Você Joga Fora As Sementes De Abóbora?

pumpkin-seeds-1738174_1920
Consideradas “subprodutos” até pouco tempo atrás, as sementes de abóbora vêm ganhando cada vez mais importância no mundo da nutrição. Isso ocorre porque as quantidades de nutrientes dessas sementes podem ser até 45 vezes maiores do que as quantidades de nutrientes da polpa da abóbora.

Aproveitando o assunto do último post sobre desperdício de alimentos, vou lhe contar porque não se deve descartar as valiosas sementes de abóbora.

Consideradas “subprodutos” até pouco tempo atrás, as sementes de abóbora vêm ganhando cada vez mais importância no mundo da nutrição. Isso ocorre porque as quantidades de nutrientes dessas sementes podem ser até 45 vezes maiores do que as quantidades de nutrientes da polpa da abóbora.

De acordo com a antiga sabedoria popular, as sementes de abóbora sempre foram indicadas para tratar verminoses em crianças e, de fato, a cucurbitacina (composto que protege a aboboreira contra pragas), também funciona como: anti-helmíntica (combate os vermes); antimicrobiana; laxante; anticancerígena e até anti-inflamatória nas doenças da próstata e do sistema urinário.

As sementes de abóbora contêm boas quantidades de compostos bioativos que oferecem vários benefícios à saúde, prevenindo, tratando doenças e potencializando o funcionamento do organismo. São alguns deles:

  • Gorduras boas, ômegas 6 e 9, potentes antioxidantes que ajudam a controlar o colesterol e a pressão arterial.
  • Tocoferóis, vitamina E que combate o estresse oxidativo, aumentando as defesas antioxidantes do corpo, protegendo os neurônios.
  • Betacaroteno, responsável pelas colorações amarelas e alaranjadas de frutas e vegetais. O betacaroteno é essencial para ter uma boa visão, para a saúde da pele e das mucosas (exemplo: mucosa intestinal), para o bom funcionamento do sistema imune e para o crescimento e desenvolvimento infantil.
  • Compostos fenólicos, capazes de inibir a peroxidação lipídica (degradação das gorduras boas do sangue), prevenir aterosclerose, doenças cardiovasculares, câncer, Alzheimer e infecções.
  • Fitosteróis, compostos que também ajudam a controlar o colesterol, contribuindo para a redução do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antitumorais, se consumidos regularmente.
  • Arginina, aminoácido que produz óxido nítrico no corpo, melhorando a circulação e oferta de nutrientes para os órgãos e tecidos.
  • Fenilalanina e tirosina, que atuam no cérebro formando neurotransmissores importantes como a dopamina (associada ao aprendizado, humor, atenção e movimentos).
  • Leucina, aminoácido que fornece energia na atividade física, aumentando a resistência e reduzindo a fadiga.
  • Ácido glutâmico, envolvido em funções cognitivas do cérebro como aprendizagem e memória.
  • Fibras que auxiliam no trânsito intestinal e ajudam a controlar a glicemia.

Mas, atenção! As sementes de abóbora possuem substâncias antinutricionais, como cianetos e saponinas. Embora essas substâncias sejam reduzidas ou inativadas na presença de calor, se forem consumidas em excesso, podem ser tóxicas e interferir na digestibilidade e absorção de nutrientes. Portanto, a recomendação sempre será o equilíbrio ao consumir qualquer alimento.

As sementes de abóbora devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, podendo ser consumidas de 2 a 4 colheres de sopa, diariamente, com outras sementes oleaginosas. O mais interessante para a saúde é ingerir todos os dias um mix de sementes variadas e ricas em nutrientes que se completam.

Além de serem encontradas em lojas de produtos naturais, as sementes de abóbora podem ser preparadas em casa, de forma prática e econômica. Por isso, se você quiser obter todos os benefícios dessas sementes, não as descarte!

É só retirar as sementes da abóbora, limpar os resíduos, lavá-las na peneira e em água corrente, secar com papel-toalha e assar até ficarem douradas e crocantes (cerca de 15 minutos). Pronto!

Depois é só usar a criatividade e consumi-las como lanche, nas saladas de vegetais ou de frutas, no arroz, na vitamina ou no iogurte.

Deixe seu comentário!

Que Deus continue abençoando os irmãos!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


2 comentários

  • Avatar
    João Laudevar

    09/10/2020 as 20:17

    Gostei estou ligado na semente de abóbora

    Comentar

  • Avatar
    Tiago José

    13/10/2020 as 22:03

    Olha! Interessante! Prático e nutritivo!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias