4

Saiba Como Foi o Retiro Jovens Messias 2018

Deus sempre opera no meio daqueles que se preparam para recebê-Lo com zelo e expectativa. A cada “evento espiritual” realizado, fica provado que tal afirmação é completamente verdadeira. Uma das principais evidências disso é encontrada em Mateus 18:20, que diz: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

A Mocidade AEE (Jovens Messias), vinha se preparando desde o meio do ano, para o retiro que aconteceu no último dia 11 de outubro, no sítio “Green Valley”, localizado na cidade de Jaboticatubas – MG, cujo o tema principal foi: “A Estatura De Um Varão Perfeito”. Desde de meados de junho, tanto os organizadores, quanto cada membro da mocidade enfrentaram grandes dificuldades para poderem estar ali. No entanto, no dia 11 de outubro, grande parte da mocidade, um número que parecia pouco provável, estava presente; aproximadamente 180 jovens. O líder da mocidade e o Ministro Adelson Santos também estiveram presentes.

É difícil descrever quão bom é o companheirismo entre irmãos que partilham a mesma fé, e consequentemente os mesmos pensamentos, princípios e valores.

No sítio, o primeiro dia foi marcado por diversas atividades dinâmicas, que, apesar de terem o intuito de trazer diversão, proporcionaram também, proximidade entre os jovens, inclusive para aqueles que dantes não tinham afinidades entre si. Através dos trabalhos em grupos e em duplas puderam ver a grande importância da união e da harmonia entre os membros de um mesmo corpo.

Ao anoitecer, participaram de um culto ministrado pelo Ministro Adelson, que trouxe uma palavra sobre o tema “Influência”. O propósito do culto, foi mostrar que por detrás de todas as coisas há um ‘espírito’, que age, com o intuito de influenciar as pessoas. As coisas que se vê e que se ouve no dia a dia, e até mesmo pessoas com quem se tem companheirismo, podem influenciar positiva, ou negativamente. E que, muitas vezes podem tirar o cristão da posição em que deve estar: ‘na Palavra’. Daí a facilidade em se ficar com certas músicas (mundana) “grudada” na cabeça; o que acontece devido a tais músicas possuírem em si um tipo de unção, capaz de fazer com que as pessoas que as ouvem entrem na atmosfera produzida pelo tipo de unção contida ali, fazendo com que vivam de acordo com o que estão ouvindo. De igual forma, os hinos que se ouve, também possuem influências sobre cada cristão. Por esse motivo, se faz necessário estar atento ao que se ouve, ao que se vê, e ao que se faz. A influência é algo tão sério, que da mesma forma que uma pessoa pode ser influenciada por outros, ela também é um canal de influência para outros.

Muitos não se importam nem mesmo com os vídeos “engraçados” que veem no ‘YouTube’, e ignoram o fato de que, o que é falado por certos “Youtubers” as influenciam negativamente, pois estes possuem vida ímpia. O próprio nome pelo qual são chamados, “Influenciadores”, mostra quem são. O culto deixou para os jovens um autoexame, que pode ser estendido aos demais: um cristão deve assistir tais coisas? E quanto a fotos curtidas e comentadas nas redes sociais?

Lembrando que dar um “like” é o mesmo que gostar. Além disso, sempre que um “like” é dado não se está apenas gostando, mas se está também, concordando com a “atitude” de quem fez a postagem.

Ao amanhecer do sábado, os jovens acordaram com o propósito de dar a maior parte do tempo para a edificação espiritual. Após o café da manhã foram diretamente para a tenda/auditório para novamente ouvir o Ministro Adelson ministrar a Palavra, e desta vez, o tema apresentado foi sobre “Complexo”. Uma pessoa complexada vive oprimida. Sejam eles, complexos de inferioridade ou de superioridade.

Geralmente pessoas que se veem superiores as outras são oprimidas por si mesmas; consideram-se mais feias que as demais, ou mais altas, mais magras, inseguras… incapazes. No entanto, temendo serem humilhadas pelos outros, agem com postura de superioridade, despejando em cima dos outros os defeitos que veem em si. De igual forma, aquelas que possuem o complexo de inferioridade também vivem influenciadas por um espírito opressivo. Estas, são aquelas que dão suas vidas para conquistarem uma posição social, desejos impossíveis de se conquistar, e buscam continuamente por uma aparência exterior quase perfeita. O tema, de modo algum, mostra que é errado se arrumar, ou buscar estar bem vestido… porém, a partir do momento que isso interfere na autoestima pessoal, consumindo o tempo que deveria ser dedicado à Palavra de Deus, isso passa a ser um espírito errado. Neste culto foi mostrado, que, um verdadeiro cristão deve fugir de todos os tipos de complexos. Deve buscar uma vida santa. Fugindo de vaidades extremas. E das concupiscências dos olhos e da carne.
Próximo ao entardecer, mais um culto, agora realizado por quatro jovens que foram pré-selecionados para falarem sobre a mensagem tema do retiro, ou seja, sobre as virtudes da “A Estatura De Um Varão Perfeito”. Apesar de estarem receosos e preocupados por terem que falar diante de tantas pessoas, todos tiveram êxito na porção da Palavra que trouxeram.

O primeiro jovem falou sobre a ‘Fé’ e mostrou também, que Deus sempre trabalha por meio de uma linha; tomando como exemplo, o retiro passado, da mocidade AEE que teve como tema: ‘Novo Nascimento’. Só se tem ‘Fé’, a qual é a base da estatura de um varão perfeito, após ser nascido de novo! A fé é a chave que abre todas as portas. Sem fé é impossível agradar a Deus. E não tendo fé, é impossível subir os demais degraus da estatura que deve alcançar o último degrau: o Amor Fraternal (Cristo). E assim, Deus tem trabalhado com cada um de Seus filhos preparando-os para alcançar todas as etapas da estatura.

O segundo jovem discorreu sobre os temas: ‘Virtude’ e ‘Ciência’. Este, mostrou que conforme as palavras do profeta, é necessário que cada cristão deve possuir em si virtude (força e poder). É preciso ter virtudes para transmitir para as demais pessoas, assim como Jesus transmitiu. E Deus quer que cada um de seus filhos possua em si Suas virtudes, para que seja Ele mesmo operando através deles em cumprimento a escritura de São João 14:12, onde mostra que os filhos de Deus fariam mais obras, porque Ele estaria habitando neles e operando através deles. E como continuidade, prosseguiu dizendo sobre a ciência, a qual é o conhecimento da Palavra adquirido através da Bíblia e das mensagens. Sendo assim, aqueles que a possuem não podem ser enganados de forma alguma, pois estes, são conhecedores da “ciência celestial” de Deus.

O terceiro jovem apresentou o tema: ‘Paciência’. Este jovem, iniciou tomando as palavras do profeta que disse: “A primeira pessoa com quem se deve ter paciência é com Deus”. Ás vezes Deus promete algo para um filho Seu, porém, pode ser que isso não venha da maneira que se deseja e nem no tempo em que espera. Nos dias de Noé Deus disse: “Choverá amanhã!”. No entanto, não choveu, e Noé esperou até o dia seguinte, e não choveu novamente. Além de ter esperado cento e vinte anos, Noé pacientemente esperou por mais seis dias. E mesmo sofrendo pressões de todos os lados não perdeu a paciência com Deus. Mas se nem com Deus se tem paciência, então, como ter uns para com os outros? Muitas vezes, tem-se dificuldades até mesmo em esperar cinco minutos para receber uma resposta de alguma mensagem pelo WhatsApp! Acontece também de se perder a paciência com amigos e irmãos que passam por adversidades e momentos difíceis em suas vidas espirituais. A pergunta da vez foi: Exerce a paciência com seus irmãos, ou decide abandoná-los quando vê que estão enfrentando momentos difíceis?” E esse foi mais um dos questionamentos para o autoexame.

O quarto jovem trouxe uma palavra sobre a ‘Adoração Perfeita’, onde mostrou pela mensagem a “Estatura de Um Varão Perfeito”, que, Deus morando na estrutura de um homem, refletindo-se nele é a adoração perfeita. Os filhos de Deus são o “tabernáculo vivente” para que o Deus vivente possa habitar. A adoração perfeita está sobre as bases da Palavra. Por isso, é necessário ter/viver uma vida que esteja de acordo com a Palavra. E dando continuidade ao autoexame de um verdadeiro cristão: que tipo de vida o cristão deve ter para que Deus possa habitar nele?

Após cada rapaz trazer uma parte da palavra, o culto foi encerrado.  Logo após o jantar houve um tempo de companheirismo onde todos puderam se juntar para brincar, conversar e se divertir mais um pouco.

No domingo bem cedo já se iniciava os preparativos para o culto de Santa Ceia, que aconteceria no Tabernáculo Belo Horizonte mais a tarde. Assim como a ida, a viagem de volta foi realizada em segurança. Assim, todos que participaram do evento saíram de lá melhores do que eram; fortalecidos para lutarem contra as más influências e complexos; sendo mais amigos e mais companheiros uns dos outros; crendo, terem alcançado mais um degrau. Estando assim, mais próximos da estatura de um varão perfeito.

Apesar de todas as dificuldades e intempéries que ocorreram durante o planejamento do evento, pode-se dizer que foi realizado com sucesso. Os agradecimentos são dedicados ao líder dos Jovens Efraim Moreira, e ao seu auxiliar irmão Luís, que trabalharam e organizaram tudo, e que, certamente tiveram muitas noites de sono perdidas para que tudo pudesse ser realizado com sucesso. A gratidão também é estendida ao Ministro Adelson, que acompanhou os jovens de perto e trouxe-lhes a mensagem.

Este grande momento vivenciado por cada jovem, pode ser resumido em uma simples palavra. Palavra essa que, possui um significado maravilhoso: “companheirismo”. O companheirismo ao redor da Palavra produz crescimento, conhecimento, força… e cura para alma, levando cada um daqueles jovens ao aperfeiçoando da estatura do varão perfeito.

Redação Assim Está Escrito 

Comentários(4)

  1. Responder
    Ana Vilaça says:

    Maravilhoso! Que privilégio fazer parte disso. Deus continue abençoando a mocidade Assim Está Escrito e ao Min. Adelson Santos.

  2. Responder
    Tiago José says:

    Autoexame, companheirismo e aprendizagem. Mais um amadurecimento alcançado pela mocidade do Tabernáculo Belo Horizonte. Belo! Deus continue abençoando grandemente!

  3. Responder
    Ana Carolina says:

    Foi maravilhoso, crescemos ainda mais espiritualmente.

  4. Responder
    josué sena says:

    graças a DEUS tive momentos maravilhosos de companheirismo e aprendizagem,que superaram a minha expectativa de ida ao acampamento
    que DEUS continue abençoando o ministro Adelson e o lider da mocidade Efraim e seu auxiliar

Postar um comentário: