Uma Flecha? Só Isso? | Pr. Wanderley Vilaça | 19/10/2017

Menu

Culto Online Web Rádio

Uma Flecha? Só Isso? | Pr. Wanderley Vilaça | 19/10/2017

Leitura Bíblica: II Reis 14:13
A maneira para conseguir algo de Deus sempre foi se aproximar Dele com reverência. Na Leitura Bíblica de II Reis 14:13, encontramos Jeoás visitando a Eliseu, pois ele se encontrava muito doente perto de sua morte. Então ao chegar diante do servo de Deus, Jeoás diz: “Meu pai, Meu pai, carruagens de Israel e seus cavaleiros!”. Com isso, ele estava querendo dizer que Eliseu era muito mais valioso do que todo o exército de Israel, pois, esse profeta era quem sempre sondava os pensamentos do general do exército Sírio e descobria onde eles estavam preparando emboscadas para Israel; dando deste modo a vitória ao povo de Deus. Por causa desse posicionamento de honrar o profeta, reconhecendo que Deus estava nele, Jeoás recebeu a oportunidade de atirar flechas, que significavam sua vitória definitiva sobre o povo Sírio.
Desde aquele tempo se passaram muitos anos, mas a maneira para conseguir algo de Deus não mudou: apenas se achegando a Ele com reverência e respeito. Mas é reverenciar a Deus em simplicidade. Jeoás O reconheceu em um profeta, pois Deus falava por meio dele. Hoje Deus tem falado por meio de quem? Estamos nós reconhecendo seu valor nas pessoas ao nosso redor? Muitas vezes no Ministério de nossas Igrejas, em nossos pais, mães, irmãos e irmãs. Oh! Eles valem muito mais que nosso dinheiro, que nossos bens e nossas posses. Eles valem muito mais que nossas próprias vidas, pois por vezes é através de uma Palavra do Ministério que conseguimos resolver um problema que parecia insolúvel, ou que conseguimos um emprego… E quanto aos nossos pais? Quantas vezes conseguimos reconhecer Deus neles? Eles valem mais do que nossos bens também, pois além de cuidar e guardar-nos com zelo eles foram responsáveis por nos manter nos caminhos do Senhor: o único que pode dar a Vida Eterna. Reverenciar a Deus hoje é reconhecê-Lo em simplicidade!
Continuando em II Reis, depois de Jeoás reconhecer o valor do profeta ele recebe favor diante de Deus. E então, Eliseu se levanta e o ajuda a atirar uma flecha pela janela Leste do lugar onde se encontravam. Vendo que Jeoás puxava pouco a flecha, aquele profeta velho e perto da morte ajuda um rei em pleno vigor a ter mais força para atirar a flecha.
Talvez depois disso Jeoás tenha ficado entretido com a distância que a flecha alcançava e não ouviu o profeta dizendo: Esta é a flecha da libertação de Deus. Ela é a Vitória contra os Sírios! Ele foi negligente para ouvir as palavras do profeta.
Após isso, Eliseu o manda atirar flechas e ferir a terra, mas Jeoás, achando aquilo sem importância alguma, feriu a terra apenas três vezes, mostrando um grande desânimo. Diante disso o profeta se indignou e declarou que se ele houvesse ferido a terra 5 ou 6 vezes ele teria a oportunidade de exterminar os Sírios, porém, já que ele houvera se desanimado, ele os venceria apenas por 3 vezes.
Oh, se este não é um retrato de muitas das nossas vidas! Às vezes, conseguimos reconhecer Deus e alcançamos favor Dele. Porém, nos desanimamos rapidamente de prosseguir no que Ele nos concedeu!
Deus não nos explica Seus planos, pode parecer estranho atirar flechas na terra, mas aquilo muitas vezes pode significar nossa vitória! Quando Deus nos dá a oportunidade de golpear a satanás, que vem como um problema ou pecado em nossas vidas, não devemos apenas lançar uma flecha para que ele se afaste: devemos alvejá-lo mandando uma flecha após a outra até exterminá-lo completamente de nossas vidas. Não devemos nos desviar do que pedimos a Deus. Temos que pedir algo e ir atrás daquilo. Até mesmo nosso profeta William Branham, quando se desviou de seu propósito em uma caça ficou completamente perdido (mensagem Um Guia).
A flecha já está nas mãos da Igreja, pois Deus concede-as a nós quando abre a Palavra. A vitória só depende de quantas flechas a Igreja terá ânimo para atirar! Deus está nos perguntando constantemente: só isso? Você irá atirar apenas uma flecha? Você só vai fazer uma oração? Só vai assistir este culto e depois esquecê-lo? Isso é tudo que você deseja de Deus? Assim como Ele ficou pensando quando curou os 10 leprosos e eles ficaram satisfeitos apenas com a cura, Jesus tinha muito mais para oferecer!
E hoje Ele também tem muito mais que uma simples cura, mais do que uma simples melhora dos sintomas do seu problema: Ele tem uma aljava cheia de flechas para nos dar. Mas não para lançarmos aquém, e sim para eliminarmos todos os problemas que estiverem em nossas vidas!