Buscando a Maturidade Espiritual | Programa Assim Está Escrito 208 | 05/01/2018

Menu

Culto Online Web Rádio

Buscando a Maturidade Espiritual | Programa Assim Está Escrito 208 | 05/01/2018

Leitura bíblica: Efésios 4:11
Em Efésios 4 vemos o apóstolo Paulo mostrando que o ministério quíntuplo é levantado por Deus para produzir o aperfeiçoamento da igreja. E perfeição está relacionada à maturidade, falando exatamente da hora em que a verdadeira igreja está vivendo, quando pode receber a revelação de toda Palavra e deve se alimentar do sólido alimento do Evangelho: a revelação dos Sete Selos.
A Escritura nos traz advertência: Irmãos, não sejais meninos no entendimento! A razão de Paulo dizer isso foi por perceber na igreja uma certa imaturidade quanto as coisas de Deus. Percebemos que uma criança não tem nenhuma responsabilidade, ela nem mesmo consegue se situar no tempo em que está vivendo e não tem a noção dos perigos que a cerca.
Há pessoas que crescem em sua estatura física apenas, mas não adquirem características plenas de uma pessoa adulta, tornando-se indivíduos inconstantes, nos quais não se pode depositar nenhuma confiança. Aplicando isso no espiritual, podemos dizer que uma pessoa madura é aquela que está pronta para ser adotada e falar como um filho de Deus; ela já passou pela primeira fase de um cristão, a fase intelectual, que é aquela em que nos situamos nas Escrituras e nas promessas de Deus, e avançou para uma real experiência com a Palavra.
Não se pode cobrar de um bebê de 9 meses que ele ande com perfeição; para ele um pequeno degrau é um grande obstáculo, assim como não se pode cobrar de um novo convertido um posicionamento de um cristão já experimentado na mensagem, porém, com o passar dos anos e com o ouvir da Palavra, aquele indivíduo vai adquirindo mais fé e mais revelação se tornando um crente de atitudes maduras.
O que não podemos fazer é ouvir a Palavra constantemente e negligenciá-la, não aplicando-a em nossas vidas. Quando perdemos a noção do perigo do pecado e damos lugar para pequenos entretenimentos que roubam nosso tempo e nossa oportunidade de obter revelação de Deus, estamos sendo imaturos. Temos que ser maduros para saber quais são as nossas fraquezas e que certamente satanás nos tentará nelas, por isso devemos estar constantemente envolvidos com as coisas de Deus. Jamais devemos sair da nossa posição para irmos no terreno do inimigo! Aplicar a Palavra traz regozijo para nossa vida, tirando a necessidade de nos envolvermos com outras coisas. Nossas próprias experiências trazem motivação para agirmos de maneira madura em nossa vida cristã.
Quando Deus colocou o destino de um casal nas mãos do profeta, ele soube falar exatamente o que Jesus falaria se estivesse ali, pois ele teve percepção e maturidade para fazer a vontade perfeita de Deus.
A igreja do Senhor Jesus Cristo está edificada sobre a revelação de quem Ele é, pois isso é a garantia de que sua caminhada será constante, crescendo cada vez mais na estatura de um varão perfeito. Se nos alimentarmos constantemente da Palavra de Deus e crescermos nela a cada dia, verdadeiramente seremos cristãos maduros, aptos a falar em lugar do Pai: filhos adotados!