4

Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida

Tão autêntica como procedente essa frase com nove seguras e confortantes palavras, que somente uma pessoa muito confiante e de vida inigualável poderia dizer uma sentença desta magnitude. Somente Ele, verdadeiramente é o Caminho (o proceder), a Verdade (a única) e a Vida (completa, vitalícia): o Senhor Jesus Cristo.

Por ‘caminho’, pode ser possível inserirmos (compreendermos) como, um ponto de partida, provir, uma origem: proceder, um saudável e seguro modo de viver com base nos princípios da Verdade (singular) e de Vida (Zoe). Caminho que nos leva à ponte entre o homem e Deus: reconciliação; redenção, preceitos e mandamentos.

Como viver uma vida saudável, prática e produtiva? Há métodos, estudos e pesquisas? Ou remédios, procedimentos cirúrgicos, bens e posses? Um ilustre sábio da Bíblia, nos aponta o que pode significar essa busca intensa por aperfeiçoamento de uma vida totalmente frágil, aparente e momentânea: vaidade e aflição de espírito (Eclesiastes 1:14). Enfado, “Porque, na muita sabedoria, há muito enfado; e o que aumenta em ciência, aumenta em trabalho.”  Eclesiastes 1:18

‘O caminho, a Verdade e a vida’. A única verdade que temos nos oferece a exclusiva maneira de viver no mundo hoje: O Caminho!

“Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.” Salmos 25:12

O caminho como percurso, como fonte inesgotável, como luz a noite… e como sombra ao raiar do dia. E esse direciona, conforta, exorta e proporciona vida. E o homem que procura temer ao Senhor, lhe será ensinado o caminho. Será demonstrado a ele como proceder diante da jornada que lhe foi atribuída.

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” Salmos 119:9

Diferente do que prega uma sociedade “ecommerce” (comércio eletrônico), “drive thru” (serviço de vendas de produtos) e virtual, o caminho a ser trilhado demanda esforço, atividade e iniciativa. O caminho é demonstrado, porém nós escolhemos segui-lo ou não. E para segui-lo requer vontade, desejo e interesse. A observação segundo Palavra de Deus deve ser mais que diária; constante. O Livro de Vida não pode ser consultado somente quando houver a necessidade específica. É um hábito que o jovem (e também os cristãos) coloca em seu caminho para purificar-se em todo o momento.

O caminho na vida do homem é tão importante que a maior Verdade (a Palavra) de todos os tempos; Cristo o Mistério de Deus Revelado, escrito e inspirado pelo Espírito Santo recorrentemente apresenta este cuidado para com seus filhos: a indicação do único caminho, maneira de viver, exemplo de vida, referência de todos os momentos e luz na escuridão.

O interessante é que ao homem foi dada a faculdade de aprender a andar, auxiliado pelos próximos a iniciar uma jornada que não terá fim. Uma vez que, não andamos somente com as próprias pernas, mas também com o pensamento, atitudes, responsabilidade e em sinceridade. Assim, necessita-se de um caminho. Mesmo diante do mar, quando São Pedro ousou a se direcionar para a Verdade que oferecia vida, lhe foi apresentado O Caminho (Cristo). E de igual forma, também nos é apresentado O Caminho, mesmo diante das tempestuosas águas e desafios que a nossa existência coloca diante de nós.

Mas, como sabermos se continuamos a andar no caminho, na verdade e na vida? A própria Verdade nos diz: “Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele”. Provérbios 16:7

E ainda acrescenta: “Quem anda em sinceridade, anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”. Provérbios 10:9

Aquele que desfaz seu caminho por opção, interferência interna, externa ou mesmo por ausência de condições será conhecido por si, em primeiro lugar, e por aqueles que lhe observam, posteriormente. E a escolha de um caminho qualquer, de um hábito duvidoso e desconhecido poderá lhe incorrer consequências até mesmo irreversíveis. Salomão, filho de Davi, rei de Israel, sabiamente diz: “Há caminhos que parece direito ao homem, mas o seu fim são caminhos da morte”. Provérbios 16:25

O rei Davi ao sair dos preceitos de Deus ainda que por um instante apenas, naquele mesmo momento é exortado a reconhecer seu tropeço, pois desviou-se do mandamento do Senhor. Arrependeu-se profundamente e, ao pedir a Deus que lhe desse de volta a alegria da salvação, firma um sólido compromisso de ensinar aos transgressores os caminhos de Deus, e assim, os pecadores seriam convertidos. Salmos 51:13

Caminho: um hábito de vida, uma escolha sábia, uma decisão inabalável. O mesmo rei Davi que firma um acordo com Deus registra com segurança seu clamor: “…Faze-me saber o caminho que devo seguir, pois a ti levanto a minha alma” (Salmos 143:8). Tão confiante em conhecer o caminho que precisa seguir, que, o resultado antecipado é sua oferta de algo mais precioso e caro do ser humano, a rendição de sua alma.

O Sábio Salomão nos orienta a viver com êxito no meio dos homens: “Pondera as veredas de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!” (Provérbios 4:26). Jeremias um dos profetas do Antigo Testamento, onde conhecemos que antes mesmo de ser formado Deus o conhecia, e mesmo estando ainda em formação Deus o fazia santo; deixa também um mandamento que exorta: “Ora para que o Senhor teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar, e aquilo que havemos de fazer.”(Jeremias 42:3). E o Senhor Jesus Cristo com zelo, nos lembra: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” São João 14:15
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Redação Assim Está Escrito 

Comentários(4)

  1. Responder
    Dalva de Oliveira Pereira says:

    Jesus , a Palavra manifestada em carne, Ele é o mesmo onte m, hoje eternamente. E hoje está em carne através do batismo com o espirito santo, Portanto , podemos ver Jesus no meu irmão e irmã.

  2. Responder
    Adilson Martins Gonçalves says:

    Artigo… Maravilhoso! Profundo! E propício. Deus continue abençoando!

  3. Responder
    pastores e ministros deste ministério que Deus continua dando eles sabedoria. Para ele nos ensinar com tantas palavras boas e re veladas desta mensagem que eu amo tanto says:

    Deus continua abençoando estes ministros deste ministério dando eles sabedoria pra estar passando pra nós irmãos, porque são muito abençoados,Amem?

  4. Responder
    Solange says:

    Acho lindas estas mensagem.

Postar um comentário: