Conheça Os Nutrientes Que Deixam A Sua Pele Saudável E Bonita

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, se preocupam com o aspecto da pele e buscam informações sobre o que fazer para se cuidar. Se você é uma delas, acompanhe esse post.
A pele faz parte do sistema tegumentar, que forma também unhas, cabelos e glândulas. A pele é considerada o maior órgão humano, funcionando como uma barreira que protege o corpo contra danos externos. É formada, basicamente, pelas camadas: epiderme, derme e hipoderme.
O envelhecimento cutâneo natural é bastante diferente do envelhecimento provocado por: raios UV; predisposição genética; hábito alimentar ocidental (rico em ultraprocessados), alterações imunes e hormonais; estresse.
Esses fatores causam encurtamento dos telômeros (pedaços do DNA responsáveis pela juventude), estresse oxidativo (formação de radicais livres); mutação genética (câncer) e inflamação.
Então, em primeiro lugar, para hidratar e nutrir a pele de dentro para fora, é necessário consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia.
Em segundo lugar, é necessário ter uma alimentação geral equilibrada, priorizando os nutrientes e alimentos mais anti-inflamatórios, que impeçam a perda de água transepidérmica e que aumentem a resistência da pele, como:
- Ômegas 3, 6 e 9 (salmão, atum, sardinha, linhaça, azeite, abacate, açaí);
- Vitamina A (fígado, ovos, vegetais verde-escuros, frutas e vegetais amarelo-alaranjados);
- Zinco (sementes de abóbora inteiras e assadas, acém cozido, oleaginosas);
- Vitamina B3 (cereais, levedo de cerveja, frutas, batata doce);
- Óleo de prímula;
- Colágeno hidrolisado ou peptídeos bioativos de colágeno.
Então, tomar colágeno é bom para a pele?
Existem muitos produtos sendo vendidos como colágeno no mercado, mas são feitos de gelatina. O problema é que a gelatina contém somente alguns dos componentes do colágeno, não surtindo os mesmos efeitos.
Além disso, somente tomar colágeno não é suficiente, visto que para funcionar, precisa ser associado à vitamina A, zinco e aos demais nutrientes:
- Aminoácidos lisina, prolina, glicina (aves, peixes, ovos, laticínios, grãos, oleaginosas, centeio, legumes, cogumelos);
- Vitamina C (acerola, laranja, limão, goiaba, tomate, couve, brócolis cozido no vapor);
- Vitamina B5 (vísceras, gema, cereais integrais);
- Vitamina B6 (germe de trigo, banana, aveia);
- Manganês (aveia, oleaginosas, abacaxi, espinafre, agrião);
- Cobre (oleaginosas, fígado, chocolates ricos em cacau);
- Magnésio (vegetais folhosos, coentro desidratado e suas sementes, oleaginosas, aveia);
- Silício (agrião, espinafre, beterraba, cenoura, avelãs, farelo de trigo, suplementação de silício orgânico).
A Coenzima Q10 (sardinha) e os compostos fenólicos (frutas vermelhas e roxas, alho, cebola, gengibre, açafrão, aloe vera, ginseng) também são protetores cutâneos.
É importante citar que o consumo excessivo de carboidratos refinados, interfere na fluidez e troca de nutrientes nos tecidos dérmicos e o consumo de AGES (produtos de glicação avançada dos alimentos industrializados, açucarados, crocantes, dourados e fritos) causam muita oxidação na pele e envelhecimento precoce. Portanto, consumir romã, alho poró, salsinha e orégano ajudam a reduzir esse tipo de dano.
A absorção de todos os nutrientes citados requer um corpo preparado para recebê-los. O funcionamento intestinal e o sistema de desintoxicação corporal comprometidos e as sensibilidades alimentares são problemas a serem resolvidos antes de qualquer intervenção para a melhora da pele.
Esse é um assunto extenso e complexo. Temas que geram muitas dúvidas como: acne, flacidez, melasma e alterações de pele pós menopausa poderão ser abordados nos próximos artigos.
Se esse post lhe ajudou, compartilhe com alguém e deixe o seu comentário!
2 comentários
Alessandra Policarpo
29/09/2021 as 09:18
Muito boa a matéria, Deus abençoe. Abraços
Tiago José
30/09/2021 as 09:36
Gostei da expressão ‘de dentro para fora’: ‘…para hidratar e nutrir a pele de dentro para fora, é necessário….’
Bem explicativo o post!