Características Que Diferenciam O Joio E O Trigo No Tempo Da Colheita | Assim Está Escrito

Lembremo-nos de que uma das principais características de Satanás é o engano. Jesus disse que se possível fosse Satanás enganaria até mesmo os escolhidos. Posto que não existe a possibilidade de um eleito ser enganado, em cada oportunidade que o diabo tiver de nos atacar, ele irá fazê-lo.

Leitura Bíblica: São Mateus 13:24-30

Mensagens lidas: Deus Se Identificando Em Suas Características

No  livro de São Mateus, no capítulo 13, verso 24 ao 30, lemos Jesus contando a parábola do trigo e do joio. Ao contar essa parábola, Ele assemelha o Reino dos Céus ao bom homem que ao plantar boas sementes (trigo) em seu campo, veio após ele o inimigo que ao cair da noite semeou as más  sementes (joio) às boas. Visto que haviam más sementes misturadas as boas, seus criados vieram a ele saber se deveriam arrancá-las ou deixá-las, e ele os instruiu dizendo que não seria bom que arrancassem, pois se assim o fizessem as boas sementes seriam danificadas. De maneira que ele permitiu ambas as sementes crescerem no mesmo solo. 

Mas, não seria mais fácil para o processo de eliminação da má semente, arrancá-la  a princípio? Devido o fato de o trigo e o joio assemelharem-se durante o processo de crescimento, seria uma atitude errônea tentar eliminá-lo a princípio, pois essa atitude poderia resultar na perda de vários trigos. Em contrapartida, quando eles finalizam o processo de crescimento eles diferenciam-se entre si; o trigo cresce sem aprofundar suas raízes no solo e adquire a coloração de palha, por outro lado, o joio fica com a coloração diferente e aprofunda suas raízes no solo, o que dificulta o processo da colheita.

Ao contar essa parábola, Jesus não estava apenas contando uma história, Ele estava nos contando acerca da semente eleita que desde o princípio, a começar no Jardim do Éden, vem sendo perseguida pela semente incrédula. Visto que cremos ser a boa semente não podemos ser pessoas que têm uma vida presa aqui na terra, nossas “raízes”  não devem estar aprofundadas aqui, pois se assim permitirmos correremos o risco de sermos confundidos, mesmo que momentaneamente, com o joio.

É interessante notar que um trigo plantado ao lado de um joio não pode transformá-lo  em um trigo e de igual forma um joio não pode transformar um trigo em joio pelo fato de estarem lado a lado. Aplicando essa afirmação em nossas vidas, vemos que nós não somos capazes de mudar a origem (semente) de uma pessoa, ainda que estejamos lado a lado com o ela. Mas muito embora nossa origem não possa ser mudada, devemos tomar cuidado ao nos associar e/ou nos assemelhar com o joio, pois isso pode fazer com que em alguns momentos de nossas vidas sejamos achados nos assemelhando a eles com atitudes, dizeres e decisões, o que pode custar tudo na hora da colheita. 

Lembremo-nos de que uma das principais características de Satanás é o engano. Jesus disse que se possível fosse Satanás enganaria até mesmo os escolhidos. Posto que não existe a possibilidade de um eleito ser enganado, em cada oportunidade que o diabo tiver de nos atacar, ele irá fazê-lo. E é por esse motivo que o Espírito Santo está se esforçando cada vez mais para gravar Sua Palavra em nossas almas, pois através do intelecto podemos ser influenciados por Satanás através de sua semente. Quando somos convencidos por alguém intelectual corremos o grande risco de ter nossa percepção mudada por outro alguém de maior nível intelectual. Mas quando a Palavra está gravada em nossas almas não há quem possa mudar nossa percepção d’Ela. 

Cuidemos, pois Satanás trabalhará todo o tempo, e  ele é um grande psicanalista. E como psicanalista ele vem estudando com muita paciência cada semente eleita para saber onde ele pode atacar. Mas quando temos a plena revelação em nossas almas de que somos eleitos e que ninguém pode nos tirar isso, nos tornamos a Igreja de Cristo, o Exército invencível. Portanto, o diabo pode até tentar segurar a chegada do eleito até Deus, ele pode até mantê-lo afastado da igreja por um tempo, mas ele não pode impedi-lo de se encontrar com Deus.

Deus está fazendo a Sua colheita, e quando Ele a fizer, não haverá mais dúvidas entre quem é joio e quem é  trigo.

Min. Adelson Santos

Min. Adelson Santos

No ano de 2003 foi chamado para integrar o corpo de diáconos o qual serviu com uma dedicação digna de ser mencionada, cumprindo com responsabilidade, disponibilidade e sempre com muita determinação para com o ministério que a ele foi outorgado até o dia 3 de janeiro de 2016; Quando foi convidado pelo pastor Wanderley Lemos, a fazer parte do corpo ministerial no qual de igual forma tem empenhado-se para contribuir com o crescimento da igreja; passando então a ministrar no Tabernáculo, nas congregações, auxiliando em visitas hospitalares e residenciais, realizando os batismos dos novos convertidos que o Senhor tem acrescentado a esta casa e recentemente passou a cuidar da congregação que está situada em São Sebastião da Barra, a 340 km de Belo Horizonte.


Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias