Decisões | Assim Está Escrito

"Cuidado ao tomar decisões, elas podem ter resultados permanentes e irreversíveis."

Olá,

Deus te abençoe no precioso nome do Senhor Jesus Cristo.

Decisões

Cuidado ao tomar decisões, elas podem ter resultados permanentes e irreversíveis.

Em muitos momentos da vida nos deparamos com as consequências das decisões mal tomadas, e ao voltar atrás, tentamos nos desculpar com expressões do tipo: “eu não sabia.” “Eu não tive tempo.” “Ninguém me ajudou.”

Hoje eu gostaria de fazer alguns paralelos com alguns personagens bíblicos, para, com isso, nos ajudar a encontrar a forma correta para tomar decisões.

No capítulo 25 de Gênesis, do verso 30 ao 35, vemos Esaú tomando uma decisão, movido pela necessidade, e dominado pela fome (estômago), onde ele trocou sua primogenitura (direito de herdar todas as riquezas e bênçãos de seu pai).

Vale lembrar que seu pai (Isaque) era herdeiro de Abraão, a quem Deus havia prometido terras que não se podia enxergar os limites (e posteridades incontáveis), tal como a areia do mar e as estrelas do céu; e Esaú trocou tudo isso por apenas um prato de lentilhas, algo que não ficaria em seu organismo mais que duas ou três horas, e o deixaria com fome outra vez.

Dois capítulos depois, vemos o mesmo Esaú chorando amargamente, quando seu irmão recebeu todo o valor combinado (trocado por lentilha), das mãos de seu pai, e não havia mais nada que pudesse ser feito. Não havia mais recursos para a decisão. 

Alguém poderia argumentar: “Ah, ele não teve tempo para decidir.”

É, não teve. Mas…

Vemos também, em primeiro a Samuel, capítulo 13, do verso 8 ao 15, uma decisão catastrófica de Saul, um rei em apuros, que em um momento crucial de uma batalha, por pressão de seu próprio povo, tomou a decisão de fazer um sacrifício a Deus, coisa que não lhe cabia fazer, jamais, sob nenhuma circunstância.

E logo após sua decisão (seu ato impensado), chegou Samuel, o profeta que deveria fazer o sacrifício por ele, e certamente obteria a aceitação de Deus, e com ela benefícios para toda a nação. Mas era tarde. Saul já havia decidido e por sua decisão, por sua impaciência, o reino lhe foi tirado e uma loucura lhe atormentou até o final de sua vida.

Alguém poderia argumentar: “Ele não teve tempo para decidir.

É, não teve. Mas…

Agora vamos calcular quanto tempo alguém precisa para consultar a Deus a respeito de qual decisão tomar, baseando-nos na conduta de Neemias, no seu capítulo 2, versos 4 e 5, quando o vemos em um momento crucial, quando o rei lhe indagou e lhe deu a oportunidade de fazer uma das maiores obras em termos de resultados para Israel.

Quanto tempo ele teve para responder ao rei tão acertadamente?

Ele apenas elevou seu espírito a Deus e falou palavras que trouxeram grandiosas bênçãos a si e ao seu povo. Aquela só pode ser uma decisão tomada pelo próprio Deus ao assumir a fala de Neemias. 

Assim, então, perdemos as desculpas: “não tive tempo”, ou, “ninguém me ajudou”.

Muitas pessoas tiveram razão por um certo tempo de suas vidas, em muitas contendas, batalhas e litígios. Porém, perderam em um instante, quando decidiram fazer por si mesmos, impulsionadas pela ‘pressão’, ‘carência’ e ‘necessidade’, e acabaram não deixando Deus tomar o caso.

São Pedro nos fala de Jesus em sua primeira carta, no capítulo 2, do verso 21 ao 24, que sempre entregava (suas decisões) Àquele que julga justamente.

Nós temos um grande Juiz – Advogado, portanto, não temos necessidade de precipitação nas decisões. Ele está pronto para nos ouvir e ajudar a tomar decisões, porém, existem muitos casos que Ele próprio não pode reverter sem que as consequências nos atinjam.

Muitas lágrimas seriam poupadas, muitas dores e angústias também, se tivéssemos um instante para falar com Ele. Muitas decisões favoráveis, nós, poderíamos ter alcançado, se tivéssemos elevado um pensamento de oração a Ele.

Meu irmão e minha irmã, pense, ore, espere.

“Esperei com paciência no Senhor.”

Não decida, não se precipite; as consequências podem ser irreversíveis até mesmo para Deus, pois, às vezes, nós O colocamos contra Sua Própria Palavra, e Ele não a muda por afetos.

Deixe Deus decidir.

Pr. Wanderley Vilaça

Pr. Wanderley Vilaça

Aos 21 anos se tornou líder dos jovens e também começou a pregar em praças públicas o que lhe trouxe muita experiência e amor por almas; posteriormente começou a prestar assistência às nossas congregações; em 2002 foi chamado pelo pastor Wanderley Lemos para integrar o corpo de ministros; no ano de 2011 foi consagrado a pastor; logo em seguida assumiu a igreja de Ouro Branco e desde então a vice-presidência do Tabernáculo Belo Horizonte.


6 comentários

  • Avatar
    João Laudevar

    25/02/2021 as 10:34

    Ótimo para hoje eu estava com muita saudade de tudo que Deus tenha misericórdia de me eu só agradeço o Sr Jesus Cristo por tudo amém

    Comentar

  • Avatar
    Priscila Messias

    25/02/2021 as 14:35

    Verdade … Muitas das vzs agente não tem paciência pra esperar a resposta de Deus agimos no impulso 😞 q Deus me ajuda a saber esperar o tempo certo , e q ele tira toda minha agitação q ele possa se minha paz completa nesse resto de tempo q tenho 🙌🏼🙌🏼🙌🏼😥

    Comentar

  • Avatar
    Margareth Campodonico

    25/02/2021 as 14:56

    Sou grata à Deus por todas as bênçãos que tenho recebido em minha vida; do lugar em que eu me encontrava e onde me colocou !E ,peço ao Espírito Santo de DEUS que tenha misericórdia de nossas falhas e contimue nos mostrando através do Pastor Vilaça o verdadeiro Evangelho de Cristo Jesus.

    Comentar

  • Avatar
    Ir. Sara Rodrigues de Oliveira

    25/02/2021 as 15:33

    Amém. Que maravilhoso texto, tão profundo, descrito com muito cuidado e simplicidade. Colocado de uma forma que todos podem entender.
    Agradeço a Deus por todo alimento que Ele tem disponibilizado através do ministério Assim está escrito.
    Que o Senhor Jesus tenha misericórdia de mim, e que eu posso sempre esperar o Seu tempo e sua decisão para minha vida.
    Deus os abençoe.
    Shalon.

    Comentar

  • Avatar
    Tiago José

    01/03/2021 as 20:31

    Sim, verdade pura!

    Comentar

  • Avatar
    Júlia Campos

    03/03/2021 as 10:57

    Amém! É a pura verdade. Quando oramos e esperamos com paciência no Senhor não tem como dar errado. Deus te abençoe pastor Vilaça!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias