Olá, graça e paz!
É com muita alegria que vos escrevo esta pequena reflexão.
Creio que você deve estar se perguntando a razão deste título, mas antes de entrarmos no tema, tenho que fazer uma breve explanação sobre a importância desde pequeno membro que temos em nossas mãos (polegar). Talvez você nunca tenha parado para pensar em sua importância, mas, segundo o médico-cirurgião especialista em mãos, Ricardo Kaempf, “o dedo polegar é o mais importante para a mão, pois ele é responsável pela estabilidade, equilíbrio, apoio e dar força, primordial para nossas tarefas do dia a dia”.
Então, conhecendo a importância física e natural do polegar, quero chamar sua atenção para o lado espiritual e sua aplicação. Quero me basear no livro de Juízes capítulo 1, versos 5-7.
“5 – E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus.
6 – Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.
7 – Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.”
Observe que Deus ordenou a Judá que eles deveriam subir e pelejar contra os cananeus. Indo eles, encontraram um rei que, ao vencer seus adversários, cortava os dedos polegares destes reis capturados para que assim eles não pudessem mais manusear sua espada, se tornando verdadeiros servos que dependeriam de comer migalhas debaixo da mesa do rei cananeu.
Jovens, temos vivido um tempo muito trabalhoso para o cristão, dias de grande influência, onde o inimigo tem trabalhado para levar os jovens cristãos a um estado deplorável: “cortando o seu dedo polegar” espiritual.
Notamos um grande número de pessoas desequilibradas emocionalmente, impacientes, sem força contra o pecado e muitas outras situações que poderíamos enumerar aqui (-ficaríamos horas e mais horas escrevendo a respeito).
Esse é o momento de fazermos uma reflexão sobre a nossa vida, avaliarmos se, em algum momento, fomos atingidos por algumas destas coisas. Satanás tem usado dessa ferramenta, o equilíbrio emocional, para cortar o dedo polegar das pessoas para que elas não tenham capacidade de manusear a espada da Palavra, afinal, é a única arma que derrota Satanás.
Notem que quem tinha seus dedos cortados eram todos reis, pessoas que um dia reinaram sobre algo. E a Bíblia nos mostra que nós somos reis e sacerdotes! Jovens, não deixe o inimigo cortar o seu polegar, não permita que ele te coloque embaixo da mesa para comer migalhas, ou seja, comer as coisas que o mundo produz, um alimento que rouba nosso tempo de companheirismo com Deus através dos entretenimentos virtuais. É necessário haver um equilíbrio para fazer uso desta ciência moderna.
Você não foi criado para depender das migalhas que caem debaixo da mesa de Satanás, você foi criado por Deus para ser um instrumento nas mãos Dele, nunca se esqueça do que você é feito, você é uma águia, herdeiro de todas as promessas de Deus.
Se você ainda tem alguma dúvida em relação a isto, observe que Deus ordenou a Judá para guerrear contra este rei que cortava os dedos dos reis subjugados por ele.
Agora, eu te pergunto: quem Deus prometeu que viria da linhagem de Judá?
– Isso mesmo! Sei que você acertou: o próprio Senhor Jesus!
Ele nos deu o exemplo de como vencer, e disse: “assim como eu venci o mundo vós também vencereis”.
Jovens, pense nisto: você nasceu para manusear a espada Palavra!
Deus vos abençoe!
4 comments
Ione Lopes
28/06/2021 at 12:24
Amém!
Tiago José
01/07/2021 at 08:22
Que reflexão interessante!
Amém!!!
Hozéias de Paula Ventura
28/06/2022 at 02:34
Coisa linda essa reflexão. Inspirada pelo Espírito Santo. Deus lhe deu uma inspiração linda a respeito desses textos. Lindo demais.
Marcio
08/07/2022 at 08:57
Estava lendo a palavra justamente nesse texto, e resolvi fazer uma pesquisa no google a respeito de cortar esses pequenos membros, e aqui estou lendo essa interessante reflexão. Muito boa para levar para a igreja. Deus continue abençoando você em graça e sabedoria meu irmão.