A Qualidade Dos Pensamentos | Assim Está Escrito

Boa parte das vezes, a mente, ou um dos trabalhos dela, ou seja, a atividade de pensar, pode se tornar verdadeiras prisões de uma pessoa livre. Ao mesmo tempo, dá uma enorme liberdade a uma pessoa presa.

Olá, preciosos!

Saudações, saúde!

Já pensou na qualidade dos conteúdos que andam girando em nossa mente? Como é a sua administração dessa área tão importante da vida? Você terceiriza a organização dos seus pensamentos? Possui conhecimento do que se passa em sua mente?

É sabido que não precisa muito conhecer uma pessoa para conseguirmos enxergar como pode ser o sentido da vida dela. O que a pessoa diz, ou de alguma forma expressa, pode dizer bastante como ela vive. As palavras só foram pronunciadas em detrimento de um caminho complexo realizado com detalhes majestosos, inclusive do grande trabalho da cognição, de seus mecanismos engenhosos e de importância indizível.

Além da experiência de vida, por exemplo, os pensamentos também são fomentados pelo tipo de alimento que ingerimos diariamente no cotidiano, emocionalmente falando – por isso também nos preocupamos com os alimentos naturais (veja a coluna Nutrição em Prática) e espirituais (acesse nossas páginas da Redação e as variadas colunas dos ministros e cultos aqui disponibilizados) – gerando um estoque generoso para conteúdos de nossas reflexões.

Outro ponto interessante a ser considerado são conceitos depreciativos enraizados que podem se tornar como um conteúdo mais sólido como um diamante, e até quase impossíveis de serem implodidos. Boa parte das vezes, a mente, ou um dos trabalhos dela, ou seja, a atividade de pensar, pode se tornar verdadeiras prisões de uma pessoa livre. Ao mesmo tempo, dá uma enorme liberdade a uma pessoa presa.

E há uma variedade de pensamentos que podem circundar na órbita da pessoa com tamanha intensidade que podem provocar destacados sofrimentos de impactos profundos, tais como o pensamento fixo, limitante, desproporcional, mágico, mirabolante, como também da autodepreciação. Algo assustador é que essas características podem até mesmo influenciar pessoas ao redor, ou, multidões (lembra dos principais ditadores da história da humanidade, ou de regimes políticos?).

Buscar manter limpo e organizado o sistema de reflexão é um dever de cada pessoa, um cumprimento cívico na sociedade onde se vive. Por vezes não é o que se vê que direciona nossas ações, mas, o ponto de referência que temos que faz a diferença nas respostas oferecidas. Sempre estamos na condição de posicionar, pontuar com palavras e atitudes, o que sugere que os pensamentos estejam alinhados tanto com os princípios pessoais saudáveis como com a essência da pessoa.

Por falar em reflexão, pense comigo um pouco: como é arrebatador encontrarmos nosso próprio guarda-roupas limpo e organizado! Sabemos onde fica cada peça de roupa, os conjuntos com seus iguais – camisa com camisa, saia com saia, meia com meia, gravata com gravata. O tempo fica otimizado e não teremos timidez de apresentar nossa organização quando formos solicitados, em uma eventualidade. Maaaas, já sei que você mesmo consegue seguir adiante quando ocorre o contrário. Não é nada de agradável, quando um móvel feito para organizar nossas roupas está desorganizado, não é mesmo? Agora, voltando aos nossos pensamentos, gostaria de te provocar a pensar: como anda seu Guarda-Pensamentos?

Se você não consegue conceituar como anda a organização dos seus pensamentos, ouse saber! O cuidado nunca é demais, é previdência!

Te vejo em breve, se Deus quiser!

 

Tiago José

Sou o irmão Tiago José, um estudante das Ciências Humanas, formado em Psicologia e em formação nas áreas correlacionadas do conhecimento, onde a prática e a teoria se tornam cotidianas, principalmente na convivência com as pessoas com quem passamos a maior parte do nosso dia, de nossas vidas. Por esse oportuno espaço se encontrará um ambiente para desenvolvermos juntos a virtude da sensibilidade que proporciona o conhecimento de que cada pessoa possui sua particular história, e a partir daí, seus impactos e resultados. A dinâmica psíquica também será abordada em nossas falas.


Um comentário

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


    Categorias