5 Formas De Melhorar O Hábito De Leitura | Assim Está Escrito

Ser assíduo a leitura é oferecer a si mesmo a constante oportunidade de evolução. No entanto, essa prática é prazerosa para alguns, mas para outros é consideravelmente desagradável.

A prática da leitura é uma habilidade de extrema necessidade e importância para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e, é ainda mais importante para nós no ‘desenvolvimento espiritual’. O simples ato da leitura é uma das oportunidades mais acessíveis de se obter conhecimento; além de ser democrática, atemporal e sem fronteiras.

Ser assíduo a leitura é oferecer a si mesmo a constante oportunidade de evolução. No entanto, essa prática é prazerosa para alguns, mas para outros é consideravelmente desagradável. Porém, a maior parte desse desconforto deve-se as dificuldades enfrentadas quando se tenta praticar a leitura, como: dificuldade de compreensão, lentidão na leitura e distrações.

Um cristão deve ter a leitura como a principal fonte de aquisição de conhecimento sobre Deus – por meio da leitura da Bíblia e das mensagens.  Somos suficientemente instruídos, portanto, sabemos que a fé de rapto está nas mensagens (pregadas e lidas), e isso deve levar-nos ao cultivo deste hábito que precisa fazer parte das nossas vidas.

Vejamos a seguir cinco formas de melhorarmos o nosso hábito da leitura:

1. Identificar o que nos impede de exercer a leitura

Quando detectamos o que nos impede de sermos bons em algo, temos a capacidade de prover soluções para os possíveis problemas, e com a leitura não é diferente. Por isso, observar as barreiras enfrentadas quando pegamos uma mensagem ou um livro para ler é o primeiro passo para melhorar nossa leitura. Fiquemos atentos ao que pode estar nos atrapalhando, coisas como ruídos, celular, pessoas, cansaço, falta de tempo e/ou até mesmo a preguiça. E identificando isso, o próximo passo é tentar exercer a leitura ‘quando não estivermos expostos a esses impedimentos’. Mas lembre-se que não devemos usar essas dificuldades como justificativas, mas, como obstáculos a serem superados para que consigamos ter uma leitura proveitosa.

2. Praticar constantemente

Precisamos transformar a leitura em um hábito contínuo e parte da nossa rotina. Não devemos esperar sobrar tempo para ler; é necessário priorizarmos a leitura assim como fazemos com outras atividades essenciais no nosso dia a dia. Só assim seremos capazes de praticar constantemente. Comecemos com leituras pequenas e de fácil compreensão; assim iremos perceber a evolução e consequentemente a necessidade de apurar o nosso conteúdo.

3. Envolver-se completamente no assunto

Quando escolhemos um material para leitura, esperemos que ele nos ofereça o mínimo: conhecimento. E isso não significa que não podemos aprender com aquilo que já temos um determinado conhecimento. Portanto, devemos ter uma leitura ativa e participativa. Para isso é necessário nos evolver com o conteúdo: grifar, comentar, extrair as partes que mais nos chamou a atenção, buscar algum complemento, esclarecer dúvidas (com o nosso ministério, com o autor, com pessoas que dominam o conteúdo lido ou até mesmo com pesquisas individuais)  e fazer anotações. Dessa forma a leitura ficará mais prazerosa pois estaremos interagindo com aquilo que estamos absorvendo. Então, para uma leitura de qualidade, é preciso separar um tempo específico para praticá-la, e se dedicar àquele momento é primordial.

4. Ter um ritmo adequado de leitura

Não devemos nos preocupar com o nosso ritmo pessoal, pois cada pessoa tem uma maneira particular de absorver as leituras escolhidas. Mas não significa que não devemos nos atentar para a forma como estamos absorvendo o conteúdo lido. Ficar muito tempo preso à uma leitura por estarmos lendo em um ritmo excessivamente lento, pode dar chances para a desmotivação ou desperdício de tempo. Em contrapartida, ler de maneira muito rápida, pode fazer com que o conteúdo fique confuso ou mal compreendido. O segredo é respeitarmos e estimularmos o nosso ritmo e entendermos que o principal objetivo é o entendimento e ‘absorção do material escolhido’ e não ‘em quanto tempo terminamos de ler’.

5. Pesquise quando não compreender palavras ou expressões

Todo leitor precisa estar atento às palavras colocadas pelo autor. Nós só temos a ganhar quando pesquisamos por palavras ou expressões que não compreendemos. Afinal, estaremos evoluindo nosso vocabulário. Sendo assim, usar um dicionário (mesmo que um pouco antiquado hoje em dia) ou dar um ‘google’ (pesquisar o significado) é importante e essencial quando estivermos lendo e nos depararmos com algo desconhecido.

Deste modo, compreender os motivos que fazem com que a leitura seja algo tão importante para cada um de nós, faz com que o processo de torná-la um hábito seja mais fácil e agradável. Um leitor assíduo tem mais chances de absorver mais conhecimento, compreender temas discutidos (pregados, palestrados, conversados), participar de diálogos, apurar o vocabulário e melhorar a escrita. Afinal, a leitura nos promove um autodesenvolvimento contínuo; com o qual somos capazes de entender o quanto a leitura das nossas Bíblias e das nossas mensagens são essenciais para a nossa vida cristã.

Então, todos nós temos algo que gostaríamos de ler, não é mesmo?! Que tal começarmos a praticar essas dicas hoje?

6 comentários

  • Avatar
    Robson Alexandrino

    25/04/2020 as 09:24

    Muito bom o texto,é dever de todo cristão praticar esses hábitos de leitura bíblica e das mensagens. Parabéns a equipe assim esta escrito. Deus abençoe e proteja vocês.

    Comentar

  • Avatar
    Tiago José

    25/04/2020 as 10:01

    Belas dicas! Bem acessíveis e possíveis de exercê-las!

    Comentar

  • Avatar
    Ylberty de souza oliveira

    25/04/2020 as 10:33

    Muito boa as dicas para nos evoluímos cada dia mais .claro cada dicas ao devido assunto que nos ajuda a desenvolver espiritualmente e muito bem aceito obrigado pela forma de ajuda.Deus abençoe.

    Comentar

  • Avatar
    Norberto Martins

    25/04/2020 as 11:29

    Parabéns pela iniciativa, com certeza será de ajuda para muitos !

    Comentar

  • Avatar
    Ione Lopes

    25/04/2020 as 13:11

    Muito bom, eu já amo ler e gosto de estimular as pessoas à leitura, uma forma eficaz para adquirir esse hábito é começar por essas tags publicadas aqui, pois são de rápida abordagem e podem ser lidas várias vezes, se for, o caso até se alcançar perfeita compreensão .

    Comentar

  • Avatar
    Mariana Macedo

    05/05/2020 as 08:53

    Ótimas dicas para incentivar a leitura!
    Obrigada e que Deus abençoe a equipe de Redação Assim Está Escrito!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias