Leitura Bíblica: Efésios 4:22-26
Mensagens Citadas: Necessário Vos É Nascer De Novo; A Personificação Do Cristianismo; A Era De Laodicéia
Nós jamais poderemos obter benefício algum da Palavra se nos aproximarmos d’Ela de forma carnal. Prova disso é que, o profeta relata que quando Nicodemos conversava com Jesus, o fariseu utilizou-se de palavras notórias, porém, Cristo o interrompe rapidamente dizendo: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”. Ou seja, se Nicodemos não nascesse de novo ele não poderia ver (entender) o reino de Deus. Então, Nicodemos pergunta como nascer de novo e Cristo lhe mostra que falando-se de algo terrestre não havia entendido, como Ele poderia falar das celestiais? Nicodemos não havia compreendido a linguagem celestial.
O Novo Nascimento é tão vital. É a revelação da pessoa de Jesus Cristo a cada um de nós. Ali não existe ninguém entre nós e Deus. Independe de intelecto. Sendo assim, os estudiosos jamais compreenderão o plano de Deus. O plano de Deus é como um projeto: o construtor pode ser bom, mas, se não souber ler não consegue chegar a lugar algum. No entanto, o Novo Nascimento nos traz a capacidade de compreender o Plano para nós.
A revelação jamais poderá ser enfatizada. Não foi em vão que Cristo questionou aos Seus discípulos sobre quem diziam os homens ser o Filho do Homem. Naquele momento, Cristo também queria saber o que Sua igreja dizia ser Ele. Então, quando Pedro disse que Ele era o Cristo, Ele se alegrou. Alegrou-Se por saber que não havia sido carne e sangue ou algum conhecimento escolar que O havia revelado, mas o Pai que estava no céu.
Estamos vivendo debaixo de uma mensagem que é um mistério. E o profeta irmão Branham disse que um mistério é algo divinamente revelado, e não pode ficar longe do eleito. Assim, esse mistério não está oculto para nós, somente para o mundo. Deus está comprometido conosco a tal ponto, que enviou o Espírito Santo para habitar em nós. Se o Espírito Santo não estivesse dentro de nós, nós jamais receberíamos a Palavra; mas há uma parte em nós para concordar com a Palavra.
Quando lemos a Bíblia, a lemos como uma carta endereçada a nós. E o próprio Espírito Santo se encarrega de nos revelar a Verdade. Deus é o Seu próprio intérprete, e Ele quem se encarrega de trazer a Escritura em cumprimento. Quem ensinou para Jesus qual linguagem deveria utilizar na Palavra? Deus, O existente de si mesmo. A mente de Cristo é singular, assim, somente quem tem Sua mente pode entender a Cristo.
Nós fomos feitos do mesmo material que Deus foi formado: a Palavra, disse o profeta. E a redenção nos alinha à Nova Raça, ao Novo Revestimento e a Nova Roupagem: obra da redenção revelada nesse tempo. Uma obra que não foi revelada para o mundo, mas a nós.
O ministério do profeta é tão glorioso, que ele mostrava a diferença entre o reformador (ajeitar, reformar, prolongar algo) e o restaurador (voltar ao original, de acordo com o projeto do arquiteto). E o profeta não veio reformar, mas, restaurar conforme o pensamento de Deus antes da fundação do mundo.
Eleição não é algo que as pessoas pensam humanamente. É preciso ter eleição para crer na Palavra. É um assunto entre Deus e cada um de nós, quando Ele nos escolheu. É algo que não dependeu nem do que somos hoje, mas daquilo que Ele tinha em Sua mente antes da fundação do mundo. Portanto, quando o Espírito Santo nos convence ninguém consegue nos convencer do contrário.
Quando Deus nos dá um novo coração, nós pensamos diferente, com um novo entendimento e com o mesmo sentimento que há em Cristo. Deus nos dá um novo espírito, um novo desejo. E a partir de então, Deus habita em nós e não somos mais nós, mas Cristo vivendo em nós!