O Perfil da Esposa do Cordeiro | Pr. Wanderley Vilaça | 17/12/2017

Menu

Culto Online Web Rádio

O Perfil da Esposa do Cordeiro | Pr. Wanderley Vilaça | 17/12/2017

Leitura Bíblica: Efésios 5: 25 ao 27

Mensagens Estudadas: As Eras da Igreja, A Igreja e Sua Condição

‘Para apresentar a si mesmo uma igreja gloriosa…’ A glória da mulher está em não retirar as pontas dos seus cabelos, pois cortando os cabelos, corta sua glória. Qual era a glória que Cristo tinha com Deus? A unidade de Cristo com Deus, que cria todas as coisas. A morte de Jesus Cristo foi para que a Igreja tivesse a mesma glória. Do mesmo modo que Cristo curou os enfermos, tenhamos, a igreja, o mesmo. Cristo morreu para ter uma igreja gloriosa. E qualquer igreja que não tiver isso, não pode se apresentar a Deus.

Sem Mácula! Por que algumas pessoas vivem diferente das outras? Pela presença de promessas. Há o entusiasmo da promessa! Quem chama a atenção de Deus a seu respeito? Deus não vê de qual família, ou classe social, mas, se você permanece sem manchas. Como a sulamita, que mesmo trabalhando no lagar, mantinha suas vestes limpas até que se encontrou com o Rei. É normal qualquer cristão, pelo seu labor, ter uma manchinha. Os olhos de Deus tudo veem, e Ele não quer te ver manchado. Há Escritura para isso? Sim, ‘irai-vos, mas, não pequeis’. Somos humanos, mas, Ele deu tempo para que arrependêssemos. Fica-se irado, mas, vai lá e limpa, tire a mancha. Quer saber quem é abençoado no culto? Aquele que vem sem mancha. Requer-se constante arrependimento.

Uma pessoa velha sem mancha, mas enrugada. Perdeu seu brilho, não se contaminou, mas, perdendo o brilho. Deus não casa com mulher velha: Deus quer uma pessoa sem ruga. O que são rugas? Ação do tempo. Por que Deus tem que restaurar? Por que Deus voltou Sara para a idade de casamento? Para que a igreja pudesse entender que Ele não vai levar ninguém velho! Nada a ver com idade cronológica. Deus não está preso dentro de um tempo. Toda vez que você procurar Deus, Ele está na idade fértil. Deus não perdeu a condição de gerar vida.

Em II Timóteo 3: 25: a avareza é o apego ao material, idolatria, adjetivos que não entram no Reino de Deus. Pessoas apegadas ao material, não dão ouvidos ao que Deus está falando; não param para distinguir o que Deus está falando. Não querem vir ao culto, não auxiliam ao próximo: avareza para consigo mesmo. É o tempo: rugas! Consciência que envelheceu. Presunçosos: avançar sem permissão. Pessoas atrevidas, dando palpites no que não conhecem. Pessoas que não concordam com mensagens pregadas. Quem compreende a mensagem não discute a mesma. Não é o que eu acho, é o que está escrito! Soberbos: há muitas pessoas soberbas, que sabe de tudo. Nada que alguém faça é bom, apenas o dele. Desobedientes a pais e mães: jovens velhos e enrugados, trazendo envelhecimento que Deus repugna. Deus, nestes dias, quer filhos obedientes! Profano: gente que faz qualquer coisa, pessoas que pisam com cascos de animais onde anjos não ousariam olhar. Profanam o ambiente celestial, a pregação da Palavra. Isso enruga o nosso testemunho diante de Deus. Sem afeto natural: pessoa que não gosta de nada e nem de ninguém. Irreconciliáveis: não voltam atrás por nada. Incontinentes: pessoas sem respeito, sem oferta de satisfação. Cruéis: ausência de sinceridade, falas que são verdadeiramente cruéis. Mais amigos dos deleites do que de Deus: algo natural que desfruta com prazer ao invés de Deus. Amigos de prazeres do que da Obra de Deus.

Igreja velha não concebe. Não crer na transformação de corpos é loucura, pois é a única forma que Deus tem de casar com a igreja. O Capítulo 3 de II Timóteo não diz nada ao nosso respeito, mas, diz para os homens. A Igreja não será amante de si mesma, não será soberba, O que é apostatar-se? Apostatar-se é desviar sua fé. Se a pomba da docilidade for de mim, posso me considerar como apóstata? ‘Há algo errado em você se você não considerar o outro’, disse o profeta. Deus conta o tempo pelas rugas que você tem, e não pelo seus aniversários.

E a presença de Deus não lhe causa algo para receber Ele? O que adianta ir no culto de Santa Ceia com roupas novas, se o espírito está enrugado? Acha que Deus irá olhar para a roupa nova, renda nova? Renda, renda-se a Ele! Devemos terminar o ano com uma avaliação correta e sincera das nossas vidas. Labutamos muito este ano, manchamos. Mas, vai passar assim? E se Ele te chamasse hoje, no calor do dia?
Deus quer uma Noiva sem mancha e sem rugas, por isso Ele proveu um lugar eterno para ela: A Palavra! Assim como havia uma fonte na qual a Sulamita podia lavar suas vestes quando as sujava, Deus tem nos mostrado um lugar de eternidade, no qual podemos lavar nossas vestes e manter nossas vidas sem a ação do tempo. Você quer ver o Rei? Limpe-se!