Você quer ser 12 por 8?

shutterstock_560263513
A Hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma doença crônica onde a pressão fica acima do limite avaliado normal, o desejável 12 por 8 (120/80 mmHg). Na prática, valores entre 12 por 8 e 14 por 9 podem ser classificados como ‘normal limítrofe’ (apontado normal dependendo do histórico familiar do paciente, dentre outros fatores) de acordo com avaliação médica.

A Pressão arterial é a força que o coração e as paredes das artérias fazem para bombear o sangue com o objetivo de levar nutrientes e oxigênio para todo o corpo.

A Hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma doença crônica; pressão fica acima do limite avaliado normal, o desejável 12 por 8 (120/80 mmHg). Na prática, valores entre 12 por 8 e 14 por 9 podem ser classificados como ‘normal limítrofe’ (mensurando normal dependendo do histórico familiar do paciente, dentre outros fatores), de acordo com avaliação médica. Acima de 14 por 9 é considerado hipertensão, de fato.

Sabia que se você tem familiares hipertensos e anda muito estressado, está acima do peso, tem uma alimentação desequilibrada, consome poucos vegetais e frutas, ingere muito sal e gordura saturada, não pratica atividade física, tem diabetes e/ou está com o colesterol alterado, tem maior risco/potencial de desenvolver hipertensão? Além disso, é comprovado que o sobrepeso e a obesidade podem adiantar em até 10 anos o aparecimento dessa doença.

Então o que fazer para reduzir a possibilidade de desenvolver hipertensão?

Entenda: Quando a pressão fica constantemente alta, alguns órgãos e estruturas corporais importantes como o coração, cérebro, rins, olhos, artérias, entre outros sofrem maior desgaste e isso influencia no desenvolvimento de doenças nesses locais. Portanto, se sua pressão está acima de 12 por 8, já é um alerta para que você faça controle e mude os hábitos de vida reduzindo o estresse e o peso (em caso de sobrepeso), deixando o sedentarismo, mudando a alimentação, e em muitos casos usando medicamentos prescritos por um médico.

Um estudo mostrou que além dessas mudanças citadas acima, uma alimentação rica em fitoquímicos, cálcio, magnésio e potássio previne e controla a hipertensão. Esses nutrientes são encontrados nos seguintes alimentos: uva, banana e abacate; beterraba, couve e espinafre; grão-de-bico, gérmen de trigo e aveia; nozes, gergelim, semente de girassol descascada, castanha e amendoim; peixes; leite e derivados.

Mantenha seu prato sempre colorido, com variedade de legumes e verduras!

Seja 12 por 8! Confira regularmente sua pressão arterial e mude seus hábitos de vida!

Se você quer saber mais sobre saúde e alimentação, ou ficou com alguma dúvida, esteja à vontade para participar com seu comentário. Aproveite esse espaço que só existe por você!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


5 comentários

  • Avatar
    Débora Fernandes Marques

    04/02/2020 as 12:25

    Deus está no controle de tudo em nossas vidas! E assim como o hino Ele nunca nos deixará desamparados!🙌

    Comentar

  • Avatar
    [email protected]

    04/02/2020 as 12:53

    Parabéns …pela coluna quais os riscos da preciso baixa para idoso??por exemplo 9/6?

    Comentar

  • Avatar
    Doralice Reis

    04/02/2020 as 16:17

    Assim como a hipertensão, também temos que tomar cuidado com a hipotensão. Esse desequilíbrio da pressão pode nos causar graves danos em nossa saúde. Excelente texto, Dr. Mariana, me informou muito bem.
    Deus abençoe!

    Comentar

  • Avatar
    Raquel Aline

    05/02/2020 as 10:27

    Gostei demais! Obrigado Dr. Mariana

    Comentar

  • Avatar
    Edmea raimunda do amaral

    07/02/2020 as 07:13

    Sou hipertemça e tenho uma constipação crônica intestinal que quando ataca fico até 1 mês ou pouco mais tentando controlar isto..e tenho notado que isto causa dores nos ossos e esquecimento.as vezes até esqueço que é isto que causa problemas.gostaria de mudar meus hábitos alimentar pra melhorar isto.materia muita boa.quase que bem lembrado no meu caso.causa ate depressão.obrigado Dra Mariana

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias


%d blogueiros gostam disto: