Você Gosta De Cânticos?

"A música foi criada para a glorificação de Deus. Porém, como sabemos, Satanás trabalha para roubar a adoração, e é por causa disso que hoje temos tanta deturpação da música [...]"

Olá, 

Deus te abençoe, no precioso nome do Senhor Jesus Cristo.

Você gosta de cânticos?

Mas o que são cânticos e para que eles servem?

Vamos entender mais sobre eles?!

Cânticos são adoração em forma de música e servem para mostrar a Deus que alguma situação despertou nossa alma para falar com Ele, seja para conquistá-Lo ou para demonstrar os nossos mais profundos sentimentos, que podem ser de lamento ou alegria inexprimível. Pois, por mais inexprimível que seja um sentimento, ele muitas vezes pode ser traduzido em uma nota musical, na tonalidade da voz com ou sem ritmo definido (na maioria das vezes sem) e que fica gravado como lembrança de que uma inspiração divina nos trouxe algo que agradou a Deus. 

A música foi criada para a glorificação de Deus. Porém, como sabemos, Satanás trabalha para roubar a adoração, e é por causa disso que hoje temos tanta deturpação da música, que já foi usada para curar para agradar a quem se ama, para exaltar os feitos de Deus e também para lamentar alguma situação indesejada. Fato é que ela não agrada somente aos ouvidos de Deus; agrada aos nossos ouvidos também; e com isso tornou-se um produto de venda fácil, gerando um mercado musical gigantesco.

Hoje o que vemos é que os cantores já não são adoradores; tornaram-se ídolos e sua música deixou de exaltar ao Criador supremo, para exaltar a criatura. De forma que algo sagrado, criado para a adoração de Deus, tem sido usado para os mais vis propósitos, evidenciando que o inimigo de nossas almas apoderou-se dessa  que é uma ciência divina, para cumprir seus propósitos malignos. Todavia o Pai procura por adoradores que O adoram em espírito e em verdade – isso é o que disse o Senhor Jesus Cristo.

Meu irmão e minha irmã, vocês são esses adoradores procurados. 

Então, permita que Deus seja magnificado através de vocês. Quando estiverem contentes cantem louvores jubilosos; quando algo vos entristecer cantem lamentos como Jeremias, ou mesmo como Davi que quando entristecido por seus próprios erros conversou com sua alma em forma de cântico, e hoje todos nós podemos repetir sua canção: “porque te abates, ó minha alma? Espera em Deus”… E por aí vai.

Eu poderia citar aqui os muitos cânticos Bíblicos e seus porquês, só que isso faria um texto interminável, pois os filhos de Deus sempre foram adoradores espontâneos e tudo lhes servia de inspiração. Temos o cântico de Moisés, de Miriã, Ana, Maria, Isabel… Sem contar os dos querubins e do próprio Senhor Jesus que cantou um hino. O que Jesus cantou e porque cantou, eu não sei; deixo para vocês meditarem, e, quem sabe, assim como eu, concluírem que Ele agradou ao Pai com Seu cântico.

O que será que agrada a Deus nos nossos louvores? Será que é a letra? Será que é a música em si? Ou será que é o espírito com o qual louvamos? – Creio que seja tudo isso junto.

Portanto, não faça do seu louvor uma disputa ou exibição. Não deixemos que saia de nós qualquer coisa que não seja um NOVO cântico ao Senhor. Ele é digno de toda honra, de toda glória e Adoração. Portanto, tudo o que cantamos deve honrar, magnificar e exaltar a ELE, somente ELE e ninguém mais.

“Canta minh’alma, canta ao Senhor”, apenas essa frase já corrige toda a deturpação da música; pois, se deixarmos a alma cantar, ela jamais fará isso com interesses da carne. Lembremo-nos de que só os verdadeiros filhos de Deus têm alma (teofania) adoradora.

“Mais perto quero estar, meu Deus de ti”, que essa seja a canção de nossas almas.

Pr. Wanderley Vilaça

Pr. Wanderley Vilaça

Aos 21 anos se tornou líder dos jovens e também começou a pregar em praças públicas o que lhe trouxe muita experiência e amor por almas; posteriormente começou a prestar assistência às nossas congregações; em 2002 foi chamado pelo pastor Wanderley Lemos para integrar o corpo de ministros; no ano de 2011 foi consagrado a pastor; logo em seguida assumiu a igreja de Ouro Branco e desde então a vice-presidência do Tabernáculo Belo Horizonte.


2 comentários

  • Avatar
    Marisa de oliveira costa Melo

    15/07/2021 as 13:55

    Amém 🙏🙌
    Grande exortação.
    Que Deus abençoe pastor Wanderlei Vilaça, família e todos nós.
    Que possamos ser verdadeiros adoradores.
    Gratidão a Deus por tudo 🙏🙌

    Comentar

  • Avatar
    Ylberty e miria

    31/07/2021 as 01:11

    Amém assim seja este cântico pela nossa vida inteira ,mais perto quero está do senhor Jesus Cristo.Deus abençoe.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657