossas vidas. Por esse oportuno espaço se encontrará um ambiente para desenvolvermos juntos a virtude da sensibilidade que proporciona o conhecimento de que cada pessoa possui sua particular história, e a partir daí, seus impactos e resultados. A dinâmica psíquica também será abordada em nossas falas.


Um comentário

  • Avatar
    Ione Lopes

    28/06/2022 as 08:59

    Verdade,isso nos leva a reflexão, se estamos motivados ou sendo levados por correntes ideológicas! 🤝

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias