As Suas Responsabilidades na Família | Ministro Adelson Santos| 02/07/2017

Menu

Culto Online Web Rádio

As Suas Responsabilidades na Família | Ministro Adelson Santos| 02/07/2017

Leitura Bíblica: Provérbios 01: 07 ao 09 e Provérbios 22: 01 ao 06

Quem deve dar a instrução aos nossos filhos? Antes de instruir devemos primeiro aprender. No versículo sete do primeiro capítulo do Livro de Provérbios diz que quem despreza a instrução é louco. Como exemplo temos um médico que primeiro recebe instruções para depois executar o que aprendeu, se ele desprezar essas instruções, ele pode vir a matar um paciente.
Se tratando de filhos é muito trabalho instrui-los, mas é necessário. Sendo o dever das mães ensinar seus filhos e o de seu marido instrui-la, por que a Bíblia disse que ela deve perguntar a ele quando tiver dúvidas.
Para se ter um lar cristão é necessário um incessante trabalho, que começa antes mesmo de se casar. Se um filho quando cresce despreza as instruções recebidas, será um problema dele mesmo, mas se ele não recebeu a devida instrução será culpa dos pais ele sofrer algumas consequências.
Não precisamos ensinar coisas erradas para os nossos filhos, isso eles aprendem sozinhos, por isso é preciso tomar do nosso tempo para ensina-los, como fazia Suzana Wesley, que cheia de obstáculos, dificuldades, tirava de duas a três horas para ensinar seus dezessete pequeninos que não desprezaram as instruções recebidas, e dois deles foram grandemente usados por Deus.
Encarar essa responsabilidade as vezes nos esfolam, mas depois veremos que valeu a pena!
Tem homens que não nasceram para se casar, ser pai, pensam que casamento tem o propósito de povoar a terra. Casam-se apenas para ter relações sexuais com suas esposas e as vezes até as proíbem de exercer o seu ministério de ser mãe.
Deus não quer que sejamos só um bom filho, um bom marido, uma boa esposa, Ele quer que sejamos um bom filho CRISTÃO, um bom marido CRISTÃO, uma boa esposa CRISTÃ.
Esse marido recebe instruções do púlpito vindas diretamente de Deus para instruir sua família!
O diabo trabalha com dois extremos: ou ele te empurra ou te segura. Ele não quer que você fique no centro e é ali exatamente onde Deus nos quer, no centro. Uma criança tem que ser corrigida enquanto é pequena, porque se você deixar para depois, terá de perder noites de sono para tentar consertar o erro que você cometeu enquanto ela era criança. A bíblia nos manda corrigir com vara, isso a livrará de muitos problemas futuros. É necessário aprender ser pai antes mesmo de se ter um filho.
O pai e a mãe devem ser cúmplices nas correções, assim os dois estarão salvando esse filho do inferno.
Uma preocupação que nos assola hoje é ter as nossas crianças em escolas, os demônios estão soltos por todos os lados, e agora temos as “Crianças Transgêneros”. Isso é o diabo se encarnando, e dizem que não podemos combater, por que senão aflora o “Preconceito”. Porém nós podemos sim combater, porque estamos defendendo nossos filhos, pois eles são pedrinhas preciosas sagradas que o Senhor nos deu! A palavra “Preconceito” é usada por satanás para promover o seu reino.
E amor não tem nada a ver com aceitar, nos amamos as pessoas, mas as práticas erradas nós abominamos. É muito difícil ensinar aos filhos, mas não é uma coisa impossível. Uma criança não tem que ter privacidade ou liberdade para usar um celular por exemplo. Os pais tem obrigação de monitorar essa criança, e até mesmo as crianças de colo precisam ser disciplinadas, por que as vezes pensamos que mantê-las no santuário enquanto a palavra é pregada não tem muita importância já que elas ainda não entendem, mas se engana quem pensa assim, pois é desde pequenas que aprendem a ter reverencia e respeito ao nosso Deus.
Amar não quer dizer que devemos deixa-la fazer o que quiser, é preciso dizer alguns “NÃOS” com letra maiúscula! O filho precisa respeitar regras. Um filho que desobedece seus pais está também desobedecendo a Deus, pois honrar os pais é um mandamento com promessa, e a autoridade de um pai nunca finda, ela é para toda a vida. Filhos as vezes desobedecem seus pais e eles não tomam nenhuma atitude. É a nossa responsabilidade! Não devemos transferir para ninguém, o marido tem que ser observador em casa, observar tudo, tanto os filhos quanto a esposa, para manter sua autoridade e respeito.
As vezes colocamos defeitos nos filhos dos outros, mas sobre estes não temos nenhuma responsabilidade, os nossos são os que Deus nos deu para cuidarmos. E quando instruímos bem os nossos filhos, não é necessário vigia-los, por que a própria instrução se encarregara disso, será como um policial onde quer que esse filho vá. Como nas escolas por exemplo, oramos com eles e pedimos a Deus para acompanha-los, e os ensinamos a nunca ter vergonha de se mostrar um cristão. Ele deve pôr para fora o que o seu coração está cheio, que é da Palavra.
Ser mãe é um dom de Deus, façamos como Joquebede, que ensinou Moisés dentro do Egito, ele foi instruído por uma mãe cristã e nunca se esqueceu que tinha um Deus verdadeiro! Nossos filhos fazem o que nos veem fazendo, como as crianças que desrespeitaram Elizeu, que ouviram os pais falando mal do profeta, fazendo-os o desrespeitar dele e por fim perderam suas vidas. Deus exige que todos nos respeitemos Sua Palavra e os que Ele usa para traze-La.