6

LOGOS: O Protagonista da Nossa Redenção

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança […]”

Gênesis 1:26

Para que se possa entender o que é ser ‘criado à imagem e semelhança de Deus’ é necessário conhecer quem é DEUS. Em São João 4:24 diz que Deus é espírito. Ao conhecer quem é Deus, é possível saber qual o tipo de homem Ele criou.

O LOGOS

Em Gênesis 1:26 é dito “Façamos…”. Note que a palavra façamos está no plural. Desta forma, perceba que Deus estava a conversar com “alguém” que era à sua imagem e semelhança.

“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3

O profeta diz que o Verbo é a ‘Palavra’ (Logos); “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”, ou seja, Jesus é a ‘Palavra’ que estava no princípio com Deus.

Quando Jesus estava sendo batizado em Mateus 3:17 “[…] uma voz do céu dizia: Este é meu Filho amado, em quem me comprazo.”. Então, Jesus é o “Filho de Deus’. O profeta ensina que, no princípio o ‘Logos’, ou o “Filho de Deus” saiu de Deus.

“[…] Agora, eu não creio em filiação eterna. Isso é até mesmo radical sequer haver menção a tal coisa como filiação eterna. Como… Ele tinha uma filiação eterna… Se isso fosse mesmo filiação eterna, como Ele poderia ser Filho? Ele tinha que ter um começo. Veem? Então, Ele primeiramente foi Deus, Jeová. E saiu dele… Vamos imaginar agora usando um pequeno drama para que você possa compreender. Vamos ver saindo do espaço onde não há nada, vamos tomá-lo como uma pequena Luz branca, como uma Luz mística, um Halo. E isso era o Logos que saiu de Deus no princípio. Esse era o Filho de Deus que saiu do seio do Pai. Isso era o que estava no princípio, que era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. E no princípio era Deus. E então saiu de Deus o Logos, uma parte de Deus que saiu de Deus.”

Mensagem Quem é Deus? – p. 25-27

 

[…] E agora, o Logos que saiu de Deus, que era o — o Logos, tudo isto começou a tomar forma de — forma de um corpo. E a forma deste corpo foi chamada no ensino escolar de: “Logos,” o Logos que saiu de Deus. Em outras palavras, um — uma palavra melhor para isto é — chamamos de teofania. Teofania é um corpo humano que é glorificado, não exatamente com carne e sangue como ele será em seu estágio glorificado, mas é da forma de um corpo humano que não come, nem bebe, mas é — é um corpo, um corpo que está esperando por nós tão logo que deixarmos este. Agora, ali, nós entramos naquele corpo. E este é o tipo de corpo que Deus tinha. Pois Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança.”.

Hebreus Capítulo 2, 3ª parte – p. 62

O PRIMEIRO E O SEGUNDO HOMEM

A Bíblia relata em duas escrituras a “criação” do homem: “E criou Deus o homem à sua imagem; a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” Gênesis 1:27 “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

Qual relação existe entre essas duas escrituras?

Observe:

Gênesis 1:27 diz que Deus ‘criou’ e Gênesis 2:7 diz que Deus ‘formou’.

O primeiro homem (homem espírito) foi ‘criado’ em Gênesis 1:26-27, “[…] e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.” Foi ‘criado’ segundo à imagem e semelhança de Deus e do Logos. Então, esse era O “homem espírito”.

Deus deu para esse homem o domínio sobre todos os animais que haviam nos céus, na terra e na água. Mas como ele poderia dominar os animais se não podia tocá-los? Afinal, ele era um espírito assim como Deus é espírito. No entanto, o profeta mostra que o domínio que esse homem possuía sobre os animais é o mesmo domínio que o Espírito Santo deve ter sobre a igreja hoje (tipificação).

“Então Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Não é isso? Muito bem. Então Ele fez o homem. Deus era Espírito; ele tinha que ser um homem espírito feito à Sua imagem. Ele o colocou aqui na terra para liderar a vida animal e assim por diante, como o Espírito Santo deveria liderar a Igreja hoje. Esse era o homem.”

Mensagem Quem é Deus? – p. 33

 

“[…] Agora, o homem guiava o homem – digo guiava o gado e tudo, simplesmente como o Espírito Santo guia a um verdadeiro crente hoje. A Voz de Deus ali… Ou melhor, a voz do homem, se ouvia e dizia… chamava o gado para esta parte, as ovelhas para estes pastos, os peixes para as águas. Vê? Ele tinha domínio, tudo obedecia a ele.”

Mensagem Perguntas e Respostas Sobre Gênesis – p. 18

 

E não havendo um homem que cultivasse o solo, Deus forma o homem em Gênesis 2:7; o homem que Deus ‘formou’.
“Então Ele colocou o homem no pó da terra, o qual foi o primeiro homem, Adão. Aquele homem foi feito a imagem, este homem que você vê aqui, é feito à imagem de um animal. Estes corpos humanos são feitos à imagem dos animais. Nós temos a mão igual a de um macaco, e-e temos pés como os de urso. Tome um pequeno ursinho, tire toda pele dele coloque-o ao lado de uma garotinha e olhe a diferença. Uh! Irmão, você terá que olhar bem de perto. Todo o diafragma, a feitura, é quase a mesma, a maneira que é feito e a forma dele e tudo exatamente igual. É feito à imagem da vida animal, porque ele foi feito em ordem animal, e era seu dever guiar o animal.”

Mensagem Perguntas e Respostas Sobre Gênesis – p. 28

O segundo homem (homem carne) é o mesmo primeiro homem (homem espírito), porém, manifestado através dos cinco sentidos. E ele não pode tocar a Deus e nem pode ver a Deus; não pode fazer estas coisas porque este não é o objetivo para o qual foi ‘formado’, que é, para ‘reinar’ sobre todo o reino animal. E a revelação mostra que tudo isso é parte de um propósito maior de Deus.

Outro ponto importante dentro deste contexto é, o primeiro homem foi ‘criado macho e fêmea’; exatamente à imagem de Deus. Mas, quando Deus formou o segundo homem, Ele separou a identidade masculina da identidade feminina.

“Pois, quando Deus separou Adão, ele era os dois. Encontramos que para começar Adão era espírito. “Ele fez o homem à Sua Própria imagem, criou Ele macho e fêmea.” E então, Gênesis 2 e adiante, Ele criou o homem em… do pó da terra. O homem foi criado à imagem de Deus (Deus é um Espírito), por isso ele é um homem espírito. Então quando ele se tornou homem carne, carne animal na terra, Ele está – Ele está mostrando, retratando aqui a Noiva. Ele não pegou e fez outro ser, mas Ele tomou parte de Adão, a criação original, tomou dele uma costela do seu lado; e tirou o espírito feminino de Adão, deixou o espírito masculino aí, e o colocou na parte feminina. Portanto, parte do seu espírito, parte do seu corpo; carne da sua carne, osso do seu osso; Palavra da Sua Palavra, Vida da Sua Vida, e é assim que a Noiva é com relação a Cristo!”

Mensagem A Semente não Herdará com a Palha – p. 51

 

“[…] veremos aqui, Gênesis 2:18-21 agora, notem: E o Senhor Deus disse: “Não é bom que… o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora. Havendo pois o Senhor… formado da terra todo animal”… e assim por diante. Agora, Deus fez Eva do lado de Adão. Hoje, a mulher tem em sua anatomia e constituição, uma costela a mais do que o homem porque uma costela foi tirada do corpo de Adão. Adão já havia sido formado e estava vivendo, e estava solitário, e então Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só”.”

Mensagem Perguntas e Respostas Sobre Gênesis – p 40

A REDENÇÃO

Observando as escrituras através da Mensagem do profeta é possível perceber que Adão foi o primeiro homem manifestado em carne. Ele havia sido criado à imagem e semelhança de Deus e um pouco mais tarde foi colocado no Jardim do Éden para reinar sobre toda a Criação. Porém, Adão caiu.

Na mensagem Perguntas e Respostas sobre Gênesis – p. 30 o Ir. Branham diz: “O homem foi feito a imagem de Deus, e então ele foi feito a imagem da besta e caiu.”. O homem que caiu foi o segundo homem, o homem que foi ‘formado para governar a terra’ e, por causa da queda, o homem perdeu o companheirismo que tinha com Deus.

“O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.” Gênesis 3:23
Deus em sua Presciência possuía um plano para trazer o homem de volta ao companheirismo que existia antes mesmo do Mundo ser criado… a presença de Deus é algo tão forte que somente quem é identificado como à imagem e semelhança de Deus é capaz de suportá-la. Voltar ao companheirismo de Deus é receber de volta essa capacidade de estar com Deus, e esse é o ‘Plano de Redenção’.

O parágrafo 55 da Mensagem A Deidade de Jesus Cristo, diz:

[…] E isso era uma lei que foi dada por Moisés, de redenção, que isto tinha que ser através de um redentor parente; um homem que primeiramente fosse digno, um homem que valesse o preço, um homem então que desse o seu testemunho público e redimisse a herdade perdida de alguém que tinha caído. […]

Para redimir alguém são necessárias ‘duas características’ bem específicas:

1. Ser digno
2. Ser um parente próximo

Na Bíblia Rute e Boaz é um exemplo bem apropriado; Boaz foi o parente digno mais próximo que Rute teve para redimi-la e fazê-la dona de todos os seus bens e toda sua herança.

‘Ser digno’ é, não ter caído. Pois foi exatamente a queda do homem que o fez perder todos os direitos que possuía. E essa característica tira todos os reis, profetas, sacerdotes e homens da condição. Alguém poderia pensar que os anjos e querubins seriam dignos uma vez que eles não caíram. Realmente nunca caíram, porém, não se encaixam na segunda: ‘ser um parente próximo’.

Ser criado à imagem e semelhança de Deus está diretamente ligado ao parentesco que o homem tem com o seu Criador. E os anjos não foram criados à imagem e semelhança de Deus e nem do homem.

“E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.” Apocalipse 5:2-3

Sendo assim, somente Deus seria capaz de redimir o homem. Porém, como Ele faria isso, visto que Deus é espírito (São João 4:24)? Nesta forma ninguém poderia vê-Lo ou tocá-Lo. O homem caiu na carne, logo, precisaria de um outro homem carne (Jesus/parente) para redimi-lo. Então, “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”.

“Aquele homem caiu, como a semente tem que cair. E então Deus começou a pairar sobre isso, depois da queda. Ele levantou um – um Enoque, Ele levantou um Elias, Ele levantou um Moisés, Ele levantou profeta após profeta, tentando restaurar aquela imagem novamente. E, finalmente, sobre a terra, veio a genuína imagem do Próprio Deus, novamente, que foi Deus, o Logos feito carne e habitou entre nós.”

Mensagem A Semente não Herdará com a Palha – p. 80

O Logos que estava em Deus e que era Deus, foi o protagonista da nossa Redenção.

“[…] É o quadro de Deus revelando-se o tempo todo. Tudo assim, simplesmente – manifestando-se, revelando-se, vindo ao milênio e indo mais além para entrar na eternidade, simplesmente o quadro de Deus se revelando, Deus fazendo a Si mesmo conhecido. Aqui, Deus manifestou-se a Si mesmo em Jesus Cristo. Mostrou o que Ele era. O que era Jesus? Um homem de dor, familiarizado com o pesar, amando a prostituta: “Onde estão teus acusadores? Não tenho nenhum, Senhor. Eu também não te acuso, vá e não peques mais”. Cansado e fatigado de caminhar aquele dia, aproximadamente trinta milhas (48 km – N.T) através das areias do deserto e coisas, e vinha passando uma mulher, da cidade de Naim, com seu único filho, morto ali. Ele parou o cortejo fúnebre, colocou Suas mãos sobre o rapaz e disse: “Levanta-te”. E o moço que estava morto se levantou. Este é-é o nosso Senhor Jesus. […]”

Mensagem Perguntas e Respostas sobre Gênesis – p. 42

Paulo disse em Hebreus 4 “Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”, e um pouco mais à frente, no capítulo 9 versículos 11 e 12: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.”.

Deus criou um caminho de volta através da morte de Jesus no Calvário (O maior de todos os sacrifícios). O Logos mais uma vez protagonista deste quadro. Aceitar a Cristo, nascer de novo e seguir a Estatura do Varão Perfeito é o caminho que leva homem de volta à Eternidade.

“A intenção de Deus foi fazer o homem a Sua imagem, para ter companheirismo com Ele. E Ele o fez um ser tangível. Agora, o pecado nos trouxe a um lugar de… de… de corrupção, mas aquilo nunca parou com o programa de Deus. E amigo pecador, hoje, se você não é nascido de novo do Espírito de Deus, você tem um fim em algum lugar. E seu fim é o caos, em ruína, e sofrimento e miséria. Mas para você que crê no Senhor Jesus, e aceita o mesmo como o Seu Salvador pessoal, é simplesmente tão Eterno como Deus é Eterno. Você não tem fim, “Eu lhes dou o “Zoe”, Eterno, a própria Vida de Deus, e eles nunca perecerão ou nem mesmo entrarão em julgamento, mas passaram da morte para a Vida”. Isto é o que Ele era. Foi para isto que Ele veio.”

Mensagem Hebreus, Capítulo 5 e 6 1º parte – p. 60

Redação Assim Está Escrito 

Comentários(6)

  1. Responder
    Ana Caroline sidnei says:

    Amém, amém e amém a toda essa palavra. Muito esclarecedor e de grande ajuda para o nosso entendimento.

  2. Responder
    Vinícius de Góis Pereira says:

    Shalom a toda equipe do Assim está Escrito, tenho sido abençoado com minha família através deste Mistério.
    Peço oração por nós aqui em Manaus Amazônia Brasil.
    Abertura da Palavra tem mudado nos vidas através da Revelação dos nossos nomes..no LIVRO. Amém Deus abençoe meu irmão

  3. Responder
    Gessi Alves Muniz says:

    Perfeito muito bom

  4. Responder
    Lucas Sales says:

    Excelente explicação. Deus abençoe a quem escreveu.

  5. Responder
    ir Fabio Junio oliveira santos says:

    parabéns a todos da programação assimestaescrito.
    pois cada palavra escrita tem nos ajudado a nos manter firmes nesse caminhos, creio que tudo isso que cada irmão esta fazendo é através do espirito santos , é para nos edificar na caminhada.

  6. Responder
    Mario Silvio says:

    Deus abençõe o AEE por nos trazer esse alimento, textos perfeitos e biblicos. Não deixo de ler um!

Postar um comentário: