Acne: Saiba Como A Nutrição Pode Ajudar

4
Quando você se alimenta, com frequência, de farinha refinada (pães, biscoitos, produtos de padaria), açúcar, bala, doce, achocolatado, barrinha de cereal, gelatina colorida, refrigerante, refresco em pó ou de caixinha, preparações instantâneas e outros ultraprocessados, sua glicose aumenta muito. Para compensar, o seu pâncreas libera muita insulina para “dar conta do recado”, processo prejudicial à saúde a longo prazo. A insulina continuamente elevada estimula a proteína IGF-1, que aumenta a ação dos hormônios androgênicos referidos no início, provocando e/ou piorando a acne.
Acne (espinhas) é um distúrbio da pele que causa bastante incômodo afetando a aparência e a autoestima. Ocorre com maior frequência na adolescência, mas pode surgir também na vida adulta.

Os princípios básicos da formação das espinhas são: excesso de hormônios androgênicos, que aumentam a produção de sebo, obstruindo os folículos (poros); formação excessiva de cravos, cuja queratina também bloqueia os poros; proliferação de micro-organismos, principalmente a Propionibacterium acne, que transforma o excesso de sebo em um agente irritante para a pele. O resultado de tudo isso é a inflamação.

Quais são os gatilhos para a formação de acne?

  • Predisposição genética;
  • Alimentação ocidental: gordurosa, com alta carga glicêmica e alto índice glicêmico (qualidade e quantidade de carboidratos em determinado alimento e sua velocidade de absorção intestinal);
  • Alergias ou sensibilidades alimentares;
  • Alterações na mucosa intestinal e desequilíbrio da microbiota;
  • Alterações hormonais;
  • Uso de medicamentos (corticoides, anticoncepcionais, excesso de polivitamínicos);
  • Estresse;
  • Clima tropical;
  • Exposição à poluição e higienização inadequada da pele;
  • Agressão mecânica à pele;
  • Uso indevido de cosméticos.

 Entenda:

Quando você se alimenta, com frequência, de farinha refinada (pães, biscoitos, produtos de padaria), açúcar, bala, doce, achocolatado, barrinha de cereal, gelatina colorida, refrigerante, refresco em pó ou de caixinha, preparações instantâneas e outros ultraprocessados, sua glicose aumenta muito. Para compensar, o seu pâncreas libera muita insulina para “dar conta do recado”, processo prejudicial à saúde a longo prazo.

A insulina continuamente elevada estimula a proteína IGF-1, que aumenta a ação dos hormônios androgênicos referidos no início, provocando e/ou piorando a acne.

Segundo os estudos, outro alimento que aumenta a IGF-1 e agrava as espinhas é o leite de vaca. As pesquisas também apontam que o excesso de gordura animal e de carne vermelha estimula demasiadamente a proteína mTORC1, que aumenta a produção de sebo e inflamação no folículo.

Mulheres com SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) também costumam desenvolver muita acne. Novamente, a “culpa” é do excesso de insulina e suas disfunções pelo corpo (devido à alimentação inadequada e ao sobrepeso).

Então, além de evitar o consumo dos alimentos citados e preferir uma alimentação mais natural possível, pode ser necessária a suplementação profissional de alguns nutrientes, em quantidades adequadas e individualizadas.

Contudo, é possível encontrar boa parte desses nutrientes em comida de verdade:

  • Vitaminas A e D: reduzem a formação do sebo e a ação da Propionibacterium acnes. Relembrando as fontes de vitamina A (fígado, ovos, vegetais verde-escuros, frutas e vegetais amarelos alaranjados) e de vitamina D (exposição solar).
  • Vitamina E: é antioxidante, combate os radicais livres, reduzindo a inflamação da pele (óleos vegetais, sementes oleaginosas, abacate, açaí puro, gérmen de trigo, peixes, ovos, fígado).
  • Vitamina B5: atua na cicatrização e na regulação hormonal (fígado, gema, vísceras, cereais integrais).
  • Zinco: possui centenas de funções, dentre elas, bactericida, anti-inflamatória e facilitadora da absorção da vitamina A. Aliás, quanto mais acne a pessoa apresenta, menor nível de zinco ela possui, o que pode ser comprovado por exame de sangue (sementes de abóbora inteiras e assadas, sementes oleaginosas, acém cozido);
  • Condutas importantes no tratamento são: ingerir água em quantidade adequada, cuidar bem do intestino consumindo fibras, tratar a disbiose e, remover os alérgenos alimentares.

Um dos tratamentos dermatológicos para a acne severa é o medicamento Isotretinoína, o famoso Roacutan, que nada mais é do que uma “bomba” de vitamina A.

Porém, esse medicamento causa alguns efeitos colaterais como o aumento das enzimas do fígado. Para minimizar esse efeito, existe um excelente protetor hepático natural, a silimarina, encontrada na planta Silybum marianum ou cardo-mariano. Essa planta ainda será bastante citada nos artigos futuros.

A propósito, a destoxificação corporal com a ajuda de alguns fitoterápicos não poderia faltar nas orientações: Aloe vera, Chorella, chás de Dente-de-leão, Salsaparrilha, Alcachofra e Chapéu-de-couro.

Este post foi útil? Comente e compartilhe!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


Um comentário

  • Avatar
    Ione Lopes

    27/10/2021 as 11:29

    Bom dia, eu estou tentando de todas as formas ajudar meu filho de 15 anos com esse problema, é claro que a primeira delas é a oração, mas este post veio a calhar!
    Obrigada! E Deus continue te abençoando!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias