5

Equilíbrio: Um Milagre Para Uma Vida De Sucesso

O equilíbrio emocional é o controle total sobre os pensamentos e as ações que controlam o comportamento humano. É a capacidade de enfrentar os obstáculos tendo o controle absoluto dos sentimentos e das reações. É ter clareza e domínio para sair de situações problemáticas, enfrentando as adversidades com o objetivo de resolvê-las da melhor maneira possível. O equilíbrio leva uma pessoa a buscar meios para solucionar todos e quaisquer tipos de problemas de forma pacífica (transformando adversidade em oportunidade).

Ser equilibrado é ser prudente, moderado, constante, e ter domínio de si próprio. Deus fez o homem para ser dessa maneira, revestindo-o com um espírito de fortaleza, amor e moderação (II Timóteo 1:7). Ter equilíbrio é extremamente importante para que as decisões sejam tomadas corretamente na vida espiritual, familiar e profissional. Com base nesta afirmação: Que reação tens tido diante das provas que enfrentas? Tens sido equilibrado ao enfrentá-las, ou, está em uma situação de desespero e angústia, sem fé; com dúvidas e medos, fazendo-se de vítima? Fazer essa análise é de extrema importância! – Não foi isso que o profeta ensinou?! Contudo, mesmo diante de tais circunstâncias, hoje, a plenitude da Palavra se encontra nos filhos de Deus. E o ‘grão’ amadurecido desta Era (o profeta) provou isso, pois mesmo sendo humano conseguiu deixar um legado incrível! Digno de ser louvado! E que deve ser aplicado também na vida do cristão. “O equilíbrio transpassa os momentos de adversidades”.

Muitos se imaginam tendo atitude como as do profeta, na maioria das vezes em que estão diante de tais situações; como quando o profeta estava criando esquilos, quando ele deu a irmã Hattie seus filhos, ou até mesmo quando deu olhos a quem não tinha. No entanto, foram os momentos mais difíceis de sua vida que trouxeram extraordinárias lições. Um exemplo a ser tomado é a situação em que o profeta deu ouvidos à sua sogra quando ela chamou o povo de Deus de lixo, e não permitiu que ele fosse com sua esposa (Hope) pregar ao povo pentecostal. (O Senhor recolheu sua querida esposa e sua pequena filha). É importante lembrar que não foi o profeta que chamou o povo de lixo, foi sua sogra. Mas, foi ele quem pagou o alto preço. Da mesma forma, muitos têm sido desequilibrados por falar e ouvir coisas que não deveriam. E mesmo que se arrependam de suas ações… as consequências virão; como veio para o amado profeta William Branham. De acordo com a Escola Dominical pregada no dia 19/08/18 pelo Pastor Wanderley Vilaça, todos os acontecimentos ocorridos na vida do profeta William Branham, sendo eles bons ou ruins foram para que ficassem de exemplos para os filhos de Deus.

É nos momentos de dificuldades e provas que o inimigo se aproxima para trazer desequilíbrio, e fazê-lo sentir-se fracassado. O que muitos não sabem é que mesmo em momentos de satisfação e conforto é possível ser pego desequilibrado, como Sansão que perdeu o equilíbrio diante dos “prazeres com Dalila”, e essa falha foi a brecha para que os filisteus o capturassem. Assim sendo, é necessário ser sóbrio e vigilante, como a Palavra exorta (I Pedro 5:8), para não cair nas ciladas do inimigo. Todavia, quando parecia impossível, Sansão conseguiu retomar o equilíbrio. E mesmo sem enxergar com os olhos naturais, conseguiu enxergar com a alma uma pequena luz para vingar seus olhos. Porém, como consequência de seu desequilíbrio perdeu sua vida. Será que valeu a pena o desequilíbrio por um momento de prazer?

Olhando por outro lado, o equilíbrio que a rainha Ester teve ao esperar o momento correto para agir salvou não apenas sua vida, como também, a vida de seu povo.

Uma das coisas que gera o desequilíbrio é a “pressão”. E nestes últimos dias o mundo se encontra em um estado “demente” (louco). Muitos estão vivendo pressionados pelos problemas e dificuldades que envolvem o mundo e suas vidas. Essa pressão não é apenas física ou emocional, mas pode ser vista também no âmbito espiritual. A Palavra está aberta e está sendo ministrada dia após dia. Por isso é preciso absorver e viver para estar pronto para o rapto. Não se pode estar disperso quanto às coisas de Deus nesta hora presente. “As mensagens não podem ser apenas chavões”, é necessário captá-las para manifestar o equilíbrio. A pressão torna muitos desequilibrados. Então, como vencê-la? Tendo o calibre do equilíbrio que o profeta teve. Não era o ‘homem’. Era a plenitude de Deus manifestada em carne humana. Contudo, uma característica essencial que é necessária que o cristão tenha é a “resiliência”. Ao tê-la passará por qualquer prova e adversidade, transformando cada experiência em aprendizado. Tendo em mente que todas as adversidades são para o aperfeiçoamento do caráter cristão.

E uma das grandes ferramentas prejudiciais no campo espiritual, que causa grandes consequências se não usada da maneira correta, é a internet. Que traz em si uma imensidão de entretenimentos, tendo como objetivo tirar o verdadeiro foco: ‘O Arrebatamento’. Billy Paul disse que o maior milagre que o profeta teve em sua vida foi o equilíbrio e a serenidade para passar pelas situações que enfrentava. O profeta tinha equilíbrio porque imitou o nosso maior exemplo: Jesus. Dito isso, é preciso imitá-Lo também. É preciso ser equilibrado no agir, no falar e no viver, pois são as manifestações dessas ações diante de tais atitudes que determinará “estar posicionado no corpo de Cristo ou não”.

Diante disso, deve-se buscar ter equilíbrio na vida, pois tendo-o terá a revelação do Sétimo Selo (a vida de Cristo no cristão) expressado em palavras, atitudes e vida vivida. Mantendo sempre a consciência de que tudo que acontece na vida do cristão, acontece por um propósito, e não por um acaso.

Redação Assim Está Escrito

 

Comentários(5)

  1. Responder
    Maria Angélica Oliveira Glória says:

    Uma grande meditação para iniciarmos nosso ano!!! Um verdadeiro segredo de vitórias…sermos mais equilibrados!!!
    Deus abençoe nosso site pelo primeiro artigo do ano!!!

  2. Responder
    Elisabeth de Alcântara Alves says:

    Maravilhoso, devemos procurar incessantemente pelo equilíbrio e a serenidade,para que possamos ter sucesso quando chegarem as lutas e as adversidades. Que Deus possa continuar Abençoando este site que tanto tem nos Abençoado.

  3. Responder
    Fabrícia Dias da Costa says:

    Amém , Deus continue abençoando grandemente todos irmãos 🙏🙌

  4. Responder
    Edvan Antônio says:

    Muito maravilhoso o artigo e de suma importância para poder nos aperfeiçoar cada dia mais obrigado a todos

  5. Responder
    Wesley Alves says:

    Amém, pura verdade, Me ajudou muito! Deus continue abençoando grandemente toda a equipe!👏👏👏

Postar um comentário: